Nota
“Eu me chamo Marinette, uma menina como as outras. Mas tem uma coisa que ninguém sabe, por que eu tenho um segredo.”
Depois de se consolidarem como os heróis de Paris, Ladybug e Cat Noir tiveram a chance de conhecer a fundo muito mais sobre a história dos Kwami, principalmente sobre a existência de muitos outros além dos três titulares. Com o tempo tornando a sintonia dos dois cada vez mais forte, é chegado o momento de novos heróis surgirem para ajudar a dupla a combater os vilões akumatizados, que estão cada vez mais fortes, e de eles aprenderem a usar as poções especiais de transformação, que criam versões aquáticas e glaciais dos heróis.
A nova temporada chega à TF1, da Espanha, em 21 de outubro de 2017 com “Le Collectionneur”, que nos apresenta Nooroo, o Kwami do Miraculous da Mariposa, e revela que Gabriel Agreste é o Hawk Moth, coisa que estava clara para todos mas ainda faltava uma confirmação oficial da série, mostrando o quanto é essencial manter as identidades dos heróis e aumentando ainda mais o risco que Adrien corre, por ser um herói que vive embaixo do mesmo teto de seu arqui-rival. Mas a revelação, apesar de ser óbvia, serve como pontapé para uma das subtramas mais tocantes da temporada, nos mostrando as verdadeiras motivações por trás das maldades do vilão, o real motivo para Gabriel querer tanto os Miraculous da Joaninha e do Gato, mesmo que sua busca seja feita de uma forma completamente errada e sem escrúpulos, além de nos levar a conhecer a personalidade do pobre Nooroo, que sofre bastante na mão de seu portador e serve de ponte para nos mostrar que Gabriel realmente está lutando por um bem maior, mesmo não prevendo as desastrosas consequências de seu plano.
A temporada se fortalece ainda mais ao nos mostrar novos Kwami em ação, nos apresentando aos poucos à Trixx, o Kwami que habita o Miraculous da Raposa, que transforma Alya Césaire em Rena Rouge, uma heroína com poderes de ilusão; ao Wayzz, o Kwami que habita o Miraculous da Tartaruga, que faz Nino Lahiffe se tornar o Carapace, um herói com poderes de proteção; e à Pollen, o Kwami que habita o Miraculous da Abelha, que surge para transformar Chloé Bourgeois em Queen Bee, uma heroína com poderes paralisantes. Os três novos heróis, apesar de terem seus cargos assumidos de forma honorárias, dão um novo folego ao programa, potencializando a dinâmica e nos deixando sempre um gostinho de quero mais, servindo perfeitamente para balancear a, cada vez mais exaustiva, relação de Adrian/Cat Noir e Marinetti/Ladybug, que ficam sempre numa tensão que cativa os fãs mas acabaria saturando se não tivesse o balanceamento suficiente de tempo de tela.
A temporada ainda é usada para nos aprofundar mais sobre Nathalie Sancoeur, a assistente de Gabriel que parece nutrir uma paixão platônica pelo homem e ganha uma força extraordinária no decorrer dos episódios, e nos apresentar novos personagens (já que quase todos os conhecidos haviam sido akumatizados na primeira temporada), tendo um imenso destaque para dois personagens específicos: Luka Couffaine e Audrey Bourgeois. Luka surge no show como um novo interesse amoroso para Marinetti, que adentra o quadrado amoroso formado por Marinetti, Adrian, Ladybug e Cat Noir e parece ameaçar a continuidade do shipp que carregou o andamento da série durante toda a primeira temporada. Já Audrey é a editora de uma revista de moda com sede em Nova York, ela é a responsável por lançar Gabriel como estilista e é a mãe de Chloé, chegando para explorar muito mais o lado emocional da garota que é preparada vagarosamente para uma linda redenção que pode resultar numa transformação da megera mirim.
Se desenvolvendo com 25 episódios de cerca de vinte minutos, que se iniciam com um Especial de Natal, a segunda temporada da série da Zagtoon não consegue engatar o mesmo ritmo de sua antecessora, se baseando muito mais nos heróis e vilões do que nas subtramas das pessoas por trás das mascaras, a equipe criativa parece se perder totalmente, dando uma faísca incrível nas motivações de Hawk Moth mas logo depois perdendo esse potencial e deixando para uma terceira temporada, que já foi confirmada. Por outro lado, é nessa temporada que surgem os dois bombásticos eventos que concentram as melhores tramas da temporada. Se a primeira temporada atingiu seu potencial máximo nas duas partes de “Origins” , a segunda temporada traz dois eventos em duas partes que a leva ao seu potencial máximo. Começando com “A Batalha das Rainhas”, temos a chegada de Audrey e o surgimento de duas poderosas vilãs: Style Queen e Queen Wasp, cada uma com um poder sem igual e completamente capaz de ser um páreo duro contra a dupla. Por fim temos, em “Dia dos Heróis”, a finalização da temporada, trazendo o primeiro embate real entre as forças do bem e o Hawk Moth em pessoa, ou melhor, contra o Scarlet Moth e seu exercito de soldados.
A segunda temporada de Miraculous Ladybug surge como a chance de os heróis de Paris irem mais longe, ascenderem de uma maneira nunca vista, mas o receio que existe na equipe da Zagtoon pareceu uma corda de retenção, puxando a trama para baixo como se fosse uma corda de segurança que impedia o show de voar para muito longe de seu controle, o que fez o controle ser excessivo demais e prejudicar seu desenvolvimento. Por outro lado, a trama romântica da dupla protagonista consegue ser ainda mais angustiante, a forma como eles ficam cada vez mais perto de se relacionarem, de cederem aos sentimentos ou de coloca-lo para fora, tudo isso faz com que os fãs sejam torturados até o limite. A marcante cena de “Le Hibou Noir” (2×08) onde Cat Noir e Ladybug se destransformam frente a frente, mantendo os olhos fechados, surge como momento de maior tensão da temporada, além de servir como maior provação do garoto, que teve a chance de conhecer a garota que ama (a garota por trás da Ladybug) mas não o fez para honrar a lealdade e a promessa que fez à sua amada.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.