Todo dia somos bombardeados com boatos, lendas e fake news, na maioria das vezes basta alguns minutos e uma nova postagem surge na internet revelando a verdade por trás desse rumor falso, mas as vezes a verdade nunca aparece. Esse é o caso da Cicada 3301.
Em janeiro de 2012 uma postagem misteriosa surgiu no 4Chan, um usuário identificado apenas por 3301 lançou um teste acompanhado de uma mensagem onde dizia “Olá, estamos à procura dos mais inteligentes indivíduos. Para encontra-los, criamos um teste. Há uma mensagem escondida nessa imagem. Encontre-a e você será guiado para onde estamos. Estamos ansiosos para conhecer os poucos que conseguirão desvendar o teste. Boa Sorte. 3301”. Sem nenhuma explicação da finalidade dessa busca, ela acabou sendo ignorada por muitos usuários, mas, como o mundo é feito dos curiosos, centenas de outros usuários imediatamente se dedicaram a resolver esse teste. Alguns tentaram usar a Cifra de César para decifrar uma imagem no texto (que era escrito com letras brancas sobre um fundo preto), o que levou as pessoas a uma mensagem escrita “Ops, somente pistas falsas por aqui. Parece que você não consegue adivinhar como se extrai a mensagem”, o que fez muitas pessoas acharem que era apenas uma brincadeira e abandonar a caçada. Enquanto isso, outros focaram em técnicas de esteganografia que levaram-nos ao número 2143909608, que descobriram ser um telefone que, ao ligar, dava numa caixa postal com uma mensagem indicando o próximo teste, que levava a outros testes, com códigos mais complexos, que levavam a coordenadas de GPS de locais espalhados pelo mundo inteiro.
Para a surpresa dos que acompanhavam a caçada, esses lugares possuíam cartazes com um QR Code que levava a novas imagens codificadas, que resultaram em um site da quarta camada da deep web, o Cicada 3301. Depois que algumas pessoas alegaram ter aberto o site, ele foi tirado do ar, e aqueles que realmente tinham visualizado o site receberam um e-mail com um novo desafio de criptografias, o último código do Cicada 3301. Dentre as pessoas que alegaram ter recebido o e-mail, varias delas desapareceu, nunca mais podendo ser encontrada na rede, o que fez o público presumir que elas haviam passado no teste final e tinham sido recrutadas pela organização. A informação foi posteriormente confirmada pelo perfil do Cicada 3301, que postou uma mensagem onde dizia “Nós achamos os indivíduos que estávamos procurando” e consolava os que não haviam sido selecionados ao dizer “Haverá mais oportunidades como esta de se juntar a nós”. Depois desse evento, vários rumores começaram a surgir, alegando que a Cicada 3301 seria uma organização criminosa de hackers com objetivo de dominação mundial, um grupo terrorista, a C.I.A. e o FBI numa operação para capturar hackers com potencial criminoso ou com potencial de ajuda-los, ou até mesmo que seriam seres extraterrestres, uma paranoia cada vez mais crescente que era alimentada pelo silencio que existia em volta dessa grande operação.
Para a surpresa maior, em janeiro de 2013 um perfil no twitter do Cicada 3301 apareceu, lançando um novo enigma e, consequentemente, recomeçando a ‘caça ao tesouro’ que circundava o Cicada 3301. Os enigmas seguiram o mesmo padrão, levando por códigos e mais códigos, que levavam a localizações de GPS e acabavam em um site que logo depois sumia junto com alguns dos participantes da caçada. Esse mesmo perfil voltou a atividade em janeiro de 2014, iniciando uma nova caçada que logo ganhou uma enorme fama por uma simples razão: não aconteceu uma nova caçada em 2015. Segundo muitos acreditam, a caçada de 2014 não teve vencedores, significando que os Peregrinos (nome dado aos que se dedicavam a decifrar os códigos) não tinham conseguido solucionar o mistério final. Esse novo ano começou com a postagem de um link no twitter da Cicada 3301, que levava a uma imagem que, quando decifrada com esteganografia, revelava uma série de números e um trecho de um ensaio de Ralph Waldo Emerson (“The work of a private man who wished to transcend, He trusted himself, to produce from within”). Quando os Peregrinos perceberam que o número terminava com .onion (uma indicação de um endereço da Deep Web), eles acabaram se deparando com três ilustrações de William Blake, que após o uso da esteganografia revelou a mensagem “Bem-vindo. Boa sorte. 3301” seguida de códigos alfanuméricos que levava a um novo site.
