Nota
Lançado pela PapaBox em 8 de Janeiro de 2020, Hotel of Mask é um escape room game que se sustenta completamente no mistério de sua trama, que é temperada com bastante suspense e terror. Nele temos uma mitologia rica, que só é revelada no último ‘estagio’ do game, onde todo o percurso ganha uma novo significado e os NPCs ganham uma nova personalidade inesperada, deixando claro o quanto o estúdio preparou um jogo que não só é ótimo de jogar, mas também tem um ótimo roteiro para ser degustado.
OBS.: A análise é feita com a versão 1.0.6 do jogo, para Android.
ENREDO – UM HOTEL MISTERIOSO
Você acaba de acordar no Kamen Hotel, um misterioso e macabro hotel que possui apenas dez inquilinos, e um deles agora é você. Você agora está dividido, de um lado temos a Menina Mascarada que lhe ordena ficar dentro do seu quarto o tempo todo, e do outro temos o Garoto Mascarado, que te incentiva a cumprir uma dura missão em busca de se libertar dessa prisão. Você agora tem 7 dias para convencer os outros 7 inquilinos a lhe entregar as 7 badges, no oitavo dia será seu julgamento, e apenas essa badges podem te salvar. Mas será que isso é a verdade? Quantas máscaras existem entre mentiras e realidade? Será você capaz de não ser condenado a se tornar parte desse hotel?
GRÁFICOS – MÁSCARAS TRADICIONAIS E CHEIAS DE PERSONALIDADE
Fica claro as diversas influencias orientais na construção do visual do jogo, principalmente na forma como cada personagem tem uma máscara que transmite características bem marcantes, que combinam pitorescamente com a personalidade demonstrada por cada um dos NPCs, e que ganham ainda mais sentido após as revelações no fim do jogo, deixando claro os clichês que os criadores quiseram passar e ganhando detalhes e nuances que tornam o jogo ainda mais belo.
AMBIENTAÇÃO – CENÁRIOS ORIENTAIS DESLUMBRANTES
Assim como as máscaras trazem uma personalidade intensa, os cenários de cada um dos quartos tem um ligação extrema com a mitologia que o jogo pretende construir, casando completamente com a personalidade de cada um dos inquilinos e com uma inspiração artística deslumbrante. A moradora do Quarto 3, que usa uma máscara de Kitsune, reside num cenário completamente zen e luxuoso, lembrando um recanto clássico e pacifico, enquanto o morador do Quarto 6, que usa uma máscara de imperador, vive num cenário rico em detalhes, com tons de realeza e cheio de elementos bem tibetanos.
SOM – ÀS VEZES MENOS É MAIS
O jogo não possui uma trilha sonora muito rica, mas mesmo com poucas trilhas o jogo consegue ter uma conexão perfeita do clima com o som, a trilha inteira de cada dia é focada em cooperar com o clima de suspense de todo o jogo, nos instigando a ir cada vez mais fundo na busca por escutar o Garoto Mascarado e nos deixando cegos para a realidade mitológica que está sendo construída, de forma a nos deixar com elementos suficientes para entender tudo no estágio final mas ignorantes o suficiente para seguir os planos dos criadores sem titubear e, inevitavelmente, ser surpreendido no final com todas as revelações.
JOGABILIDADE – PEQUENOS DESAFIOS EM UM ÓTIMO CLICK GAME
Como a maioria dos escape room games, Hotel of Mask usa apenas os cliques na tela para toda a jogatina, trazendo pequenos desafios para o avanço do jogo, principalmente na busca por descobrir senhas e destrancar a sua porta (que é trancada toda noite pela Menina Mascarada). O jogo flui de uma forma leve, pedindo que usemos bastante nossa inteligencia e lógica em vários momentos, fazendo jus ao posto de puzzle game, mesmo que esse não seja o seu foco. Tudo fica ainda mais gostoso quando somamos o clima de suspense que permeia todo o jogo, criando uma jogatina instigante e nos imergindo rapidamente, criando uma intensa vontade de chegar ao final e descobrir o segredo por trás de todo o mistério que circunda seu enredo.
EXTRAS – FOTOS, DIÁRIOS E CONQUISTAS
Não existem sidequests no jogo, mas existem feitos adicionais, no decorrer do jogo é possivel encontrar cinco fotos espalhadas pelos cenários e 7 páginas de diários, nunca havendo mais de uma foto ou mais de uma página em um dia, mas, acima de tudo, temos as 23 conquistas, que vão sendo obtidas a medida que certos atos são feitos durante o jogo, seja ao responder corretamente as perguntas do Garoto Mascarado, seja pela forma como você escolhe finalizar o jogo, e de pequenas atitudes que surgem durante a jogatina mas que são essenciais na construção do caráter de seu personagem, havendo até a conquista de conseguir todas as fotos e a de conseguir todas as páginas de diários.
CONCLUSÃO – O SEU JULGAMENTO É INEVITÁVEL
O jogo nos força a usar os sete dias para encontrar uma forma de escapar, e joga conosco ao trazer pistas escondidas nas fotos e nos diários, conectando toda a trama do jogo aos eventos do Mengbi Lake, nos instigando a tentar achar as conexões que os eventos narrados nos textos e fotos possuem com a trama que se desenrola dentro do hotel. A confiança é tratada de uma forma primal dentro do jogo, nos colocando para refletir se os inquilinos desejam o seu melhor ou esperam que você fique para sempre, brincando com nossas crenças por não saber até onde nossas escolhas serão capazes de determinar a maneira como o julgamento final será conduzido, nos instigando a vestir nossa máscara e nos juntar a eles, mas será que é isso que você quer? Será que depois de conhecer a verdadeira natureza por trás dos inquilinos você vai querer permanecer nesse hotel? Será que a Menina Mascarada realmente quer te deixar protegido? Será que o Garoto Mascarado está realmente te colocando em perigo?
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.