Seguindo sua jornada como pesquisador pokemon (isso nunca vai fazer sentido), Ash e Go recebem sua primeira missão, investigar a aparição de muitos Ivysaur na cidade de Vermilion (quem ainda aguenta Kanto?), para tal, cada um recebeu um RotomPhone, dispositivo que não só funciona como smartphone, mas também como pokédex.
Felizmente os donos e proprietários do anime aparecem na cena seguinte, a equipe Rocket conversa com seu líder, que está ainda mais sombrio e misterioso, com planos de montar um enorme exército pokémon.
Durante as investigações, vemos algo que NUNCA aconteceu antes, Ash tendo desavenças com Go (a.k.a. Misty, May, Dawn, Iris e afins). Mesmo com esse problema, eles conseguem descobrir o óbvio: os Ivysaur vão evoluir (Como vimos na primeira temporada, quando o Bulbasaur do Ash se recusou a evoluir), e o local de evolução é a cidade.
Logo quando os pokemon iam evoluir, a equipe Rocket chega para por em prática o seu plano maligno, dessa vez introduzindo uma nova mecânica, muito similar a uma já vista na Batalha da Fronteira dos jogos, eles pegam um pokemon aleatório de uma máquina enviada por Giovanni, a grande diferença é que precisam por uma moeda para pegar a pokeball misteriosa (PRATICIDADE??).
No final, obviamente por protagonismo, Ash vence os poderosos pokémons e manda a equipe vilã para o espaço, salvando o dia. Não antes dos verdadeiros protagonistas terem a epifania derradeira de suas vidas: manter o plano original e tentar roubar o absurdamente forte Pikachu do Ash (Como se não focassem nisso em toda season). Segundo o trailer do próximo episódio, FINALMENTE VAMOS PARA GALAR, para investigar um fenômeno onde os pokemon ficam gigantes.
P.S. impossível não shippar Ash e Go
Matheus Soares
Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!