No novo site, apenas uma mensagem: “A paciência é uma virtude”. Depois de mais de 20 horas, quando os Peregrinos reabriram o site, ele mostrava uma mensagem diferente, cheio de caracteres que podiam ser convertidos em três imagens, três paginas do livro Liber Primus (uma delas escrita em runas) e que só podia ser decodificada usando o Gematria Primus, um código fornecido pela Cicada em seu site. As páginas geraram um código numérico que, depois de decodificado, levaram à mensagem “Bom trabalho. A verdade absoluta é a ilusão absoluta”, seguida de um novo endereço .onion, que unia os Peregrinos. A caçada foi levando a novos códigos, que levavam a mais páginas do Liber Primus, até que a caçada revelou uma sequencia de números que formava um quadrado mágico 5 x 5 (quadrado mágico é uma sequencia de números em linhas e colunas que, se somados em qualquer direção, sempre dão o mesmo resultado), junto com um pedido de que os próximo desafios fossem resolvidos individualmente. Segundo os relatos seguintes, a página começou a levar a novas imagens, como o Retrato de Andrés del Peral (pintado por Francisco Goya), a logo da Cicada, outra figura de um homem, duas colunas numéricas, uma foto do matemático Kurt Gödel, a obra Olho (de M.C. Escher) e um áudio MP3 da Trio Sonata BWV 1039 em Sol Maior (de Bach).
Em fevereiro de 2014 a página foi tirada do ar, voltando seis dias depois com o penúltimo desafio: uma caixa de texto onde deveria ser digitado três quadrados mágicos, um de 5×5 com soma 3301, um de 5×5 com soma 1033 e um de 7×7 com soma 1033. Depois de muito estudo, alguns peregrinos conseguiram usar esteganografia no mp3 de Bach, o que os levou a um arquivo chamado magicsquares.txt, com a resposta do atual desafio e o acesso a um site onde existiam 58 páginas do Liber Primus, numeradas de 0 a 57, codificadas em runas. Desde a descoberta desse teste final, muitos usuários se reuniram no fórum uncovering-cicada.wikia.com, onde tentam até hoje decifrar os códigos dessas páginas.
Em 15 de Janeiro de 2015, David Kushner fez um editorial para o Rolling Stones sobre o Cicada 3301, com uma entrevista a Marcus Wanner (o homem da foto acima) e um garoto que preferia ser chamado apenas de Tekk, dois rapazes que se conheceram na época que eram Peregrinos do Cicada 3301 e que, segundo eles, resolveram o desafio final da caçada de 2012 e entraram para A Ninhada, nome que eles dizem ser a designação do grupo por trás dos desafios. Segundo a dupla, Cicada 3301 é um grupo de organizações diferentes, uma espécie de sociedade secreta que busca aumentar a privacidade e a segurança na era digital e garantir a liberdade de informação, por isso recrutam “os mais inteligentes indivíduos” para alimentar essa ideologia. Eles ainda contaram que o grupo original, que existia antes de 2012, era formado por 3.301 pessoas, e que eles precisavam de membros com conhecimento de codificação e criptografia para desenvolver um software para garantir as ideologias do grupo. Segundo eles, o grupo começou a desenvolver o Cicada Anonymous Key Escrow System, apelidado de CAKES, um programa que permitiria guardar informações confidenciais e, caso o delator desaparecesse misteriosamente (por ser morto ou preso), o programa iria automaticamente liberar todos os dados online.
Segundo Tekk, o trabalho durou meses, o que fez muitos dos colaboradores desistirem, inclusive ele. Marcus disse que seguiu com o projeto depois da saída de Tekk, e viu cada vez mais pessoas saírem até que, em dezembro de 2012, apenas ele e mais algumas pessoas seguiam no desenvolvimento. Ele conta que foi expulso da Cicada em janeiro de 2013, mesma época em que o grupo estaria recrutando um novo grupo, que ele não sabe se trabalhou com um novo projeto ou seguiu o desenvolvimento do CAKES. Ainda em 2013, uma mensagem anônima surgiu na web, onde estava escrito “Fiz parte do que você chama de 3301 / Cicada por mais de uma década e estou aqui para avisá-lo: fique longe”, aparentemente essa mensagem fez mais gente se envolver na caçada de 2013, mesmo depois do usuário anônimo informar que tinha sido um oficial militar em um país sem nome e cujo idioma não era o inglês quando, após um ano sendo pessoalmente examinado sem saber, foi recrutado por um membro do 3301. O homem contava que o Cicada começou como um grupo em busca do bem da humanidade, mas logo se transformou numa “religião disfarçada de organização científica progressiva” que tratava “o cérebro global como outro tipo de ‘Deus'”. O homem acabou sumindo alguns dias depois, na mesma época que os códigos de 2013 foram divulgados.
Em Abril de 2014, a Marinha dos Estados Unidos se inspirou no Cicada 3301 para criar o Projecto Architeuthis, um teste para atrair cérebros diferenciados, que acabou com 10 jovens solucionadores recebendo certificados de conclusão da Marinha. Em Maio de 2014, a Agência de Segurança Nacional publicou em seu twitter várias cartas codificadas que, quando traduzidas, traziam a mensagem “Quer saber o que é preciso para trabalhar na NSA? Verifique novamente todas as segundas-feiras de maio, enquanto exploramos os fundamentos da carreira para proteger nossa nação”, como um esforço para atrair as mentes jovens e brilhantes a trabalhar na NSA. Depois de ficar desaparecida por um tempo, em Janeiro de 2016 uma nova postagem foi feita no twitter do Cicada 3301, um link para uma imagem onde estava escrito “Olá. O caminho está vazio; a epifania busca o devoto. Liber Primus é o caminho. Suas palavras são o mapa, seu significado é a estrada e seus números são a direção. Procure e você será encontrado. Boa sorte. 3301”, iniciando mais uma caçada que até hoje não se sabe o resultado, ela parou no meio do caminho, quando pessoas começaram a não conseguir terminar os desafios. Em 29 de abril de 2017 uma nova mensagem foi encontrada por um Peregrino, onde se pode ler “Cuidado com os falsos caminhos. Sempre verifique a assinatura PGP de 7A35090F. 3301”, uma mensagem lembrando que todas as mensagens verdadeiras do Cicada 3301 vem acompanhada de uma assinatura digital, ao se verificar a assinatura digital da mensagem, era possivel perceber que ela foi assinada em 04-04-2017 23:23 GMT.
A Cicada 3301 segue sem explicação, apesar de termos os relatos dos entrevistados do Rolling Stones e do autor anônimo que prega uma seita perigosa, até hoje não se sabe se realmente essas pessoas tiveram alguma conexão verdadeira com o Cicada 3301 ou são apenas pessoas que queriam ganhar fama em cima do mistério. Há alguns anos surgiu um rumor de que um garoto europeu, que era um Peregrino, comentou com seu irmão mais novo em 2013 que estava chegando no último desafio do Cicada 3301, desaparecendo alguns dias depois. O problema desse rumor é que, até hoje, não existe nenhum registro oficial sobre um desaparecimento naquela época ligado ao Cicada 3301. Em março de 2017, Bruno de Melo Silva Borges, de 24 anos, desapareceu em Rio Branco, no Acre, virando noticia pois, quando um familiar entrou em seu quarto, descobriu que seu sumiço e encontrou as paredes repletas de mensagens, símbolos gnósticos, uma estátua do filósofo Giordano Bruno (orçada em R$ 7 mil) e 14 livros criptografados escritos por ele. O desaparecimento do jovem fez sucesso quando, após ver fotos do seu quarto, diversos internautas perceberam que o símbolo do Cicada 3301 estava desenhado próximo a algumas das frases e mensagens dele. Os livros acabaram sendo apreendidos pela Polícia do Civil do Acre, o que fez com que apenas uma página dos 14 livros vazasse na internet.
Um tempo depois, Igor Rincon e Renoir dos Reis, que são dois grandes nomes por trás da Antecipe (uma start-up de segurança da informação) decifraram a primeira página e criaram o site Decifre o Livro, onde pretendiam disponibilizar as páginas que vazassem depois para que o público pudesse ajuda-los a descriptografa-las. Segundo se soube da investigação, Bruno havia dito a sua família que queria escrever um livro, negando o financiamento de sua mãe (a psicóloga Denise Borges), que disse que financiaria caso o jovem lhe contasse a temática da obra, e sendo financiado por seu primo (o médico oftalmologista Eduardo Veloso). O desaparecimento de Bruno aconteceu quando seus pais viajaram por 20 dias, deixando o jovem sozinho com seu irmão gêmeo, Rodrigo Borges, e sua irmã mais velha, Gabriela Borges, que decidiram não invadir a privacidade do irmão, e por isso não viram o jovem ‘redecorar’ o quarto. A investigação também chegou até o artista plástico Jorge Rivasplata, que foi responsável pela escultura de Giordano Bruno que estava no quarto do acreano, que foi quem revelou que o garoto acreditava ser a reencarnação do filósofo, queimado durante a inquisição, confirmando que também acreditava nisso, o que o inspirou a fazer a escultura, e o que inspirou Bruno a terminar os livros que Giordano acabou deixando inconcluso.
Em 11 de agosto do mesmo ano, Bruno reapareceu em casa sem nenhuma explicação pública, não havendo nenhuma explicação oficial sobre o que aconteceu ou onde ele estava durante os 5 meses que passou desaparecido. Fabrizzio Sobreira, delegado responsável pelo caso, revelou ainda que suspeitava que o desaparecimento não passou de uma armação de Bruno, que visava conseguir fama e vender bastante livros com a repercussão, visto que o delegado encontrou contratos firmados com amigos definindo a divisão dos possíveis lucros. Segundo informações do site PublishNews, Teoria da Absorção do Conhecimento, primeiro dos livros escritos por Bruno, que foi editado e vendido pela Arte e Vida, chegou a lista dos mais vendidos durante seu desaparecimento, e já tinha confirmação de uma continuação depois de pouco tempo.
