Nota
“Você mandaria um vilão fazer o trabalho de um herói?”
Gilly é uma garotinha pobre que vive numa modesta casa de Encantadópolis com seu pai, sua mãe e seus cinco irmãos. Ela é filha do sapateiro da cidade, e sempre teve que conviver com a pobreza, já que os negocios do pai nunca renderam muitas vendas, e tudo piorou ainda mais depois que Ela (que ficou popularmente conhecida como Cinderela) ganhou de sua fada madrinha um sapatinho de cristal, uma replica exata do modelo carro chefe do pai de Gilly, tomando completamente o mercado após passar a produzir e vender o produto. Agora, em busca de garantir a sobrevivência de sua família, Gilly passou a roubar itens dos nobres para trocar por comida, até que, depois de roubar uma presilha, ela é pega e sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas (RCF).
O RCF é uma instituição fundada por Flora, a antiga madrasta de Ela, que agora está arrependida e resolveu criar um local para onde os menores infratores de Encantadopólis pudessem ser mandados, um esforço para pegar os jovens com indícios de serem futuros vilões e impedir que eles cheguem a tal patamar. Uma instituição onde os infratores passam a ter aulas com os vilões arrependidos, como a própria Flora e o Lobo Mau, e onde Gilly conhece Jax e Kayla, dois outros infratores que unem a garota num dos momentos mais tensos da história: uma tenebrosa batalha está prestes a estourar e cabe aos ‘vilões’ se unirem para combater o mal que põe em risco todo o reino de Encantadópolis.
”O caminho entre o certo e o errado pode facilmente confundir-se, numa comunidade de contos de fada, onde a magia e os desejos podem ser usados de maneiras que transformam boas crianças em crianças malvadas.”
Com apenas 192 páginas, Escola de Vilões é uma leitura rápida, deixando clara toda a ousadia de Jen Calonita de pegar esses personagens, tão comuns da sabedoria popular, e revirar suas personalidades para criar um livro tão prático e rápido. A autora se arrisca muito ao pegar cada um dos personagens e dar um novo final, reimaginando de uma forma inusitada o que aconteceu depois do ‘felizes para sempre’ e apostando pesado nos vilões para sua trama, deixando as princesas apenas como participações especiais. Jen constrói um enredo cativante, que nos faz ler rapidamente cada página, mas ao mesmo tempo com pedaços bem massantes, onde nos coloca para buscar a mente sombria por trás dos eventos e nos frusta ao não dar uma resposta clara. Talvez a escolha mais inteligente da autora tenha sido sua principal vertente, nos levar a uma profunda reflexão sobre o quanto é possivel que um vilão possa ser ‘reformado’ e redimir verdadeiramente, mas seu erro talvez tenha sido tratar esse tema de uma forma tão superficial, deixando tantas questões pendentes para se resolver numa sequência da obra.
Lançado no Brasil pela Editora Única, a edição traz uma tradução precisa, que garante a dinamicidade da leitura e nos envolve discretamente, nos imergindo dentro do universo da autora. A editora apostou bonito numa obra de leitura fácil, o que garante que o livro se torne acessível a diversas faixa etárias, e ainda traz a capa americana com um visual menos tumultuado, o que garante que seja mantida a magia da arte ao mesmo tempo que transmite a leveza, por outro lado, a editora parece ter errado num único ponto: a tradução de seu título. Originalmente chamado de Flunked, o livro transmite com clareza a atmosfera de rejeição, o que justificaria facilmente a obra ser batizada de Reprovada aqui em nossas terras, mas talvez o receio de um nome tão enfático tenha sido a causa da escolha de utilizar o nome da saga como título da obra, algo que deixou o livro chamativo mas pareceu tirar toda a essência do titulo original. Com uma trama rápida e um pouco atropelada, Jen cria uma trama que poderia se sustentar por si só mas escolhe deixar diversas pontas soltas para atar nos próximos livros, o que faz a trama ficar incompleta e se tornar uma apresentação não tão bem sucedida.
“Você é uma ladra. Eu sou um mentiroso. Pense em todos os garotos aqui, que poderiam conseguir nos ajudar. Nunca mande um herói fazer o trabalho de um vilão.”
Ficha Técnica |
Livro 1 – Escola de Vilões Nome: Escola de Vilões Autor: Jen Calonita Editora: Única |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.