Nota
“Vamos procurar os gigantes. Você é mais forte do que eles, Thor?”
Numa tarde comum, em Asgard, os deuses estão dormindo e os irmãos, Thor e Loki, estão conversando sobre a rotina. Loki acaba revelando que está entediado da falta do que fazer, chamando Thor para a viajar com ele até Jotunheim, a terra dos gigantes, para se divertirem enfrentando alguns deles, provando a força do Deus do Trovão. Os irmãos então entram nessa aventura, que os leva através de Midgard, os faz conhecer Thialfi e Roskva, nos apresenta a Skrymir e leva Thor a uma das experiências mais humilhantes de sua vida.
Traduzido por Fernando Santos a partir de uma história recontada por Nicole Irving, Thor na Terra dos Gigantes é um paradidático, que faz parte da Coleção Saber Mais do 4º ano, e traz um renomado mito nórdico que gira em torna da viagem de Thor e seu irmão, Loki, até a Terra dos Gigantes, uma viagem para provar a superioridade dos deuses que acaba se tornando uma grande lição de moral dada pelos gigantes, tudo isso adaptado para um linguagem mais fácil de ser lida. A trama, que é iniciada pelo orgulhoso Thor em busca de se mostrar mais forte, fala graciosamente sobre o poder da mente, sobre o quanto ser um dos seres mais forte do universo pode ser insuficiente quando a batalha é contra o conhecimento, quando a astucia está pronta para enfrentar, e derrotar facilmente, a força absoluta.
Loki, o Deus da Trapaça, acaba sendo deixado de lado por boa parte da trama, ele parece realmente inocente nessa situação e deixa espaço suficiente para que Thor aprenda sem necessitar da interferência de suas artimanhas ou dar espaço para que ele seja vilanizado. Roskva representa a doçura da humanidade, ela acredita em Thor cegamente e o incentiva a cada novo desafio, ao lado de Loki, de que ele é capaz de provar seu valor e derrotar os desafios do Rei Gigante. Thor surge como a representação mais pura da arrogância, ele não é verdadeiramente arrogante, ele não se sente superior aos outros por maldade, mas a vida o fez se sentir o melhor de todos, e essa viagem parece abrir os olhos dele para a relatividade e a pequeneza de seus atributos, Thor pode ser o mais forte do mundo, mas ele acaba encontrando alguém mais forte que ele, ele pode ser capaz de carregar os objetos mais pesados do mundo, mas existe coisas que podem ser mais pesadas que o mundo, ele pode ser capaz de beber qualquer coisa que ele tente beber, mas ele é incapaz de beber qualquer coisa que o mundo possa oferecer. A realidade, no final, é que Thor pode ser o ser vivo mais superior de todos, mas ele sempre tem que aprender que há entidades mais poderosas capazes de coloca-lo em seu verdadeiro lugar.
Trazido pelas mãos da FTD, a obra ganha uma carga didática ainda maior ao transcender o simples padrão de trazer uma moral no final de tudo. O editorial é iniciado por uma pequena atividade de conhecimento básico sobre o que se pode esperar dessa lenda, esquentando as expectativas para o relato em si e, após a história, trazendo algumas questões abertas com objetivo de ajudar seu leitor a fixar a narrativa, refletir sobre o mesmo e ir mais a fundo na obra, tudo complementado pelas belas ilustrações de Allan Arello, que deixa a história mais transparente desde a capa até seu miolo.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Thor na Terra dos Gigantes Autor: Nicole Irving Editora: FTD |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.