“Amazônicas, ao meu comando…”
Num passado alternativo, quando Berê, a mãe da Jumenta Voadora, iniciou seu plano de vingança em Sococó da Ema, não havia um Xavecão para interferir, o que fez com o plano de aprisionar o espirito de Cebola em uma máscara, assim como já havia acontecido com Mônica, Cascão e Magali, fosse finalizado, fazendo com que a Jumenta pudesse ter os quatro Guardiões da Soleira ao seu lado, matando centenas de inocentes e a tornando praticamente invencível. Mas cada máscara dava um suplemento a seu guardião, e a máscara de Cebola aumentou tanto seu intelecto e sua ganância por poder que o fez se virar contra sua mestre, usando os outros guardiões para bani-la e iniciando seu plano de dominação mundial.
Desde a chegada de Xavecão no presente, sempre ficou no ar a curiosidade sobre a história do futuro desastroso do qual ele veio, o que aconteceu de tão terrível para que ele voltasse para impedir os planos de Berê e iniciar os eventos que vão desencadear o fim do mundo? A resposta para uma parte dessas perguntas vem na edição de Fevereiro de 2015 da Turma da Mônica Jovem, mais uma das edições roteirizadas por Emerson Bernardo de Abreu e a oitava parte da Supersaga do Fim do Mundo. Depois dos eventos de Férias na Praia, que nos levaram para uma última página cheia de mistério, somos jogados na explicação do futuro tenebroso do Limoeiro, um futuro onde finalmente entenderemos os poderes de Magali e o que se esconde atrás da transformação do inocente Xaveco no bruto Xavecão, além de termos uma chance de entender a história de amor entre Xaveco e Denise, que tanto é citada e nunca explicada.
Expandindo completamente a mitologia, a trama separa os quatro protagonistas da franquia em quatro grande potencias, sendo Mônica e Cebola os dois lados de uma grande guerra entre meninos e meninas (sendo Xaveco o único menino que se aliou às meninas), e nos mostrando Cascão e Magali se isolarem para criar seus próprios reinos de perdição. Depois que Cebola se tornou o grande monstro, Franja o ajudou a criar um supervírus que infectou todos os computadores do mundo, o que fez com que Cebola pudesse, em apenas um ano, controlar todo o mundo e criar um exercito robótico capaz lutar e submeter toda a população do mundo, o que acabou fazendo Mônica, com seus aliados, se isolarem, se fortalecerem e fundarem o grande exercito rebelde. Longe dali, na Torre do Vento Norte, o único lugar onde os domínios de Cebola não eram capazes de ir, se tornou o reino pessoal de Maga Li e sua mente enlouquecida pelo Poder da Lua e da Casa de Hécate, o mesmo poder que destruiu Viviane, Ramona e Tia Nena. Em algum lugar desconhecido, Cascão se isolou completamente e aceitou o legado de seu sangue, se tornando o novo portador dos poderes do seu tio, Capitão Feio, e buscando sua própria forma de dominação mundial.
Num mundo onde os meninos foram transformados em poderosos robôs de combate e as meninas tiveram que explorar todas as suas habilidades para serem moldadas como guerreiras implacáveis, Emerson aproveita todos os elementos que já fazem parte do universo da TMJ para fortalecer seu enredo, como é o caso da aparição da Casa Fora do Tempo ou a citação ao casamento de Mônica e Cebola, tudo para nos mostrar os perigos que esperava o Limoeiro no futuro se Xavecão não tivesse interferido, mas também nos deixando claro que tudo a partir de agora vai ser uma surpresa, que o fim do mundo está a caminho e virá de uma forma completamente inesperada, algo que só alimenta a nossa curiosidade sobre o que é a Serpente. Indo além da fantasia e da imaginação que conquistou a todos os leitores da Turma da Mônica Jovem, Sombras do Futuro é um dos mais gostosos enredos da franquia, mostrando que a maestria delirante de Emerson ainda existe e ainda é capaz de cativar e criar ainda mais perguntas, que podem nos prender por mais inúmeras partes da Supersaga do Fim do Mundo TMJ, brincando com os conceitos de paradoxo temporal em uma trama repleta de mistério, ação e terror.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.