Resenha | A Guardiã de Histórias

Nota
4

No mundo de MacKenzie existe o Exterior, o Arquivo, os Estreitos e o Retorno. Um universo onde os mortos são chamados de “Histórias” e ficam guardados em um lugar conhecido como “O Arquivo”. Para manter as Histórias em segurança, o Arquivo possui Guardiões, pessoas responsáveis por garantir que estas Histórias jamais deixem o Arquivo ou fujam para o mundo exterior. É dentro desse universo que conhecemos Mackenzie Bishop, uma jovem de 16 anos, Guardiã, que acaba de perder seu irmão mais novo e seu mentor e avô.

Para a jovem, ser uma Guardiã não é fácil. Além do seu trabalho ser uma lembrança constante da morte do seu irmão, ela precisa mentir para seus pais e amigos para justificar seus desaparecimentos repentinos. Tudo piora quando Mackenzie descobre que alguém tem alterado as histórias de forma proposital, apagando capítulos importantes da sua memória. Isso faz com que ela comece a fazer perguntas sobre o funcionamento do Arquivo, mas as respostas para as suas perguntas podem custar muito caro.

O ponto forte do livro é os personagens e como eles interage entre si. Victoria Schwab conseguiu criar diálogos realmente divertidos e personagens com quem a gente realmente consegue se identificar. Eu conseguia sentir o peso da tristeza da perda do irmão e do avô enquanto a personagem conversava com as outras pessoas, eu conseguia visualizar suas expressões, suas preocupações e, nesse ponto, ela soube passar muito bem as emoções que queria.

Ousado, criativo, intrigante, melancólico, com toque de macabro e terror. Esses são os ingredientes de A Guardiã de Histórias, um livro que se passa em um mudo totalmente diferente, complexo e que me surpreendeu muito.

Um ponto forte do livro: O luto. Embora muitos dos livros adolescentes da atualidade lidem com morte, no caso da fantasia, a maioria se desvia do luto usando de artifícios. A Guardiã de Histórias vai por outro caminho, mostrando ao leitor o processo de aceitação e a problemática familiar de lidar com o falecimento de alguém importante. Mais do que isso, a história permite entender e sensibilizar com tal sentimento. A dor de uma ausência física e afetiva, os resquícios de dor que permanecem muito tempo depois da perda, a estranheza de se referir a alguém no tempo pretérito.

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – The Archived

Nome: A Guardiã de Histórias

Autor: Victoria Schwab

Editora: Bertrand Brasil

Skoob

Nasci em 2001, pernambucana de muitos sonhos e amores que faz dos livros o portal para o conto de fadas que deseja viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *