Crítica | High School Musical – O Desafio

Nota
1

“Fim de férias, as aulas já vão começar
Vida nova e sonhos pra alcançar
Novo ano começo
u”

Depois do sucesso alcançado por High School Musical, do Disney Channel, a Disney brasileira resolveu criar sua própria versão e lançar nos cinemas, foi assim que nasceu O Desafio. O longa se passa no novo ano letivo do colégio High School Brasil, onde Olavo, o capitão da equipe de futsal Lobos-Guará, acaba notando Renata, sua vizinha e colega de classe, que voltou da viagem de férias muito mais bonita e diferente, chamando sua atenção. Mas tudo muda a dinâmica da escola no momento em que a Professora Márcia, de Artes, convoca os alunos para um concurso musical, onde o vencedor irá abrir o show de Wanessa (ex- Camargo), uma ex-aluna da escola.

O longa tem a chance de refazer um sucesso da Disney com uma pegada brasileira, mas peca, principalmente, por querer seguir demais a fórmula americana, chegando a fazer alguns personagens que são a caricatura das versões originais. Principalmente Paula, a versão tupiniquim da Sharpay, que vive dominando o irmão (Ryan) Felipe e suas amigas Karol, Alícia e Clara, que ela apelidou de As Invisíveis. Temos ainda Beatriz, equivalendo a Kelsi, e Samuel, equivalendo a Chad, entre outros.

Apesar de ser o terceiro remake do sucesso pela Disney Latino-America, o longa acabou errando muito no ponto que ele mais tentou fugir: ser caricato. Ao conseguir o apoio da Total Films, o longa fez audições e todo um programa para achar o elenco do longa, fez um novo roteiro, cheio de adaptações, mas nada disso fez a produção fugir do fracasso que acometeu os outros dois filmes. O longa traz músicas que forçam demais para chegar no tom da produção americana, foge dos diversos estilos brasileiros que se encaixariam bem melhor e traz toda uma atuação e uma montagem bem ao estilo colegial americano, que é praticamente impossível de achar até nos colégios mais caros e de ponta do Brasil.

Olavo Cavalheiro vive o protagonista Olavo e, apesar de não ter toda aquela chatice e indecisão de Troy, o ator não consegue dar vida a seu personagem. Ele está claramente a sombra de uma referência, e isso deixa o ator preso a uma personalidade que o impede de ser natural. Já Fellipe Ferreira (Felipe) e Renata Ferreira (Renata) conseguem fugir da sombra de suas inspirações, formando até um par perfeito (melhor que Renata com Olavo), mas não conseguem  mostrar a atuação necessária para levantar o longa, principalmente por estarem num roteiro nascido para fracassar. Paula Barbosa (Paula) tem, com certeza, a pior atuação, pois se nem a Disney Channel conseguiu fazer uma segunda Sharpay, Paula fica longe de chegar aos pés dela.

Apesar de o filme ser um musical, a música é um dos elementos mais fracos do filme, iniciando com Novo ano começou, passando pelas vergonhosas Matemática e Futebol, e com a forçada Que papel é esse?, que tenta imitar a magia dos duetos de Sharpay e Ryan. Eu sabia… ainda chega perto de ter espírito, assim como a rasa canção de Wanessa, Conselho de Amiga, mas o sofrimento acaba chegando em Faça Parte desse show, a tenebrosa releitura de All For One (de HSM 2), que mostra que o longa se superou ao querer reciclar até as músicas do original. Por fim, temos a única música legal do longa: Atuar, dançar, cantar, performada por Wanessa acompanhada do elenco.

Se o seu objetivo for ver o que um remake ruim pode resultar, com certeza você vai ver isso em HSM: O Desafio. Se seu objetivo for sair do tédio, você pode até ver o longa, mas recomendamos gastar seu tempo com coisa melhor. E, se você é um amante das produções da Disney e de High School Musical, melhor passar longe até do trailer.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Resposta de 1

  1. Excelente post, Parabéns! Até me inscrevi aqui, pra continuar recebendo seus artigos. Aproveita também e dá uma olhada no meu artigo sobre o tema, tem novidades atualizadas e muito boas por lá! Aguardo sua visita, não vai se arrepender. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *