A ‘Trilogia Infernal’ de Panic! at the Disco é formada por três clipes da banda que se conectam, intencionalmente, contando uma história profunda e um pouco sobrenatural quando reunidos. Você os conhece? A trama é formada por Say Amen, This Is Gospel e Emperor’s New Clothes, que contam, cada qual, sobre um momento bem especifico na jornada do personagem interpretado por Brendon Urie nos três clipes, uma trama que se destaca até dos padrões reflexivos das músicas de Panic! at the Disco, apesar de a fama de tenebroso ser dada precipitadamente apenas a Emperor’s New Clothes, parte final da trama e, propositalmente, a mais sombria.
A narrativa da tal trilogia, fala sobre uma viagem espiritual de um homem até sua pós-vida e pode ser separada em três fases básicas. A primeira fase é iniciada em Say Amen, onde vemos um homem pecador narrando sua vida de arrependimento, narrando que pretende melhorar mas que não pode por que hoje é sábado, e sábado não é dia de se redimir e sim dia de curtir. A primeira parte da trilogia claramente fala do arrependimento de não haver amanhã, de não haver tempo de se redimir antes de morrer. Tudo isso é temperado por um clipe cheio de ação em volta de uma misteriosa Devil’s Key.
A segunda parte da trilogia fala sobre a Morte, é o momento em que o protagonista precisa encarar seus pecados e sentir o peso de seus atos, é o momento de ser julgado e ser pesado, é o momento de decidir entre ficar ou partir, e é justamente durante essa luta que temos o complemento através do clipe. O vídeo torna tudo ainda mais gráfico ao mostrar médicos e cordas que prendem o protagonista a essa vida, que o impedem de partir e que o fazem desejar partir, clamando “Let me go”. Uma trama bem espiritual e reflexiva, contrastando com o teor aventuresco da primeira parte e com o teor intenso da parte final.
A terceira, e última parte, é a conclusão, ou melhor, a revelação. Depois de morrer e tentar ir para o Paraíso, o protagonista é lançado ao inferno, onde passa por uma transformação física e mental e, na frente de nossos olhos, assume o posto de Imperador do Inferno, um posto que estava predestinado a ele, o que resulta nele agora pegando o que é seu ao pegar de volta a coroa do inferno, assumindo seu posto de Rei e reclamando seu direito como nobre infernal. Ficou interessado em conhecer mais a fundo essa trilogia? Durante as próximas três Segundas-Feiras (07, 14 e 21), teremos uma analise mais profundo e individual de cada clipe no Clipe Comentado especial de Geek’oween, não perca.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.