Review | Elite: Histórias Breves [Patrick]

Nota
4.5

“Eu vou pra uma cabana, no meio da floresta, no meio do nada.”

O clima na casa dos Blanco está agitada. Ari acabou de voltar do hospital, Mencía ainda está se recuperando dos traumas que viveu, Benjamín está mais rigoroso do que nunca e Patrick ainda está perdido em meio da loucura que mergulhou, e com a proximidade do Natal, época em que a mãe dos três irmãos morreu, nem a tentativa de Ari de reviver o amor familiar é capazes de dissipar a sombra que agora cobre os membros dessa família. Num ultimo rompante de fuga, Patrick resolve que irá se isolar nesse Natal, indo passar uns dias numa cabana no meio da floresta, longe de tudo, de todos e, se possivel, longe das redes sociais e do celular, mas as vezes o maior desafio surge onde menos esperamos. Para a surpresa de Patrick, próximo a sua cabana está sendo organizada uma pequena rave gay natalina, e parece que os participantes da festa se interessaram num certo galã isolado e transferem a festa diretamente para dentro da cabana.

Depois do grande sucesso que foram as quatro primeiras ‘temporadas’ da minissérie spin-off intitulada Elite: Short Stories (que no Brasil se tornou Elite: Histórias Breves), a Netflix decidiu repetir a experiencia no intervalo entre a quarta e a quinta temporada de Elite, aquecendo o publico para a próxima temporada com três novas histórias breves, na forma de três minisséries com três episódios de cerca de 10 minutos, todas seguindo a temática de férias e final de ano e estreando entre 15 e 23 de dezembro de 2021. Patrick é a terceira, e última, delas, disponibilizada pelo streaming no dia 23 de dezembro, e traz uma nova visão sobre o significado de retiros, visto que a busca por iluminação de Patrick o leva diretamente para uma situação que ele tanto foge, e que acaba sendo o momento em que ele se entrega mais plenamente a sua autorreflexão, que ele finalmente entra na trilha correta para encontrar seu verdadeiro eu e se aproxima da possibilidade de encontrar uma motivação.

Manu Ríos, que praticamente carrega o enredo nas costas no papel de Patrick, evolui de uma forma inimaginável, em meio a uma situação impensável, no decorrer do especial. Uma enorme dose de Quetamina surge como chave para que Patrick mergulhe numa viagem extremamente introspectiva, envolvendo seus traumas, seu passado, seus medos e suas tristezas, uma jornada claramente inspirada na que Scrooge faz em seu próprio Natal. Levando Patrick na brisa que o faz reviver o passado está Manu (Xoán Fórneas), o equivalente ao Fantasma do Natal Passado que o coloca cara a cara com a culpa que o consome há anos, algo que só se completa com a brisa que Gastón (Junior Mbengani) o leva, representando o Fantasma do Natal Presente ao lhe fazer refletir sobre os efeitos que o Natal tem em seus familiares depois da morte da matriarca. O grande destaque do especial acaba sendo Beni (Ivan Pellicer), que ora surge como uma consciência para Patrick, quase parecendo um anjo em meio ao antro de drogas, e ora como o Fantasma do Natal Futuro, levando Patrick a enxergar as consequências que o isolamento de Patrick pode ter para a sua família, o quanto a sua ausência pode os impactar.

Poderosa e emocionante, Elite Histórias Breves: Patrick pega um dos personagens mais fúteis da série para protagonizar o melhor entre os spin-offs dessa segunda leva, a minissérie é capaz de mostrar que a viagem de Patrick para uma cabana na floresta pode gerar consequências inesperadas e significativas. A alegoria dos Fantasmas de Scrooge ganha uma roupagem totalmente nova nas mãos dos roteiristas de Élite, conectando o fato de Patrick se sentir sufocado pela família com sua jornada em meio às tentações e às drogas para entregar uma história verdadeiramente emocionante sobre o quanto o garoto se importa de verdade com suas irmãs, mesmo que seja incapaz de demonstrar. A conexão que surge entre Patrick e Beni, mesmo que seja rápida e sem muita base, poderia facilmente ser transportada para a trama principal e desenvolvida de uma forma mais profunda, principalmente pelo potencial que Beni parece demonstrar em ajudar Patrick a se encontrar e crescer mental e espiritualmente. As lembranças dolorosas fomentadas pelas alucinações envolvendo sua família mostram uma nova camada em Patrick, que provam que pulsa um coração em seu peito e que ele está disposto a mudar junto com sua família.

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *