Nota
“Conheci a garota com quem vou me casar”
Alana Kane é uma jovem de 25 anos do Vale de São Fernando, Califórnia, que trabalha como assistente de fotografo, e é nesse trabalho que ela acaba conhecendo Gary Valentine, um insistente adolescente de 15 anos cheio de orgulho por ser um ator mirim, uma dupla que se aproxima em meio ao caos da década de 1970 e vive uma discreta história de amor. Alana é uma garota problemática, a caçula de sua família que vive conformada em um emprego mediano, mas a chegada de Gary em sua vida, um menor de idade que luta pelo seu coração e abala sua consciência, começa a tirar seu mundo de orbita, o jovem galanteador e precoce demonstra sempre o prodígio que é, levando Alana pra o seu mundo da atuação e do empreendedorismo.
Paul Thomas Anderson já é considerado um dos mais conceituados cineastas e roteiristas da Hollywood do século XXI, mas o oscarizado diretor resolve mudar de ares e aposta numa narrativa mais leve, escrevendo e dirigindo um coming of age bucólico que se desenrola ao redor de um romance complicado, apesar de encontrar algumas cenas insanas e até cansativas, e rapidamente se caracteriza como um enredo familiar, tendo até o direito da participação de Maya Rudolph, esposa de PTA, e da família Haim. Numa intensa jornada de encontros e desencontros, o longa supera expectativas e nos envolve com sua simplicidade, as conexões da vida real permeiam a tela e se consolidam no filme, o que justifica todo o sentimento envolvido, como se estivéssemos vendo uma trama Pixar menos familiar e mais carne e osso.
No papel da profunda Alana, temos a estreante Alana Haim, guitarrista da Banda Haim, vivendo uma personagem que é a clara representação da incerteza, da busca pela identidade e da incerteza comum a praticamente todos que estão adentrando a idade adulta, ela parece não saber exatamente onde se encaixar, e é justamente essa oposição a Gary que marca a construção e evolução que Alana tem no filme (tanto a atriz quanto a personagem). Ao seu lado, vivendo suas irmãs no filme, temos Danielle e Este Haim, irmãs de Alana na vida real e suas companheiras de banda, marcando o reencontro de PTA com a banda a qual dirigiu vários clipes, o que torna a dinâmica da protagonista com sua família ficcional ainda mais natural. Contracenando com Alana, temos o estreante Cooper Hoffman, filho do falecido Philip Seymour Hoffman, que surge avassalador (assim como Alana) vivendo um Gary que está em busca de acertar, ele aposta em suas crenças e tenta achar um negocio que possa engatar, passando pelos engraçados Colchões D’água do Bernie Gordo e até sendo surpreendido pela crise petrolífera de 1973, sendo a maior representação de crescimento e entrada na vida adulta do longa. O longa ainda conta com participações, extremamente cooperativas, de Sean Penn, Tom Waits, Bradley Cooper e John C. Reilly, que vivem personagens pontuais na vida dos protagonistas, mas que deixam suas marcas.
Com tramas coloridas e dilemas incomuns, Licorice Pizza nos captura pela curiosidade que ele oferece, nos envolve pela busca por entender seu título inusitado, e nos agrada pela sua atmosfera confortável, deixando espaço suficiente para explorarmos todo o potencial de seus protagonistas estreantes. Não a toa, a produção foi aclamada nas premiações, levando a ser eleita como um dos melhores filmes de 2021 pelo American Film Institute, ganhar três prêmios do National Board of Review, incluso o de Melhor Filme, além de quatro indicações no 79º Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme, oito indicações no 27º Critics ‘Choice Awards, incluindo o de Melhor Filme, e três indicações ao Oscar 2022, incluindo Melhor Filme. Com um roteiro que parece um recorte da infância de PTA, a obra se fortalece por seus movimentos de câmera precisos, sua trilha sonora impactante e sua ambientação reconfortante.
“Se me pedir para ser mais sexy, vai ser foda!”
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.