“Não posso me atrasar para o congresso de bruxos! Parece que os animais estão quietinhos agora!”
Lançada em junho de 2018, a edição número 38 da série 2 de Chico Bento vem com a história de capa Bicharada Esquisita e onde se Esconde, anunciando uma rápida paródia de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, longa lançado no mesmo ano e que é um derivado da franquia Harry Potter. Logo nessa história de capa vemos Chico chegando de uma viagem à cidade com seu primo, Zeca, carregando uma pesada mala, até que resolve parar perto da goiabeira do Nhô Lau, mesmo lugar onde um bruxo está sentado tirando um cochilo, o que permite que as malas acabem sendo trocadas e Chico, acidentalmente, liberte alguns animais peculiares em seu sítio.
Apesar de se desenvolver por apenas 23 das 65 páginas da edição, a história de Edson L. Itaborahy consegue trazer referências claras ao filme, com um Newt distraido perdendo sua mala de onde fogem um Pelucio, um Occami, um Erumpente, um Pássaro-trovão e quase foge um Zouwu, mas toda a trama se desenvolve justamente pela estranheza das críaturas, sem ir a fundo em suas identidades ou num contexto que explique o crossover, ele foca muito mais na diversão e na confusão da presença deles na roça e numa comparação do medo que o primo Zeca tem dos animas de lá. O gibi segue com A Moeda, uma rápida história protagonizada por Zé Lele onde mal temos fala e se desenvolve a partir do fato que Zé tropeça em uma pedra e derruba sua moeda no rio, o que o lança em um mergulho cheio de descobertas enquanto tenta encontra sua moeda. Vamos então para Tá Registrado, onde voltamos a ver Chico e Zeca juntos em uma trama voltada a criticar o habito de fotografar e postar tudo que se faz.
A História de Terror do Tio Tarugo é uma história da Turma da Mata, onde vemos Tarugo contando uma história de terror para três dos filhos de Coelho Caolho, o que resulta em uma jornada interessante de três coelhinhos assustados tendo que atravessar a floresta escura para voltar para a toca. A penúltima história, protagonizada por Chico e Zé Lele, é A Corrida dos Ovos, uma história de duas páginas que mostram a dupla bricando de corrida dos ovos e acabando por se envolver em uma baia problema com Giserda. Para finalizar temos Corre, Corre, Corre que a Onça Vem Atrás!, onde Chico está contando a seu primo, Zé Lele, sobre o pesadelo que viveu ao ser persseguido por horas por uma Onça que simplesmente desistiu de persegui-lo por uma motivo inesperado.
Apelando para a expectativa e o marketing do filme do The Wizarding World, a HQ diverte com suas referências e sabe sustentar sua trama, deixando explicações para o fato de a história não afetar o canône do gibi mas esquecendo de explicar a premissa que levou Newt a aparecer na Vila Abobrinha. Quanto aos outros roteiros, a HQ acaba encontrando altos e baixos com a diversidade das histórias, se deixando levar pelo público infantil para não investir um esforço maior em roteiros mais justificados com um humor mais inteligente, como o encontrado em A Moeda mas que acaba faltando em A Corrida dos Ovos, e uma coragem para arriscar mais, como é o caso de Tá Registrado e da história capa que tem muito a entregar mas acabam não sendo desenvolvida o suficiente para ocorrer de uma forma menos acelerada.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.