Quando todos esperavam que a Cicada 3301 tivesse finalmente se transformado em uma lenda da internet, eles voltaram a ativa. Em janeiro de 2018 uma nova mensagem surgiu no Reedit, seguindo o mesmo padrão visual das últimas 4 caçadas e com o texto “Olá novamente. A imagem ainda esta esperando. Dentro desta foto há uma mensagem escondida que colocara você no caminho certo. Estamos empolgados para conhecer os que chegarão no final deste teste. Nós continuaremos a procurar por pessoas altamente inteligentes mas no final dessa data muitas serão eliminadas. Boa Sorte. 3301” acompanhado da legenda “05.01.2018”. Como já era padrão da Cicada, as pessoas começaram a usar todas as formas de decodificação da imagem, acabando por encontrar um código alfanumérico finalizado com .onion, indicando um site na deep web, que acabava dando em lugar nenhum. Lembrando do que aconteceu no desafio de 2012, onde a decodificação errada dava a um resultado errado, os usuários começaram a explorar novas formas de decodificação. Quando o falso endereço da deep web foi submetido ao Sistema Pitagórico, ele acabou se revelando um outro endereço da deep web onde estava a logo da Cicada 3301 acompanhado de uma contagem regressiva para o “começo do jogo”.
Quando o contador zerou, o site revelou um novo link, um link com final .png indicando que levaria até uma nova imagem a ser decodificada. A imagem se revelou ser um quebra-cabeça, que, quando submetida aos processos de decodificação, revelava um novo código, que quando montado corretamente se tornava uma das ilustrações do Livro de Jó, feita por William Blake, e cujo nome (JRRG_OXFN) levava para uma gravação de voz codificada. Quando os usuários começaram a revisar a imagem, perceberam que as cores aplicadas em cima da imagem poderiam ser um código, que nenhum sistema de decodificação aplicado parecia resolver, mas que lembravam muito as cores da bandeira de Nuremberg (uma cidade alemã), o que parecia ser coincidência até que perceberam que dentro do desenho tinha um pedaço que não pertencia à ilustração de Blake, mas sim ao autorretrato de Albrecht Dürer, um famoso pintor alemão que viveu em Nuremberg. O autorretrato em questão é alvo de muitas polêmicas, já que muitos acreditam que Dürer quis se desenhar como se ele fosse parecido com Jesus, uma ideia que combina bastante com a data em que o quadro foi feito, 1500, ano que os cristãos medievais acreditavam ser o ano do fim do mundo, o que iniciou uma enorme trilha de migalhas, que levou diretamente para os quadros Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, onde Dürer representou os quatro cavalos do apocalipse, e Melancolia I, onde está representado o famoso Quadrado Magico de Dürer. Depois de mais algumas decodificações usando os quadros de Dürer, eles acabaram encontrando um novo site, onde várias coordenadas eram exibidas, chegando ao ponto onde o desafio parou. Depois disso não houve mais registro de avanços de nenhum Peregrino, não se sabe se alguém conseguiu resolver o desafio ou se o Cicada realmente acabou. Depois de 2018, a Cicada 3301 desapareceu novamente, e desde então não se sabe mais nada oficial sobre ela.
Durante seu tempo de ação, o Cicada 3301 cresceu em um nível sem precedentes, com códigos que envolviam referencias a Escrita futhorc, Escrita cuneiforme,
Kōans, Liber AL vel Legis de Aleister Crowley, A senhora de Shalott de John William Waterhouse, os escritos do Mabinogion, Numeração maia, obras de William Blake (como A união do céu e do inferno, Nabucodonosor, Newton e Canção da liberdade), e o livro Self-Reliance de Ralph Waldo Emerson. Além disso, o Cicada 3301 exaltou diversos conceitos filosóficos, como a consciência e inteligência coletiva, a morte do ego, esoterismo, e pensamentos de Carl Jung, Kabbalah e Qabalah hermética, Søren Kierkegaard, Friedrich Nietzsche, Grigori Rasputin, Jean-Paul Sartre, Robert Anton Wilson, e do Budismo zen. Já todos os desafios acabaram demandando o uso de Cifra Atbash, Cifra de livros, Diffie-Hellman, Fatorização, Campo de número de peneira geral, Teoremas da incompletude de Kurt Gödel, GNU Privacy Guard, Francis Heylighen, GNU/Linux, Teoria dos números, Pretty Good Privacy, RSA, Autorreferência, Compartilhamento secreto de Shamir, Laço estranho, Cifra de transposição, e a Cifra de Vigenère.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.