Resenha | Caderno de Maldades do Scorpio

Nota
4.5

ATENÇÃO!
Este caderno ultrassecreto é meu e se você não se chama Scorpio, você devia tirar a fuça de dentro dele o mais rápido possível.”

Tudo que Scorpio Diabrotic quer é ocupar o seu lugar de direito. Sendo o garoto mais popular da sua escola, o rapaz leva uma vida secreta que nem mesmo seus amigos (ou seria melhor dizer capangas?) podem saber, principalmente as questões sobre o passado de sua família e sua verdadeira herança.

Sim, Scorpio é filho de uma vilã poderosa, e ninguém no reino sabe sobre suas verdadeiras intenções, o que aumenta ainda mais as cobranças para que o garoto esteja a altura das maldades da mãe. Para isso, ele precisa se infiltrar na Escola Preparatória para Pessoas Não Mágicas e desmascarar o disfarce da misteriosa Princesa Amora, o que é um verdadeiro enigma no reino de Florentia. Toda história tem dois lados e, as vezes, os planos vilanescos não são tão malvados assim. Afinal, quando nem mesmo nosso protagonista sabe todos os segredos do seu passado, como ele poderia decidir quem realmente deseja ser na verdade?

“Eu não fazia ideia do que escrever aqui, mas agora sei: esse vai ser meu caderno de vilão e vou escrever aqui todos os meus planos para encontrar a Princesa Amora.
Ela não vai se esconder mais!

Após dois volumes de sucesso, Maidy Lacerda começa se preparar para a terceira aventura de sua saga, mas, antes de continuar as revelações bombásticas do segundo livro, a autora decidiu voltar um pouco no tempo e recontar uma velha historia pela perspectiva de um dos personagens mais amados pelo fandom. E foi assim, sem deixar que sentíssemos falta do seu maravilhoso universo, que nasceu o Caderno de Maldades do Scorpio, um livro que reconta as aventuras do primeiro volume da saga pelos olhos do encantador aprendiz de vilão.

Maidy utiliza o novo ponto de vista para expandir seu universo, nos dando uma nova perspectiva sobre assuntos que achávamos entender, além de elucidar situações que poderiam soar confusas tendo apenas a visão da Florentina sobre os acontecimentos. Afinal, a princesa disfarçada está longe de conhecer boa parte da verdade sobre sua própria história, e isso fica ainda mais claro quando nos é mostrado o outro lado da moeda.

A autora usa e abusa do carisma de seu novo protagonista, trazendo uma pitada de maldade que torna ainda mais divertido todo evento narrado por ele. Scorpio tem um charme brilhante que nos aproxima imediatamente, nos deixando cativos e ansiosos pelo desenrolar de suas aventuras. Por participar avidamente de certas situações, somos presenteados com uma nova leitura sobre eventos marcantes, principalmente quando conhecemos mais a fundo os segredos que o cercam e que podem dar dicas preciosas para o futuro da saga.

Além de ter um lado bem mais gentil do que imaginávamos, o antagonista ainda apresenta uma evolução natural, que vamos acompanhando a cada nova escrita em seu caderno em uma série divertida de acontecimentos. Scorpio passa a duvidar dos seus sentimentos e das regras que ele mesmo decretou para serem cumpridas, o que o torna ainda mais humano com o desenrolar da história. Com essa nova vertente no enredo, somos presenteados com o aprimoramento de personagens marcantes que tanto amamos conhecer. Floreante Viajante se mostra ainda mais presente nesse volume, entrando como uma espécie de irmão mais velho e amigo imaginário do garoto. Parte dos nossos questionamentos sobre seus mistérios são revelados aqui, já que Scorpio está mais conectado com o misterioso adulto do que poderíamos imaginar.

O novo capítulo ainda nos apresenta ao encantador Crocky, o crocodilo estilista de estimação de Scorpio, que se manifesta como uma das melhores adições a trama, além de nos mostrar a visão que nosso protagonista tem da Florentina, exibindo toda as escolhas atrapalhadas da garota pelo ponto de vista de seu rival. Se para ela Scorpio era pura maldade, para ele, ela não passa de uma sem noção espalhafatosa. Mas, conforme avançamos no caderno, a visão de seu protagonista vai sendo alterada, encontrando um respeito admirado pela sua colega de classe.

A arte do novo volume traz uma nova versão dos desenhos que já conhecemos, demostrando um estilo próprio que diferencia o Scorpio da Florentina. Renata de Souza consegue achar o novo tom com perfeição, demostrando seu amor pelo universo que ganha ainda mais vida através de sua arte. O melhor exemplo disso está na capa do novo livro, que trás um ar vilanesco que só o Scorpio poderia ter. Parabéns pelo resultado meninas, sua parceria é algo sublime.

Repleto de reviravoltas, revelações bombásticas e com uma pitada de maldade, O Caderno de Maldades do Scorpio é tudo aquilo que os fãs pediram. Maidy constrói uma leitura fluida e apaixonante, que nos transporta diretamente para o reino amaldiçoado e nos mostra que ainda conhecemos muito pouco daquilo que ela deseja nos contar. E, acredite, isso é um baita de um acerto.

O que posso fazer? Os vilões são os mais maneiros. Raramente temos finais felizes, mas muita gente vai concordar que nós somos os mais legais.”

 

Ficha Técnica
  Livro Extra – O Diário de uma Princesa Desastrada

Nome: Caderno de Maldades do Scorpio

Autor: Maidy Lacerda

Editora: Planeta

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *