Análise | The Frostrune

Nota
5

Lançado pela Snow Cannon Games em 1 de Fevereiro de 2017, The Frostrune é um Point-and-Click Game de classificação livre desenvolvido pela Grimnir Media que estimula seus jogadores a imergir no mundo nórdico e decifrar um instigante mistério inspirado por lendas e mitos Viking, se jogando em uma inteligente aventura baseada na antiga cultura e ambientes nórdicos. O jogo atualmente está disponível para download em dispositivos móveis, AndroidiOs, e para computadores, através da Steam.

ENREDO – O MUNDO VIKING EM TODOS SEUS DETALHES

Após uma tempestade de Verão, você naufragou e acabou indo parar numa misteriosa ilha. Uma vila que parece ter sido recentemente abandonada, por moradores que fugiram em pânico, rodeada por uma floresta sombria e densa, cheia de pedras rúnicas e túmulos. Nesta ilha cheia de mistérios, permeada pela magia e habitada por fantasma e espíritos antigos, um mal antigo está encarcerado e prestes a se libertar. Cabe a você ajudar a encontrar relíquias escondidas, e outros segredos bem guardados, que vão te levar a encontrar o grande artefato capaz de reaprisionar esse poderoso e misterioso mal.

GRÁFICOS – ARTES INCRIVELMENTE SOMBRIAS

Num mundo onde as presenças físicas são inexistentes, cada personagem e cada item vem carregado com toda uma história de fundo sombria, que nos guia a fundo em cada segredo, a encontrar cada fantasma, despertar cada deidade, investigar cada rastro e revelar cada corpo. São diversos os elementos sobrenaturais que surgem no decorrer da trama, e é justamente nelas que o jogo carrega toda a sua arte, usando toda  luz e sombra para criar personagens ricos em detalhes ao mesmo tempo que são pobres em cores, usando os translúcidos personagens esbranquiçados em composição com tons de cinza e azul.

AMBIENTAÇÃO – CENÁRIOS FEITOS À MÃO

Todo o cenário usado para as ambientações do jogo são compostos por belos desenhos pintados à mão, que se conectam construindo uma obra de arte para o fundo, recriando um ambiente nórdico autêntico, onde os elementos dos mitos e folclore ascendem à vida. Todo o cuidado da equipe da Grimnir Media fica claro quando vemos o esforço usado nessas construções, aproveitando toda a cultura fielmente para recriar todos os objetos do cenário com uma imensa precisão, se baseando fidedignamente em fontes arqueológicas. É impossível não ver a natureza sendo exalada pela floresta ou as sombras que habitam cada cantinho da vila abandonada, ou se deixar encantar pelo misticismo que preenche a tela cada vez que um dos espíritos se revela.

SOM – UMA HISTORIA RICA DE SONS

Mais uma vez a equipe da Grimnir Media deixa claro o quanto precisam ganhar um prêmio. O jogo trás uma trilha sonora original, composta inteiramente com temas da era Viking, que cooperam com a arte do jogo e dão uma vida à paisagem nórdica desolada de The Frostrune, um cuidado tão especial que nos cativa rapidamente, mesmo não sendo o único grande cuidado sonoro do jogo. Outra grande sacada do jogo, que nos surpreende e deixa aquele sorriso no rosto, é a dublagem do jogo, que usa o idioma nórdico antigo, com legendas, para ser fiel ao extremo sem nos deixar perdidos no desenrolar do enredo.

JOGABILIDADE – UMA ILHA DE ENIGMAS DESAFIANTES

Apesar de o jogo ser um Point-and-Click simples, o jogo investe na exploração de um ambiente rico de detalhes, nos levando a diversos enigmas que nos levem a entender que objetos precisam ser encontradas e como devem ser usados, nos forçando a decifrar os eletrizantes mistérios dessa ilha deserta. O jogo nos faz caçar seus objetos, nos levando a focar nos contrastes que eles criam com os ambientes, e quebrar a cabeça buscando encontrar seus usos no decorrer da viagem, para encontrar as chaves misticas e revelar o esconderijo da arma capaz de prender novamente o mal, que pode ter sido a causa das mortes que inundaram àquela ilha.

EXTRAS – VIAJE NUM MUNDO COM PRECISÃO CULTURAL E HISTÓRICA

The Frostrune adota a tradição nórdica como maior base de sua narração, se aprofundando em sua história para nos levar a uma gigantesca integração entre diversão e aprendizado. O jogo não entra em sidequests, mas toda a sua atmosfera surge como um recurso extra do jogo, nos ensinando sobre Odin e outras deidades ao mesmo tempo que nos motiva a usar suas forças para nos aprofundarmos no mundo espiritual, aprendendo com a sacerdotisa como enxergar cada uma das pistas que nos leva a decifrar as senhas que devem ser usadas para chegar às chaves. No fim das contas, The Frostrune não é simplesmente um jogo de investigação, ele vai fundo na recriação desse universo cheio de magia, mitos e maravilhas, que são tão comuns na cultura popular Viking.

CONCLUSÃO – UMA EQUIPE EXCEPCIONAL CRIANDO UM JOGO SUBLIME

The Frostrune foi claramente criada por uma equipe de desenvolvimento apaixonada pela história e cultura nórdicas, isso fica claro a cada detalhe que vamos descascando na jogatina, o que vai fazer qualquer um se apaixonar rapidamente pelo trabalho da Grimnir Media Games, e desejar conhecer mais trabalhos desse estúdio. O jogo se torna tão autêntico e historicamente preciso que é impossível não se surpreender, deixando a jogatina muito mais divertida a cada nova informação, que atiça nossa curiosidade com seus ensinamentos enquanto nos motiva a seguir em frente, decifrando cada um dos segredos, viajando com cada uma de seus trilhas, admirando cada cuidado visual, e nos aprofundando em seu enredo tão bem construído.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *