Resenha | Senhor do Submundo: A História de Hades

Nota
5

“ – Bem, então, está na hora de vocês ouvirem a minha história. É boa, eu garanto. Afinal de contas, ela é sobre mim.”

Todos já ouvimos falar da lendária batalha do Olimpo, e como Zeus, o Rei dos Deuses, liderou uma árdua luta contra seu próprio pai e seu exército de Titãs. Após sua merecida vitória, o senhor dos raios dividiu o mundo em três, tomando para si o Céu e tudo que estava abaixo dele. A seu irmão Poseidon, atribuiu o mar e suas profundezas e, para Hades, seu irmão mais velho, restou o submundo e todas as almas que habitavam nele.

Muito antes do bebê dourado nascer, ou até mesmo do alinhamento interplanetário lhe dar uma chance de vingança, Hades já foi uma alma gentil e solitária. E, embora o deus sombrio faça de tudo para encarar da melhor forma a sua situação, a eternidade é tempo demais para passar em um papel – ou em um reino – que nunca desejou. Mas, o que a história não conta é que, quando sua própria família te trata como vilão, é muito fácil se tornar um. Está na hora de descer ao coração do submundo e descobrir a verdadeira história do deus renegado, e como ela se ligou ao trio curioso de irmãs que tanto atormentou os Muitos Reinos. É hora de entender que, nem sempre tudo que nos é contado é realmente verdade, principalmente quando a chama da vingança parece tão deliciosa na escuridão da terra dos mortos.

“– Não é interessante como a família pode nos magoar tão profundamente? Ela pode nos ferir como ninguém mais pode.”

Após nove volumes, a Saga Vilões Disney estava estagnada em seu próprio enredo. Serena Valentino, que sempre possuiu um dedo assertivo para recontar as famosas histórias por pontos de vistas inusitados, parecia ter perdido seu próprio encanto, sem conseguir avançar em sua narrativa principal e criando uma bagunça sem precedentes que culminou no morno volume do Capitão Gancho. Mas, apesar da descrença, uma chama se acendeu e trouxe uma nova esperança aos fãs da obra. Denominado como Senhor do Submundo: A História de Hades, o décimo volume da saga conseguiu não só reavivar nosso interesse como consertar a bagunça que seu antecessor deixou. Repleto de uma originalidade impecável, o novo capitulo conseguiu mesclar seu poderoso enredo enquanto elucidava várias dúvidas levantadas ao longo do caminho.

A autora brinca com o que já conhecemos da história enquanto completa o complexo quebra-cabeça de sua saga, demonstrando o cuidado latente que precisávamos neste momento. Suas justificativas aqui parecem ter um melhor embasamento, trazendo dinâmicas interessantes e encantadoras para aquilo que foi construído até então, enriquecendo não só a trama do livro, mas o fio narrativo principal. Serena aproveitou bem seu protagonista, extraindo todo o carisma raivoso que tanto amamos conhecer, além de dar um ar mais nobre à um dos vilões mais obscuros da Disney. Hades é encantador desde o primeiro segundo em que aparece, trazendo um verdadeiro peso hipnótico que nos prende e fascina.

O deus solitário consegue transmitir toda dor e rejeição que passou ao longo dos séculos, recolhendo-se em seu reino sombrio enquanto é tratado como um pária pela própria família. A cada nova zombaria, insulto e, por que não, descaso, sua alma se torna mais amarga, principalmente quando seu irmão mais novo, Zeus, insiste em lembrá-lo que ele não passa de um excluído em sua própria casa. É aqui que seu destino se liga ao das Irmãs Esquisitas, trazendo uma amizade inusitada que desperta um pouco de vida em seu coração. A curiosidade pelos Muitos Reinos e a ameaça que seu sobrinho traz para seus planos passa a consumir a alma da deidade, dividindo seu interesse até consumi-lo por completo.

Seguindo o mesmo padrão gráfico de seus anteriores, o livro nos mostra, desde sua capa, que toda história tem dois lados. Com folhas grossas em tons amarelados, a obra é um verdadeiro descanso a vista, principalmente com a fonte utilizada que torna a leitura ainda mais confortável. Repleto de uma melancolia avassaladora, Senhor do Submundo: A História de Hades nos traz uma das melhores histórias da saga ate então. Soando como um fechamento de um ciclo, o livro consegue nos deixar extremamente satisfeitos com o que acompanhamos até aqui, mostrando que a saga ainda possui uma força enorme e que pode nos surpreender positivamente… só basta darmos a devida chance a seu destino.

“Entretanto, não era o bastante. Hades precisava que isso funcionasse. Precisava de uma garantia de que seria capaz de derrotar seu irmão. Necessitava de mais ajuda, ajuda poderosa e mágica, e iria encontrá-la nos Muitos Reinos.
Primeira parada, as Irmãs Esquisitas. Era hora de cobrar o seu favor.”

 

Ficha Técnica
  Livro 10 – Saga Vilões Disney

Nome: Senhor do Submundo: A História de Hades

Autor: Serena Valentino

Editora: Universo dos Livros

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *