Crítica | Dumbo

Nota
4

Lançado em 1941 e considerado um dos clássicos da Disney e o quarto longa animado do estúdio, Dumbo tinha como missão salvar a empresa da falência após o fracasso de Pinóquio e de Fantasia.

O filme conta a história do pequeno elefante Dumbo na busca de um lugar prestigiado no circo onde nasceu, porém se sente intimidado pelas piadas que todos fazem com o tamanho de suas orelhas, o filme mostra sensibilidade, trazendo temas complexos como a proteção materna e a superação dos problemas.

A forte conexão materna é um dos principais temas do longa, muito bem explorada principalmente em algumas músicas, a canção de ninar é um forte exemplo, o lúdico também é muito explorado, tendo em vista suavizar a carga dramática do filme.

Tem pontos falhos como os corvos que tem um estereótipo pejorativo, porém a mensagem principal do filme consegue sobrepor as falhas. A animação, caracterizada pelo desenho sobre aquarela, trás belas cenas de uma grande delicadeza, além de tornar os traços mais leves.

A trilha sonora complementa a obra, dá envolvimento a trama e a torna mais sentimental, colocando o espectador no lugar do Dumbo.

Mesmo para um filme de baixo orçamento, devido a quase falência do estúdio, o filme consegue construir uma conexão com o espectador e despertar fortes emoções com seu enredo, uma animação estimulante e completa, digna do hall dos clássicos da Disney, e que ganhará uma nova adaptação nos cinemas em março de 2019.

 

https://youtu.be/mpqePNspTZc

Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!

Resposta de 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *