Resenha | A Coroa de Ptolomeu

Nota
5

“A essa altura, eu deveria voltar e explicar o que estava acontecendo.
Só tinha um problema: eu não fazia ideia do que estava acontecendo.”

Percy Jackson já teve muitos encontros estranhos durante sua curta vida, mas nenhum tão estranho quanto este. Meses atrás, ele cruzou o seu caminho com o do curioso Carter Kane, um mago egípcio que o ajudou a confrontar um gigantesco crocodilo que virou Long Island de cabeça pra baixo. Poucas semanas depois, sua namorada Annabeth conheceu a irmã de Carter, Sadie, em uma missão bizarra que envolvia uma divindade híbrida que absolvia poderes gregos e egípcios.

Agora, quatro semanas depois, Annabeth apareceu em seu apartamento dizendo que tivera um sonho ruim e que, em vez pegarem um cineminha e aproveitar o sábado como bons namorados, eles precisavam se arrastar até a ponta de Manhattan e pegar uma barca para Governors Island onde, segundo Athena, sogra de Percy e deusa da sabedoria, um inimigo poderoso se erguia.

E foi assim que a dupla acabou no olho de um furacão bizarro, orquestrado por um Elvis Presley nanico cercado por serpentes aladas extremamente mortais. Enquanto o mundo grego e egípcio entram, mais uma vez, em colapso, os semideuses precisam de toda ajuda possível, chamando assim os irmãos Kane para uma nova aventura… ou deveríamos dizer enrascada?

Enquanto Setne tenta, a todo custo, se tornar um imortal, Percy, Annabeth, Carter e Sadie vão precisar utilizar todos os seus dons para deter o mago, mesmo que para isso eles precisem ir além do que imaginam, chocando de vez os dois universos.

Após a empolgante construção formada no conto anterior, Rick Riordan nos presenteia com o derradeiro confronto de seu crossover, trazendo um final maravilhoso para sua jornada até aqui. A Coroa de Ptolomeu marca o final que tanto esperamos, em um tom agradável e empolgante que nos fisga desde suas primeiras linhas.

Narrado por Percy, o conto traz um tom acelerado e urgente, mas sem nunca perder o humor característico que nos conquistou na primeira saga do herói. A leitura fácil e divertida nos enche de saudosismo, trazendo tudo aquilo que sentimos falta em Heróis do Olimpo enquanto ganha um ar épico a cada página virada.

Tio Rick sabe bem como aproveitar suas pontas soltas, demostrando um cuidado magistral com seu universo enquanto tira o máximo proveito daquilo que criou. O encontro entre os quatro heróis é sublime, e cada um dos personagens tem sua importância na trama, demostrando que é exatamente a mistura entre eles que engrandece o projeto. É impagável acompanhar o trabalho em equipe, intercalando seus poderes e trazendo dinâmicas inenarráveis que levaram os fãs a loucura.

Setne é outro ótimo acerto para trama. Espalhafatoso e bastante sagaz, o mago utiliza as fraquezas de seus inimigos para conseguir o que quer. Utilizando bem seus dons, ele consegue manipular e quebrar as barreiras mentais que lhe são impostas, sendo assim um verdadeiro incômodo para aqueles que se colocam em seu caminho, o que demostra ainda mais que ele é o oponente perfeito para a conclusão da jornada.

A editora Intrínseca ainda nos presenteia com o primeiro capitulo da próxima saga do autor, abrindo um novo capítulo para o Riordanverse com uma mitologia totalmente nova. A qualidade da edição é memorável, assim como o cuidado para entregar uma leitura decente que não incomodo nos olhos vidrados nos e-books por aí.

Repleto de uma nostalgia latente e trazendo o melhor entre os dois mundos, A Coroa de Ptolomeu é uma ótima conclusão para um crossover tão aguardado. Com uma dose de acidez característica, o livro traz tudo aquilo que esperávamos de um grande encontro, nos deixando com um gosto de quero mais enquanto nos perguntamos o que o autor trará a seguir… afinal, se essa nova porta foi aberta não custa nada trazer mais encontros assim a tona.

“Se vocês querem deter Setne, precisam do poder de um deus. Temos que agir agora. Juntos, triunfaremos!
Vamos fazer um banquete com a carcaça daquele mago metido a besta!”

 

Ficha Técnica
 

Livro 3 – Os Heróis do Olimpo & As Crônicas dos Kane

Nome: A Coroa de Ptolomeu

Autor: Rick Riordan

Editora: Intrínseca

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *