Mais um ano chegou com uma nova edição do Geek’oween, então que tal recomeçar a série de
matérias que explora detalhes sobre algumas figuras demoníacas mais populares
na sabedoria popular e no universo pop? O primeiro escolhido desse ano é
Pazuzu, O Rei dos Demônios dos Ventos.
As origens de Pazuzu remontam a aproximadamente 1000 anos a.C, quando ele era cultuado na Mesopotâmia. Conhecido por ser o rei dos demônios do vento, Pazuzu era uma entidade maligna dicotômica que representava o vento sudoeste, que trazia as tempestades e as pragas nas estações chuvosas e era responsável pela estiagem e a fome nas estações secas. Sendo o filho deus Hanbi, deus sumério dos maus ventos, ele é descrito como uma criatura de corpo humano e cabeça de leão ou cachorro, ele possui garras em vez de pés, dois pares de asas, cauda de escorpião e o corpo revestido de escamas, normalmente ele é representado com a mão direita levantada e a esquerda abaixada, simbolizando vida e morte/criação e destruição. Suas estátuas possuiam uma argola sobre a cabeça,visto que eram usados como amuletos que eram usados em volta do pescoço ou pendurados nas casas, esses amultos eram usados por mulheres grávidas para invocar Pazuzu a lutar contra a maligna Lamastu, um demônio feminino que se alimentava das crianças recém-nascidas e prejudicava as mães durante o parto. O amuleto também era usado nas mobílias para garantir a proteção contra doenças trazidas pelos ventos e dentro das casas para proteger o as pessoas inválidas enquanto dormiam.
A primeira evidência arqueológica de Pazuzu foi encontrada no túmulo de uma mulher perto Iraque, tumulo que é datado como do século VIII a.C. Até hoje não se sabe a origem das escolhas visuais para as representações do demônio, isso dificulta que seja determinada a evolução iconografica da entidade. Ainda existe muita confusão entre os amuletos de Pazuzu e os de Bes, deus dos prazeres e das festas que era muito usado para evitar pesadelos e proteger os recém nascidos, mas sua importância é observavel pois alguns rituais de proteção neo-assírios e neo-babilônicos pedem que um amuleto de Pazuzu seja utilizados durante a execução do ritual. Durante uma pesquisa, uma estatueta de Pazuzu foi encontrada em uma casa abandonada, pendurada diretamente na entrada como forma de protecção contra outros demónios. Alguns relatos afirmam que Pazuzu alcançou seu reconhecimento travando batalhas intensas contra diversos outros demônios, se tornando uma figura temida entre eles e construindo uma reputação de agir contra demônios malfeitores, apesar disso, é um consenso que Pazuzu é uma entidade maligna, que protege mas também castiga.
Algumas estátuas de Pazuzu podem ser encontradas em diversos museus pelo mundo, as mais famosas são as encontradas no Museu do Louvre e no British Museum. Pazuzu ficou realmente famoso na cultura popo quando apareceu no filme O Exorcista de 1973, Pazuzu é o demônio que possui o corpo de Regan MacNeil e maior antagonista da franquia. Uma estátua de Pazuzu pode ser visto em uma arte conceitual de Diablo IV. Ele aparece na franquia Megami Tensei como um dos demônios que encontramos pelo caminho, além de ter uma versão alternativa que aparece em DemiKids. Em Le Démon de la tour Eiffel, o demônio que persegue Adèle Blanc-Sec é Pazuzu. O assassino americano John Alexander Lawson, que era um satanista autoproclamado, trocou seu nome de registro para Pazuzu Illah Algarad (“Pazuzu, o senhor dos gafanhotos” em árabe). Ele é um dos demônios existentes nos quadrinhos da DC e até aparece na série Constantine, onde é invocado por Constantine e o possui. A estátua de Pazuzu aparece em Os Simpsons, onde acaba possuindo Homer e Maggie. Ele aparece como uma gárgula em Futurama.
Em Neighbours from Hell, Pazuzu é o demônio familiar da família Hellman e pode possuir humanos. Em Payday 2, a máscara de Pazuzu é recompensa de uma das conquistas do jogo. A banda Therion tem uma música em homenagem a Pazuzu, uma forma que acharam de esclarecer a verdadeia história do Demônio dos Ventos e corrigir a má impressão que o filme O Exorcista deixou. Em Devil May Cry 3: Dante’s Awakening, Pazuzu é um monstro enorme e muito poderoso mas, depois do lançamento da edição demo desse jogo, o nome precisou ser alterado devido à censura e virou Beowulf. Na Marvel, Pazuzu deixou uma joia misteriosa para ser usada por um escolhido, o bracelete cria uma poderosa Doucheblade e uma armadura que protege o usuário e, eventualmente, o faz adoecer com sua radiação.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.