Review | Elite [Season 4]

Nota
3.5

“Eu preciso que me conte o que viu nessa noite.”

Mais um ano letivo começou no colégio Las Encinas, e com ele houve uma grande mudança na gestão: Benjamín Blanco foi contratado para assumir a direção da escola, demitindo Azucena de Muñoz, para combater os crimes que ocorreram nos últimos anos. A chegada de Benjamín veio acompanhada dos “Benjaminos”, seus três filhos, os gêmeos Ariadna “Ari” BlancoPatrick Blanco e a caçula Mencía Blanco, além de ter chamado a atenção de um principado da Europa Central, que decidiu matricular o príncipe herdeiro ao trono, Phillipe Florian Von Triesenberg, na escola espanhola. Se o novo ano já estava cheio de pendencias morais para serem resolvidas, a chegada do príncipe e dos Benjaminos surge como faíscas num barril de pólvora, iniciando uma sequencia de eventos que termina com mais um morte: Ari Blanco é empurrada em um lago e acaba ficando entre a vida e a morte depois de se afogar. Mas quem a empurrou? Por que mais esse crime foi cometido?

Depois das revelações das quatro partes de Élite: historias breves, fica claro que muitas questões internas dos personagens está precisando de resolução, e a chegada da quarta temporada do show em 18 de junho de 2021 parecia o momento perfeito para explorar todas essas questões, mas a produção criada por Carlos Montero e Darío Madrona trata de forma morosa todas essas questões. Fica claro desde os trailers quais os alvos de cada um dos novatos, já sabíamos que veríamos Phillipe envolvendo Cayetana com seus encantos, que veríamos Ari em meio a uma disputa de SamuGuzmán, que teríamos Patrick afastando Ander e Omar, e teríamos Rebeka sendo cercada pelas investidas de Mencía, mas a temporada conseguiu ir além nesses pontos ao tornar todas essas situações muito mais complexas e cheias de desdobramentos, o que nos deixa ainda mais fisgados aos eventos que envolvem esses novatos do que na investigação do assassinato de Ari. Apesar de a série mostrar completamente independente dos eventos de Élite: historias breves, ela consegue mostrar o quanto o spin-off é um material adicional proveitoso ao fazer certas referencias aos eventos da série filha, como o restaurante onde Samu está trabalhando atualmente ou um certo anel que não sai nunca da mão de Ander.

Temos uma grande renovada para o elenco da série, principalmente pelo fato de apenas Arón PiperClaudia SalasGeorgina AmorósItzan EscamillaMiguel Bernardeau Omar Ayuso continuarem no elenco regular da série, cada um dos seis com sua própria trama para desenvolver, com seus próprios crescimentos e evoluções. Tudo começa com os personagens de Itzan e Miguel, que começam a passar por uma pequena regressão em suas personalidades depois que começam a ter problemas em suas relações, enquanto Samu parece mais rancoroso com a forma como sua relação com Carla acabou, o que o leva a ser mais decidido e intenso na sua eterna luta pelo espaço dentro do colégio, Guzmán está afundando nos problemas do namoro a distância com Nadia, o que os leva a um brutal rompimento e acaba jogando o playboy nos braços de Ari, o que inicia uma guerra particular entre Guzmán e Samu. A personagem de Georgina parece estar numa enorme maré de redenção quando cai nos braços de Phillipe, o príncipe é extremamente cercado de regras de segurança que fazem a faxineira sofrer a medida que o namoro deles vai avançando, o herdeiro do trono quebra completamente sua confiança ao grava-la transando com ele, e agora ele precisa recuperar o coração da plebeia enquanto ela precisa encarar todo o sofrimento da relação entre classes. Os personagens de Arón e Omar precisam encarar todos os percalços que afetaram o namoro deles, e tudo começa a estremecer ainda mais com o surgimento de Patrick, sempre cercando Ander e despertando uma intensa tensão sexual com ele e Omar, o que pode colocar em risco a relação dos dois. Por fim temos a personagem de Claudia, que criou um muro ao seu redor depois de ser traída por todos em que confia, ela foi largada por Samuel e arrastada pelos crimes de sua mãe, mas tudo pode melhorar quando ela conhece Mencía, ou não, afinal novos amores podem vir com novas traições.

Para completar o elenco, temos a chegada de Pol GranchManu Ríos, Carla DíazMartina CariddiDiego Martín e Andrés Valencoso, novas caras que trazem também novos dilemas e novas confusões para o Las Encinas e seus arredores. Pol vive um Philippe problemático, ele é um príncipe franco-espanhol com um currículo cheio de benfeitorias e pompa, mas sua chegada desestabiliza todos os alunos quando vem acompanhada de inúmeras regras de seguranças e limitações para os alunos, o que faz com ele seja imediatamente excluído por todos ao seu redor, e o que acaba abrindo uma brecha para que ele se aproxime de Cayetana e precise passar por um bom choque de realidade, ao mesmo tempo que afunda a ex-golpista em um mundo de deslumbre. Manu é o mais intenso dos gêmeos Blanco, ele tem uma personalidade forte, instável e impulsiva desde que sobreviveu ao acidente de carro que matou sua mãe, desde que precisou ficar dois anos preso a uma cama e quase tetraplégico, o que o faz ir com tanta fome para cima da relação de Ander e Omar, mexendo com os sentimentos dos dois e virando suas vidas de cabeça pra baixo. Carla vive uma Ari perfeccionista e muito competitiva, ela assume o papel de controle sobre os irmãos quando sua mãe morre e acaba se tornando um rancorosa e odiosa pessoa, capaz de despertar a raiva de todos ao seu redor e, como era de se esperar, dar a todos um ou mais motivo para querer vê-la morta.

Martina vai fundo na rebelde Mencía, a primeira a se opor a todas as regras do seu pai, a primeira a desafiar os conceitos de menina boa e pronta para iluminar a vida de todos que dela se aproximam, mas sua luz serve apenas para esconder todos os seus segredos obscuros, todos os seus problemas e todos os seus traumas, um segredo que a arrasta para uma vida perigosa de prostituição, uma vida que pode até afasta-la de sua nova paixão, Rebeka. Diego vive o patriarca dos Blanco, o novo diretor de Las Encinas e o maior carrasco para todo o corpo estudantil, ele é desafiador e frio, ele sempre culpa Mencía pela morte de sua esposa, ele acaba sendo permissivo demais com os gêmeos, e acaba cedendo demais às ideias raivosas de Ari, o que o torna um vilão cada vez mais implacável e cego para as verdadeiras necessidades e problemas que existem em sua família. Já Andrés surge como um personagem de fundo de toda a trama, mas que mostra seu grande valor nos episódios finais. Interpretando Armando, ele é quem guia Mencía até a obscura vida da prostituição, é ele quem faz Mencía afundar no seu pior lado, e é ele quem carrega um segredo capaz de mexer violentamente na vida de todos em Las Encinas. Mina El Hammani Eva Llorach voltam apenas como uma participação, enquanto a Nadia de Mina surge apenas nos primeiros episódios para desenvolver a história de Guzmán, a Sandra de Eva volta como a, cheia de segredos negros, mãe de Rebe, ela quer sempre proteger sua filha e não mede esforços, nem mesmo quando volta a traficar em segredo.

Numa tentativa esforçada de se renovar completamente, a quarta temporada de Élite parece nos levar de volta ao passado e revisitar a proposta que garantiu seu sucesso no primeiro ano. Ari lembra vagamente da estupenda Lu assim como Mencía parece ser vagamente inspirada em Marina, um clima que acaba deixando cada vez mais clara a falta que faz a presença de Lu e Carla, mas algo que realmente muda positivamente é o background na produção, tudo pelo fato de Ari não estar realmente morta, a garota entrar em coma só faz a tensão ficar ainda maior, dessa vez a principal testemunha do crime pode estar presente e revelar, a qualquer momento, a identidade verdadeira do ‘assassino’. Elevando os hormônios adolescentes ainda mais, a série acaba se apoiando, incomodamente, no impulso sexual juvenil, nos levando por uma temporada decorada com diversas cenas de sexo a cada episódio, o que se torna forçado em certo ponto, deixando no ar uma ideia de que a série se perdeu em seu enredo, e que o potencial encontrado não foi bem explorado, o que acaba prejudicando ainda mais a atmosfera do show e garante que essa se torne a pior temporada da série.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *