Resenha | Histórias Assustadoras para Contar no Escuro

Nota
3.5

“A maioria das histórias de arrepiar existe, é claro, para ser contada.
É assim que elas se tornam ainda mais assustadoras.
Mas a maneira como você as conta faz toda a diferença.”

Todo mundo gosta de uma boa história de terror. Seja pela suspensão da descrença, com uma nebulosidade nos toques sobrenaturais que arrepiam nossa espinha, seja pelas boas risadas que saem facilmente após assustar o próximo ou, até mesmo, pelo misto de emoções de algo que não nos causa perigo de verdade, mas que proporciona um divertimento oportuno.

A grande verdade é que boas histórias são passadas de geração em geração, contadas nas horas mais sombrias e sendo perpetuadas no imaginário coletivo. Alvin Schwartz sabe bem disso, e é por esse motivo que decidiu transcrever histórias assombradas do folclore estadunidense, trazendo a um novo público seus relatos macabros.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro traz uma coletânea de contos e narrativas que transcendem o imaginário popular, resgatando as raízes de seu país no simples prazer em se contar uma boa história a meia voz. O livro não só narra seus relatos, mas nos convida a aprender a conta-los, trazendo dinâmicas saudosistas que invocam muito mais do que ousamos imaginar.

Sendo o primeiro livro da trilogia Scary Stories, e o único lançado em solo brasileiro, a obra abraça sua proposta com maestria, trazendo contextos arrepiantes que dialogam diretamente com o leitor. O livro não tem medo de sua morbidez, encarando o lado mais macabros do folclore norte-americano enquanto desenvolver assuntos profundos com o público infantil.

A mortalidade e o reflexo de certas épocas na narrativa trazem um choque presencial que, talvez, passe despercebido nos adultos mas marcam profundamente as crianças que põem as mãos na obra. Tais questões levaram a um pedido de banimento dos volumes em solo americano, o que só serviu para popularizar a obra e engrandecer seu conteúdo.

Dividido por capítulos, o livro vai orquestrando sua desenvoltura, associando os contos com as descrições narradas ao início de cada parte enquanto nos entrega tudo que precisamos saber antes de lê-los. Cada divisão traz uma nova construção textual que enreda temáticas significativas que amarram cada um dos textos de uma maneira precisa e organizada.

Os contos tem uma passagem curta e direta, que remete bem aos casos narrados a sombra da noite, com o intuito único de assusta todos aqueles que estão ao nosso redor. Seja os narrados em voz alta, ou aqueles para serem lidos tarde da noite, cada um agrega de uma maneira distintas para o capítulo na qual está inserido.

O autor ainda nos presenteia com uma seção de notas que engrandecem ainda mais a leitura, trazendo informações sobre as origens dos contos e as modificações populares ao longo da narrativa boca-a-boca.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro traz uma leitura interessante que, embora não consiga assustar as gerações atuais, ainda traz um marco profundo na cultura pop. Seja pela nostalgia de ler contos assombrosos, ou pelo divertimento ao relembrar antigas histórias, cada nova página desperta um misto de emoções que nos deixam saudosos daquilo que vivemos em tempos mais simples.

 

 

Ficha Técnica
 

Livro Única

Nome: Histórias Assustadoras para Contar no Escuro

Autor: Alvin Schwartz

Editora: José Olympio

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *