Resenha | O Gênio do Cuscuz

Nota
4

“Gênio do cuscuz, mestre Zahar precisa de você!”

Zahar é um comerciante das ruas de Túnis, uma cidade enorme do norte da África, que passa o dia vagando com sua cuscuzeira e anunciando seu prato especial: no verão Cuscuz com cenoura, no inverno Cuscuz com feijõesCuscuz com brócolis. Seu cuscuz é um grande sucesso, que agrada a todos daquela região. Do outro lado da cidade vive Karim, um homem muito rico e cheio de empregados que parece se achar superior aos outros, ele só não esperava que naquela tarde sua carruagem iria cruzar com o carrinho de cuscuz de Zahar, um encontro que o faria conhecer o tenebroso Gênio do Cuscuz.

Traduzido por Helena Pacca a partir de uma história recontada por Rob SvedO Gênio do Cuscuz é um paradidático, que faz parte da Coleção Saber Mais do 4º ano, e traz uma tradicional lenda árabe que gira em torno de uma cuscuzeira mágica de uma forma completamente mais suave. A trama iniciada por Zahar e Karim fala superficialmente sobre a valorização de suas habilidades, bens e importância pessoal, e vai mais a fundo numa reflexão sobre a cobiça e a valorização das pequenas coisas, daquilo que realmente te faz feliz, no quanto a felicidade pode não vir do dinheiro em contraste com os problemas que surgem da perca desses bens.

Sarah, a esposa de Karim, é clara representação da consciência de seu marido, a mulher duvida de suas crenças assim que ele chega com a cuscuzeira, acaba cedendo à arrogância dele quando é confrontada com a entidade mágica e logo depois volta a ser sua maior crítica quando descobre a verdadeira natureza dos poderes desse ser. Zahar é a personificação da humildade, o homem é feliz com sua vida ao lado do gênio, mas sob a pressão de Karim ele acaba cedendo aos desejos materiais, aceitando todo o dinheiro e as riquezas em troca do objeto. Karim nos apresenta o egoísmo e o complexo de superioridade com suas atitudes, ele conhece o gênio e, imediatamente, decide que precisa fazer de tudo para tê-lo, e quando percebe os verdadeiros poder da entidade, ele rapidamente arma um plano para recuperar suas riquezas e se livrar desse problema. Temos ainda Salman, um homem que, junto com sua esposa Miriam, surgem na história apenas como um ponto de conexão, com toda a ganancia e toda a inocência que possuem, e que são levados a colocar o golpe a frente e buscar repassar o objeto mágico.

Trazido pelas mãos da FTD, a obra ganha uma carga didática ainda maior ao transcender o simples padrão de trazer uma moral no final de tudo. O editorial é iniciado por uma pequena atividade de conhecimento básico sobre o que se pode esperar dessa lenda, esquentando as expectativas para o relato em si e, após a história, trazendo algumas questões abertas com objetivo de ajudar seu leitor a fixar a narrativa, refletir sobre o mesmo e ir mais a fundo na obra, tudo complementado pelas belas ilustrações de Arthur França, que deixa a história mais transparente desde a capa até seu miolo.

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: O Gênio do Cuscuz

Autor: Rob Sved

Editora: FTD

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *