Steven Universe: Future, a série epilogo de Steven Universe, finalmente voltou de seu hiatus semana passada, voltando com tudo ao trazer a dupla In Dreams e Bismuth Casual, além de trazer mais uma dupla de episódios essa semana, composta por Together Forever e Growing Pains
, quatro episódios que parecem fugir do conceito criado na primeira leva da temporada, não mais apresentando um sentimento tema e nem personagens novos, mas indo mais fundo nas tramas emocionais que envolvem os personagens da franquia.
A leva começa com “In Dreams”, nos revelando que Camp Pining Hearts está passando por um reboot, o que leva Steven e Peridot a se reunirem para ver esse tal reboot da série que tanto amam. O foco maior do episodio é os sonhos de Steven, ou melhor, a habilidade que Steven descobre, de projetar seus sonhos para a tela de TV mais próxima, o que leva a dupla a viver uma aventura interessante e força Steven a expor todas as suas inseguranças. Insegurança é o tema guia do episódio seguinte, “Bismuth Casual”, onde vamos mais a fundo nos sentidos da Bismuto, nos revelando que existe uma paixão platônica entre ela e Pérola, e que a nossa amada Perola mudou completamente sua personalidade, se tornando mais descolada e menos travada, fazendo amizades com alguns humanos e se tornando, aparentemente, mais feliz.
“Faça, Steven. Faça. Faça! Faça!”
Uma semana depois, na última sexta, foi desvelado “Together Forever”, um episódio que parece focar muito mais na situação da relação entre Steven e Connie, nos insinuando o desejo de casamento do nosso jovem Diamante Rosa, sobre o Steven buscando crescer, amar, se comprometer, evoluir, mas ao mesmo tempo achando que pode projetar em Connie a solução de seus problemas, que claramente estão aumentando cada vez mais. O episódio nos apresenta uma nova música para a franquia, a desconfortável “I’d Rather Be Me (With You)“, que, apesar de ser cheia de sentimentos, não nos cativa tão bem quanto forma que a expressão crua e infantil da frustração do Steven surge no final do episódio.
Por fim, chegamos a “Growing Pains”, onde vemos a frustração de Steven aumentar cada vez mais, intensificando a imprevisibilidade de seus poderes e o perigo para quem se encontra ao seu redor. Com uma seriedade incrível, o episódio vai fundo ao falar sobre saúde mental, nos explicando os fatores que levam Steven ao Estado Rosa e, com tato suficiente, falando sobre estresse, ansiedade e traumas psicológicos, nos levando a ver uma outra face do show. Sempre vimos Steven Universe como um show de aventura, com pequenos toques de lição de moral, mas quais efeitos teria toda essa “aventura” no psicológico de uma criança? Que sequelas emocionais poderia carregar um garotinho que precisou crescer tão rápido e assumir tantas responsabilidades?
“Hoje talvez seja seu último dia como Steven Quartz Cutie-pie Demayo Diamond Universe”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.