Nota
“Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam”
Lara Jean é a segunda irmã Song, tímida e insegura ela é o extremo oposto de suas irmãs. Depois da morte da mãe, a garota divide as responsabilidades do lar com sua irmã mais velha, mas Margot esta prestes a ir para um outro continente estudar o que deseja, deixando toda o peso de ser uma irmã mais velha para a garota que não se sente capaz de lidar com nada disso.
Como ela vai buscar Kitty na escola se nem ao menos sabe dirigir direito? Como lembrar dos acontecimentos cotidianos se sempre esquece de olhar o quadro de avisos? Como manter a calma e a determinação de Margot se ela não consegue lidar com o que sente?
Enquanto tenta lidar com essas mudanças, uma nova tragédia acontece na vida da garota. Lara Jean possui um segredo, ela escreve cartas de amor para cada garoto que já amou na sua vida – cinco ao todo. São cartas sinceras, sem jogos ou fingimentos, repletas de coisas que a garota nunca teria coragem de confessar a ninguém e que são guardadas na caixa de chapéu que sua mãe lhe deu, representando o seu maior tesouro.
O problema é que, de uma hora para a outra, as cartas somem do seu esconderijo e são enviadas a seus destinatários. De uma hora para outra a vida amorosa secreta de Lara Jean é exposta e seus sentimentos por cada um dos rapazes é escancarado tornando sua vida em algo incontrolável – inclusive, para o ex-namorado de sua irmã. O ultimo rapaz para quem Lara Jean escreveu uma carta.
Para todos os garotos que já amei é o primeiro volume da trilogia escrita por Jenny Han e nos apresenta ao doce mundo de Lara Jean. Repleto de ritos de transições, o livro trata sobre sair da sua zona de conforto e amadurecer com tudo que acontece ao longo do caminho mostrando que nem sempre isso é fácil mas pode acabar trazendo grandes surpresas.
Com uma escrita leve, Han nos transporta para os dilemas da protagonista nos encaixando em seus medos e mostrando todo seu potencial logo de cara. O livro possui sim todos os elementos clichês mas trabalha bem com seu conteúdo e nos entrega uma trama adorável que nos faz mergulhar de cabeça em suas páginas.
Lara Jean é uma romântica incurável. A garota já se apaixonou algumas vezes mas nunca foi correspondida, por isso ela usa todo os seus sentimentos e os derrama nas páginas das cartas secretas, exorcizando tudo que um dia sentiu sobre aquela pessoa para enfim seguir em frente. Então, é compreensível seu pânico ao vê que algo tão pessoal seja entregue a pessoas que nunca deveriam ler seu conteúdo.
Somado a essa enorme confusão, a garota ainda precisa se colocar em um novo papel e tomar conta do seu pai e da sua irmã caçula, sem ter o apoio constante de Margot, que sempre se mostrou perfeita em tudo que faz. Tentar se igualar à perfeição da irmã traz tantos transtornos à doce menina que ela entra em uma espiral de dúvidas sobre sua capacidade.
Peter Kavinsky é o garoto mais popular da escola… e um dos destinatários das cartas. O rapaz está em crise com a sua namorada Genevieve e decide fazer um acordo com Lara Jean: já que a garota esta fugindo de Josh, o ex da sua irmã, e precisa de um álibi para não falar sobre as cartas, enquanto ele precisa fazer ciúmes para Gev, o rapaz sugere um falso namoro que mate os dois coelhos com uma cajadada só.
A relação dos dois é divertida e cheia de momentos fofos e profundos. Lara volta a conhecer alguém de quem era próxima na infância e encontra em Peter um confidente para toda confusão que está passando, algo que se mostra crucial em seu desenvolvimento ao longo da trama. Outra personagem que rouba a cena é a pequena Kitty. A mais rebelde das irmãs Song é incontrolável e divertida. Tudo na garota chama a atenção e é impossível não criar carinho com sua personalidade expansiva.
A Intrínseca mostra todo o cuidado ao trazer a obra para solo brasileiro. A capa vintage trás com perfeição o espirito de nossa protagonista, nos aproximando da mesma logo de cara. A diagramação confortável, misturada com as paginas amareladas, traz um descanso aos olhos e nos convida a ler mais um capítulo…ou dois.
Com uma historia divertida e envolvente, Para todos garotos que já amei vai muito além de um romance adolescente. Trazendo personagens tão reais que chegam a encantar seus leitores, a trama trata sobre amadurecimento e a importância da família e, nos mostra que, às vezes, devemos sair do manual para encarar as melhores coisas da vida.
“O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa…”
Ficha Técnica |
Livro 1 – Trilogia Para Todos os Garotos que Já Amei Nome: Para Todos os Garotos que Já Amei Autor: Jenny Han Editora: Intrínseca |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...