Resenha | A Paciente Silenciosa

Nota
4

Alicia Berenson tinha 33 anos quando foi acusada de assassinar brutalmente o seu marido, Gabriel, um renomado fotógrafo de moda.

 Julgada como culpada, ela nunca se pronunciou sobre o ocorrido, manteve-se em silêncio e aceitou todas as críticas e julgamentos que recebeu das pessoas e da mídia. Durante 6 anos, ela viveu num centro psiquiátrico chamado The Groove totalmente dopada com doses fortíssimas de remédios. Mas tudo isso iria mudar…

Théo Faber, um novo psicoterapeuta, chega ao The Groove com um desejo de se aproximar de Alicia e fazê-la falar algo sobre aquele crime, afinal nenhum dos profissionais que tratou-a conseguiu acabar com o seu silêncio. Durante a leitura, percebemos uma obsessão por parte de Théo para salvar a sua paciente, um estranho e determinado desejo de fazê-la falar algo sobre a trágica noite que acabou com sua saúde mental e sua liberdade. Será que ele conseguirá fazê-la contar o motivo do assassinato?

“Seu silêncio inabalável transformou essa tragédia doméstica banal em algo muito maior: um mistério, um enigma que tomou conta das manchetes e ocupou durante meses a imaginação do público.”

A paciente silenciosa é mais um thriller de suspense e mistérios que estamos acostumados a ver nas livrarias? Diria que não. Michaelides tem uma escrita envolvente e conseguiu unir bem a narrativa do presente e passado com o diário de Alicia, sem deixar o leitor confuso sobre a linha temporal. E, como se não bastasse, ainda nos fez refletir sobre como os acontecimentos chegaram naquele resultado. E, garanto-lhes, vocês ficarão sedentos por respostas nas primeiras páginas e nada será dado de bandeja ao leitor.

No início da leitura, não entendemos tanto as motivações de Théo para com Alicia, mas sabemos que ele nutre uma admiração muito grande pela moça, o que pode até nos deixar desconfiados. Afinal, ele quer salvá-la? Há outro sentimento escondido? Percebemos que isso tudo é um forte gatilho para a paciente.

Théo é o narrador do livro, o que nos faz pensarmos se ele, de fato, é confiável, afinal, quem poderia nos passar uma visão de fora do problema? Além de estar no The Groove, ele passa por sérios problemas em casa, com a traição de sua esposa e a obsessão de ter um casamento perfeito. Por mais perfeito que o psicoterapeuta queira aparentar ser, ele é um personagem cheio de defeitos. Quanto à Alicia, através de fragmentos de seu diário, percebemos que era uma mulher esquecida pelo marido e vista como louca por muitas pessoas a sua volta, inclusive pelo Gabriel. Assim, ela usou a sua arte para expressar o que ninguém conseguia ouvir.

“Escolher um parceiro num relacionamento amoroso é muito parecido com escolher um terapeuta. Temos que nos perguntar se a pessoa vai ser honesta com a gente, capaz de ouvir críticas, reconhecer erros e não prometer o impossível.”

Nada é o que parece ser em A Paciente Silenciosa, e o silêncio também é uma forma de dizer algo. Se está em busca de uma leitura cheia de mistérios e uma reviravolta espetacular, e esperada (se resolver o crime), esse livro é uma ótima escolha.

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: A Paciente Silenciosa

Autor: Alex Michaelides

Editora: Record

Skoob

Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *