“Como dizem, quanto maior o homem… maior a queda. Bem… eu sempre tenho que pagar pra ver…”
Dois anos após a batalha na Sylph Co., Red é convidado para um desafio assinado por Bruno, membro da Elite Four. Ansioso para se provar, o 9° Campeão da Liga Pokémon parte para uma nova aventura, deixando para trás uma Pokédex incompleta e um solitário Professor Carvalho. Um mês depois, ainda sem receber notícias de seu discípulo, o pesquisador pokémon é indagado por Misty sobre o sumiço de Red apenas para ser interrompido pela aparição do Pikachu do treinador mortalmente ferido.
Enquanto tenta curar o monstrinho machucado, o professor vê seu laboratório invadido por um estranho garoto que parece conhecer Pika e saber sobre os mistérios ao redor do desaparecimento de Red. Determinado a não deixá-lo partir, Carvalho desafia o treinador para uma batalha apenas para ver seu pokémon derrotado sem sofrer um único arranhão. Sentindo a estranha ligação que o garoto tem com seus monstrinhos, o Professor o permite partir, confiando a pokédex e o Pikachu de Red a seus cuidados.
Mas, quem é esse misterioso treinador pokémon e como ele pode saber tanto sobre Red e seu Pikachu? Como ele pode ter uma ligação tão forte com os monstrinhos e até onde ele pode ir? Seria ele um novo inimigo ou alguém confiável? E, acima de tudo, onde está Red?
Iniciando um novo arco, Pokémon Adventures continua a empolgante saga trazendo um distanciamento enorme dos jogos da franquia. Escrita por Hidenori Kusaka e desenhada por Mato, a nova aventura acompanha Yellow, um jovem treinador pokémon que procura o antigo protagonista pela região de Kanto.
Com uma liberdade maior em sua nova jornada, Kusaka cria um roteiro totalmente inédito, trazendo embates inesperados e uma inebriante mistura à franquia de monstrinhos. A nova fase abre mão das narrativas dos jogos, construindo algo mais maduro e conciso que não perde sua fluidez ao dar continuidade aos eventos anteriores. Seja por seus marcantes personagens que retornam aqui, ou sua problemática diferenciada, tudo no mangá parece crescer em nossas mentes empolgando os antigos fãs da franquia enquanto nos introduz ao seu novo e maravilhoso mundo.
A trama nos mostra ao que veio em seu capitulo inicial, tirando o velho protagonista do caminho para despertar algo mais misterioso e empolgante. Os segredos da trama vão sendo construídos com cuidado, nos apresentando vilões ainda mais poderosos do que a Equipe Rocket e trazendo ainda mais questionamentos com o seu desenrolar. Se o arco anterior se mostrou mais previsível em seu decorrer, esse aposta no caminho incerto que pode mudar de direção a cada novo segundo.
Enquanto o primeiro arco dividia sua atenção entre os três protagonistas, esse centra-se exclusivamente no rapaz, explorando seu jeito único e nos deixando ainda mais curioso com sua estranha ligação com os pokémon. Sua trama, no entanto, se mostra ainda mais complicada e perigosa que a anterior, trazendo uma nova desenvoltura para uma franquia que achávamos conhecer.
Yellow é completamente diferente de Red, e em nenhum momento do novo volume a trama se preocupa em desvendar seus mistérios. Com um objetivo totalmente novo, o protagonista esta mais focado em fazer amigos verdadeiros do que capturar os monstrinhos em seu caminho. O protagonista foge do comum, ao ter um toque quase sobrenatural com os monstrinhos que abrem um novo leque de habilidades para ela. Odiando machucar seus inimigos, o personagem criou um estilo de batalha peculiar que a permite vencer sem causar um arranhão em seu companheiro e no adversário. Além disso, ele possui uma forte ligação telepática com os monstrinhos, mostrando o quão poderoso é seu cuidado e carinho com eles. O treinador prefere que os seus companheiros escolham seguir a viagem com ele, a criar amaras, além de não pensar duas vezes antes de se sacrificar por um deles mostrando uma empatia latente que cativa a todos ao seu redor.
Pika é o ponto de ligação entre os protagonistas. O ratinho elétrico nos conquista mais uma vez com seu temperamento tempestuoso e sua determinação implacável, enquanto desperta nossos sentimentos ao revelar um pouco dos traumas pela qual passou ate encontrar Yellow. Sua urgência em encontrar o dono transpõe as páginas e nos imerge ainda mais na historia, nos fazendo indagar o que diabos aconteceu com Red e como ele foi tão brutalmente derrotado.
Com novos e velhos rostos, Pokémon Adventures cria sua própria trilha se distanciando ainda mais dos jogos da franquia. Procurando um novo cerne, o mangá traz um novo ar à franquia, além de trazer uma continuação primorosa que não procura repetir seus feitos mas expandir o seu universo. E, acredite, ainda temos muito a descobrir.
“Você tem algo que os treinadores normais não tem. QUAL É O SEU NOME!?
Me chame de Amarillo! Amarillo del Bosque Verde !!”
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...