Resenha | O Guia de Campo

Nota
3.5

“Nós queremos apenas que as pessoas saibam mais sobre isso. A confusão que aconteceu com a gente pode acontecer com qualquer um.”

Jared, Simon e Mallory Grace estão longe de ter uma vida comum. Desde que seu pai decidiu não viver mais com eles, Jared vive se metendo em confusão, mas é só depois de se mudarem para uma antiga propriedade abandonada da família que coisas realmente estranhas começam a acontecer.

A casa em questão é a propriedade Spiderwick, o antigo lar de uma de suas tia-avó, que hoje se encontra em pedaços. Mas, além de toda poeira e risco de desabamento, a residência guarda segredos mais profundos, que estão prestes a mudar a vida de seus habitantes. Tudo começa quando Jared decide investigar o local, após escutar uma serie de barulhos estranhos na parede, e descobre uma biblioteca secreta que guarda o maior dos tesouros que poderia encontrar: O Guia de Campo de Arthur Spiderwick.

O livro descreve um universo fantástico que coexiste com o nosso, de modo quase invisível e imperceptível, trazendo a tona criaturas maravilhosas que não imaginávamos existir. Mas, descobrir sobre esse universo traz um caos inesperado que pode despertar a ira macabra de seres poderosos.

Determinados a informar o máximo de pessoas sobre esse universo, os irmãos decidem entregar sua história nas hábeis mãos de Holly Black e Tony DiTerlizzi, que transformaram suas aventuras em uma serie de cinco livros fantásticos, sendo esse o primeiro volume. Fadas, gnomos, duendes e outros seres fantásticos podem estar ao seu lado nesse exato momento, então Fique Alerta! Existe muito mais no nosso mundo do que podemos notar.

O Guia de Campo é o primeiro volume da maravilhosa saga d’As Crônicas de Spiderwick, trazendo a tona a introdução a seu rico universo e nos convidando a explorar o fantástico com seus protagonistas. Com um texto ágil e repleto de belas ilustrações, o livro nos apresenta a sua jornada e dá os primeiros passos para as construção de seus personagens, trazendo uma trama coesa que consegue seduzir o leitor com seus encantamentos e mistérios.

A obra possui uma trama curta e objetiva, que finaliza sua construção em um momento crucial, dando a impressão que toda narrativa aqui presente foi apenas uma introdução para despertar nosso interesse. Mas, mesmo que pare tão de repente, o livro ainda consegue nos agraciar ao apresentar seus personagens tão cativantes.

Jared é o que mais possui destaque na trama. Sendo visto como problemático pela própria família, o rapaz não sabe bem o seu lugar no mundo, o que torna tudo ainda mais complicado quando ele vive se comparando constantemente com seus irmãos, que parecem saber bem o que querem. O garoto possui muita ira interna que, devido ao abandono paterno, escapa através das confusões que arranja, o que o coloca em maus lençóis e descredibiliza tudo o que diz.

É sobre ele que a culpa recai quando os acontecimentos bizarros começam a acontecer, e é exatamente ele que toma a frente para resolver o caso e se livrar das acusações indevidas. Jared se mostra um líder nato, sofrendo uma transformação constante que demostra um crescimento palpável ao longo da trama, mostrando que basta um novo propósito para nos transformarmos naquilo que devemos ser.

Simon é o irmão gêmeo de Jared. Inteligente e com um gosto bastante peculiar para bichinhos de estimação, o garoto é o único que realmente acredita na inocência do irmão. Com uma personalidade mais gentil e sensível, o garoto serve como apaziguador dos irmãos, sendo a balança moral para suas personalidades fortes.

Mallory é a mais velha e é sobre ela que recai a responsabilidade de cuidar dos pequenos. Assim como Jared, a garota tem uma personalidade mais explosivas, embora seja a mais responsável dos três. Colocando todos seus sentimentos na esgrima, ela tenta ajudar os irmãos ao máximo, mas é uma das que menos tem crença no mundo fantásticos… até que se prove o contrário.

A saga chega em solo brasileiro através da Rocco, que trouxe um trabalho gráfico magnifico para a obra. O volume nos é apresentado em capa dura, com uma finalização impecável que o torna ainda mais atraente ao público, demostrando todo o cuidado da editora com sua obra.

Embora não seja o mais dinâmico dos volumes, O Guia de Campo introduz com maestria a esse novo universo. Parando propositadamente onde deveria começar, a obra nos deixa sedentos por mais enquanto levanta nossa inquietude sobre o que esta a seguir e como os autores continuaram a partir desse ponto.

“— O livro de Artur Spiderwick não é para sua raça. Há muito ali que pode causar desgraça. Todo mundo que encostou nele acabou em prantos. Ou por causa da violência, ou dos encantos. Joguem o livro fora, queimem na fogueira. Se vocês não fizerem isso, eles ficarão furiosos e não será de brincadeira.”

 

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – As Crônicas de Spiderwick

Nome: O Guia de Campo

Autor: Holly Black e Tony DiTerlizzi

Editora: Rocco

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *