Seguindo o nosso Especial MitoloGeek, vamos até o Japão para conhecer mais uma entidade que já apareceu na cultura pop, os Bake-Danuki.
No Japão é muito comum encontrar os Tanuki, uma espécie de canídeo popularmente conhecido como Cão-guaxinim japonês, que é uma subespécie do Cão-guaxinim asiático. Eles são animais tão populares que é comum encontrar estatuas deles em frente a lojas e restaurantes no Japão, já que muitos acreditam que eles atraem fortuna para os estabelecimentos, sua grande barriga representa a calma para tomar decisões, seu grande rabo representa força e seus testículos grandes simbolizam sorte. Os Tanuki são tão famosos que acabaram sendo transformados em uma roupa em alguns jogos do Mario, lhe dando o poder de se transformar em estátua e voar. Mas além dos Tanuki, há ainda uma ramificação desses animais que figura no folclore japonês e provérbios, sempre sendo descritos como um espírito que pode mudar de formas e pregar peças nos humanos: os Bake-Danuki.
Os Bake-Danuki são considerados uma espécie de yōkai metamorfos, que vivem entre os Tanuki e sempre é descrito como um animal estranho, que pode mudar de formas e pregar peças nos humanos. Eles são citados no Nihon Shoki, um dos livros mais antigos da história clássica japonesa, no capítulo sobre a Imperatriz Suiko, quando se fala que os Bake-Danuki “se transformam em humanos e cantam canções”. Há regiões do Japão onde esses seres são conhecidos por ter habilidades semelhantes às Kitsune, podendo se transformar em outras coisas ou pessoas e até possuir seres humanos. Esses seres são muito travessos e alegres, possuindo uma personalidade mais ingênua e costumando se transformar em outras pessoas e até objetos, o que os distingue das Kitsune, que são muito sérias. Os Bake-Danuki adoram saquê, o que faz com que seja comum ver representações suas segurando uma garrafa de saquê em uma mão e uma nota promissória na outra (simbolizando as contas que eles nunca pagam). Há relatos de que eles pegam folhas e transformam em dinheiro, para enganar os outros.
Existem muitos Bake-Danuki extremamente famosos, cada qual popular em determinadas regiões e/ou histórias. Na Ilha de Sado existe Danzaburou-danuki, um Bake-Danuki que era o comandante supremo dos tanuki da região e é conhecido por criar paredes para bloquear o caminho das pessoas à noite, enganar as pessoas com miragens e vender folhas de árvores como se fossem feitas de ouro, segundo algumas lendas, em Sado não existem Kitsunes por que todas elas foram banidas por Danzaburou. Em Tatebayashi se conhece Bunbuku Chagama, um Bake-Danuki que servia a um monge chamado Shukaku e se transformava em bule de chá, um bule com chá fervido que nunca acabava. Na Ilha Awaji vivia Shibaemon-tanuki, que tinha o costume de guiar humanos que se perdiam no Monte Mikuma enquanto estavam bêbados e acabou morrendo atacado por um cachorro grande quando se disfarçou de humano para assistir uma peça muito popular chamada Nakaza, segundo os boatos, a morte do Bake-Danuki fez com que a peça fosse amaldiçoada a se tornar um fracasso. Em Yashima, existe Yashima no Hage-tanuki, que é um descendente de um Bake-Danuki que quase foi morto por um tiro fatal de flecha mas acabou sendo salvo por Taira no Shigemori, segundo a lenda, jurou proteger o clã Taira, uma tarefa que foi assumido por sua linhagem, passando a se tornar o papel de Yashima no Hage-tanuki.
Em Genshin Impact, é comum encontrar alguns Bake-Danuki vagando pelas florestas e se transformando em objetos. No jogo, há duas histórias notáveis envolvendo esses seres: a primeira delas é sobre um conflito que surgiu entre o líder do Bake-Danuki, Ioroi, e uma Kitsune, o que fez a maioria desses seres ser punido com a prisão em estatuas (que podem ser vistas por toda a Floresta de Chinju); a segunda é na quest “Home Lies Over the Ocean”, onde levamos uma carta para a família de Atsuko e percebemos que uma Atsuko falsa está na casa, no decorrer da quest é revelada que a Atsuko falsa é na verdade um Bake-Danuki que se transformou na moça. Um Akuma no Mi não-canon de One Piece é o Inu Inu no Mi Modelo: Bake-danuki, que dá aos seus usuários o poder de se transformar em um Tanuki.
Em Smite um dos personagens jogáveis é Danzaburou, o Bake-danuki da Ilha de Sado, e o personagem inclusive tem uma skin chamada “Bake-danuki”. Yashima no Hage-tanuki aparece no filme PomPoko – A Grande Batalha dos Guaxinins, do Studio Ghibli. No jogo Millennium War Aigis existe uma personagem chamada Yashima (o que pode ser uma referencia a Yashima no Hage-tanuki) que possui ataques chamados “Pom Poko Transformation” e “Ayakashi Tanuki’s Great Parade”. No game Doodle Champion Island Games, Tanuki, um dos Sete Campeões Lendários, é um Bake-danuki que gosta de se esconder ao se transformar em objetos, como uma chaleira.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.