Chegando a mais um capitulo do nosso Especial MitoloGeek, é chegado o momento de viajar para as terras Europeias, conhecer sobre a cultura eslava praticada há anos atrás pelos povos indo-europeus que viviam principalmente na Europa central e oriental, mais especificamente para conhecer sobre o grande deus ferreiro e do fogo celestial, Svarog.
Antes do cristianismo chegar à Rússia, a região era habitada principalmente pelos eslavos, que seguiam uma religião politeísta muito semelhante a tantas outras religiões da região proto-indo-européia. Entre os diversos deuses adorados pelos eslavos, está Svarog ou Svarogo (Сварогъ ou Соварогъ), o deus ferreiro considerado por muitos como o deus supremo dos eslavos orientais, chegando até a ser considerado como o pai de Svarjich ou Svarojich (Сварожичь ou Сварожець), deus eslavo do fogo, ou como sendo eles dois o mesmo deus. Seu nome vem do radical SVAR, que significa calor ou luz, com o sufixo -OG, sendo o proprio svar derivado de SUR, que significa brilhante, o que fortalece a crença de que Svarog seja realmente o deus do fogo.
Infelizmente a cultura eslava é escassa em informações, o que dificulta a muitos estudiosos entender mais a fundo sobre a história e a identidade de todos os deuses, criando duvidas quanto a certos nomes serem outros nomes para um mesmo deuses ou nomes de dois ou mais deuses. A cultura eslava ainda inclui em seu panteão um deus chamado Svarozhits (Сварожиць) ou Svarozhich (Сварожичь), que alguns estudiosos acreditavam ser um nome de um filho de Svarog, mas a grande maioria surgere que o sufixo -IĆ significa jovem ou pequeno, fazendo com que Svarozhits seja na verdade jovem Svarog ou o diminutivo de Svarog, o que fez com que Aleksander Brückner (um estudioso polonês sobre a lingua eslava) acreditar que essa era uma forma que os lituanos usavam para tratar seus deuses com carinho. No geral, os registros sobre Svarog são encontrados apenas em alguns manuscritos, o que acabou deixando muito em aberto sobre os feitos e o poder desse deus. Há quem acredite que Svarog é o deus da criação eslava, tendo forjado o Sol na Pedra Alatyr e dado a seu filho, Dazhbog, a divindade solar eslava, e que das faíscas dessa forja ele criou todos os outros deuses, dando a eles seus propósitos.
Svarog era o nome de uma banda sérvia de doom metal que existiu até 1996, sendo notavel por ser uma das primeiras representantes do gênero na Sérvia. Na República Tcheca existe uma montanha chamada Zwercheck, mas que também é conhecida como Svaroh. Na polônia existe uma vila chamada Swarożyn, que muitos acreditam ter vindo do alemão Swarozino, uma pronuncia de Svarog. Existem crenças de que o sobrenome Swarovski é derivado de Svarog. Svarog é a marca de uma vodka croata premium triplamente destilada. Em Honkai: Star Rail, Svarog é o nome de um robô NPC de Belobog, um planeta que aparenta ter inspirações russas e eslavas, e que é uma relíquia adormecida de uma civilização antiga. Em Montenegro, nos Balcãs, existe um hotel chamado Hotel Svarog. Svarog é o nome de uma marca de vestuario paulista criada por Fábio Wodewotzky e que atua no Brasil. Na República Tcheca existe um time de futsal fundado em 2016 chamado Svarog FC Teplice.
Svarog’s Dream é um jogo de RPG onde o jogador controla uma alma que pula entre o submundo e o mundo aberto e interage com vários eventos e personagens num mundo aberto. Svarog também aparece na Marvel, tendo inclusive duas ‘formas’ na Terra-616: a primeira delas é o próprio deus eslavo, que aparece em 1000 DC para uma reunião do Conselho das Divindades para lidar contra a ameaça dos Celestiais, e a segunda delas é o héroi Svarog, uma construção criada por Dragana com base na armadura do Homem de Ferro para que ela possa lutar e proteger os transianos.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.