Nota
Se a Rua Beale falasse é o quinto romance do James Baldwin, lançado em 1974 e relançado recentemente pela Companhia das Letras. No livro, vamos acompanhar a complicada situação de Tish e Fonny. Tish é uma garota de 19 que está grávida de seu namorado, o Fonny, que foi acusado de ter estuprado uma porto-riquenha, mesmo que não haja provas de que isso de fato aconteceu. Enquanto o futuro pai do seu filho está preso, a garota faz de tudo para que ele seja inocentado. Baldwin, neste romance, mostra-nos um retrato social da década de 70, uma época em que havia uma constante tensão entre os membros da polícia com a população negra.
Assim como em O Quarto de Giovanni, Se a Rua Beale Falasse traz reflexões pertinentes e que precisam ser discutidas nos dias de hoje. Aqui, é importante notar o ano em que este livro é publicado e o quanto a obra é atual, mostrando-nos o quanto a sociedade em nada evoluiu. O autor nos mostra o quão pertinente é ver o lado do oprimido, que tem que conquistar sua própria liberdade e é visto sempre à margem da sociedade.
É possível que logo de imediado o leitor seja levado pela escrita do autor e quando percebe… já leu metade do livro. É assim que funciona a narrativa de Baldwin. Neste livros, os personagem (Tish e Fanny) são bastantes reais e cada falha, cada crença é bem apresentada. O melhor é que eles representam a resistência, a esperança, a força de vontade, independente da situação a qual se encontrem. Além disso, a diferença em relação às famílias dos personagem chega a ser gritante, mesmo que as duas famílias sejam negras e estejam numa situação bem parecida.
Baldwin, mais uma vez, mostra todo o seu dom para escrita. Mais uma vez, fez um recorte social bem específico com um único intuito: mostrar o quando precisamos evoluir, o quanto o corpo negro (refiro-me ao ser humano) é vulnerável e marginalizado, o quanto o preconceito está enraizado na sociedade. Se a Rua Beale falasse, o que ela diria? Essa é a chave para entendermos a crítica presente neste livro. Recomendo fortemente a leitura.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Se a Rua Beale Falasse Autor: James Baldwin Editora: Companhia das Letras |
Skoob |
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.