Resenha | A Maldição das Princesas

Nota
4.5

“Era uma vez uma rainha que costumava ser um poderoso dragão-estrela-nebulosa. Uma rainha que jogou uma maldição, mas que nunca pensou que viveria uma.”

Princesas são sempre amaldiçoadas, né? A Princesa Amora Maria Florentina de Florentia sabe bem disso, mas até agora ela conseguiu escapar de sua maldição. Na verdade, ela está prestes a descobrir mais sobre seu próprio infortúnio, mas, no momento, existem problemas maiores com a qual ela precisa se preocupar.

Desde que a Grã-Rainha Edwina assumiu o trono de Florentia, o mundo de Amora virou de cabeça para baixo. Principalmente quando todo reino acredita que sua mãe e a Rainha Noturna são as grandes vilãs da história, deixando todos em apuro. Agora, Amora e Floreante Viajante são pessoas non gratas, perseguidos por todos os lugares.

Para salvar tudo, Amora precisa reunir seus amigos e viajar no tempo, para aprender com os erros antigos e descobrir uma maneira de derrotar de vez a Edwina. O que ela não esperava é que seu destino fosse esparrar com o da Princesa Ametista e que a garota é idêntica a ela!

As duas decidem trocar de lugar, mas o tempo de Ametista está tão caótico quanto o de Amora, principalmente quando a mãe de Ametista, uma mulher tão cruel e maldosa que foi nomeada como A Rainha Inominável, está disposta a destruir tudo em seu caminho.

Como Amora poderia resolver os problemas do tempo da Ametista quando não consegue solucionar as coisas na sua própria linha temporal? Será que ela poderia enfrentar uma vilã tão tenebrosa que não consegue amar nem sua própria filha? E, quais segredos Ametista está escondendo? Afinal, nem tudo é o que parece ser.

“Então é isso, eu estou oficialmente no passado. Em algum lugar nessa Florentia antiga, está a Princesa Ametista e, claro, a mãe dela, a poderosa Rainha dos Dragões-Estrelas-Nebulosa.
Estamos no momento em que o nosso reino surgiu.”

Após três volumes de sucesso (contando com o fantástico Caderno de Maldades do Scorpio), Maidy Lacerda conseguiu expandir seu universo, nos entregando uma saga cativante que nos prendia a cada novo volume. Mas, quando o segundo volume dos diários de Amora foi finalizado com um gancho sobre viagem do tempo, confesso que um grande receio despertou em meu interior. Afinal, não é uma grande novidade que histórias com essa temática tendem a se perder em seu próprio enredo.

Pois bem, como é bom estar enganado. Nomeado como A Maldição das Princesas, o terceiro volume traz um dos enredos mais envolventes da saga, revertendo tudo que acreditávamos sobre o reino de Florentia enquanto subverte um dos subgêneros mais caóticos da cultura pop. Maidy consegue driblar, com maestria, o problema que arranjou para si mesma, trazendo uma construção exemplar enquanto mantém a essência de tudo que construiu até aqui.

É maravilhoso acompanhar os plots que a autora constrói, principalmente quando eles trazem uma nova carga resolutiva que nos encanta desde o primeiro momento. Cada peça é encaixada com maestria e, assim que terminamos a jornada, nos sentimos tentados a retornar para o início do livro, procurando as pistas que deixamos para trás.

Maidy consegue manter um caos ordenado que nos envolve e chega a nos atordoar, mas que conduz a trama em cada uma das sequências de eventos aqui presente. Sempre está acontecendo algo e é um deleite acompanhar toda a narrativa de Amora.

Por falar em Amora, ela consegue trazer, com naturalidade, um desenvolvimento exemplar, assumindo os riscos de suas escolhas e se colocando a frente para tomar as decisões necessárias. É maravilhoso acompanhar seu crescimento e descobrir os novos mistérios que a história lhe reserva, principalmente quando seu desenvolvimento é tão bem construído.

Scorpio tem pouca participação na trama, mas mesmo distante ele ainda consegue ter bons momentos narrativos, o que nos ajuda a avançar em um caminho delicioso para seu crescimento pessoal. Olivia, por outro lado, rouba cada uma das cenas em que participa, demostrando toda sua potência como personagem (já passou da hora dessa garota receber seu próprio Diário, Maidy). A obra ainda nos presenteia com uma participação mais presente do Floreante Viajante, o que se mostra um acerto preciso para os fãs do personagem.

Tendo como base uma narrativa semelhante a Princesa e a Plebeia, a autora consegue aproveitar o clichê para dar um toque único a trama, trazendo desenvolvimentos magníficos aos personagens que já conhecemos, enquanto introduz novos a cada nova virada da trama. Entre eles, está a divertida Florina, que tem um ar bastante peculiar, e o misterioso Lorde Caspian, que tem muito a esconder.

Mas, com toda certeza, o grande destaque está na Rainha Inominável, que traz um dos maiores pesos narrativos até o momento. A Rainha consegue entregar tudo que uma boa vilã precisa, nos fazendo odiá-la e ama-la com a mesma intensidade, o que se torna um grande marco, já que é impossível passar por ela sem sentir seu impacto. Já Ametista fica um pouco as sombras dos novos personagens e, embora seja maravilhosa, lhe falta um pouco mais de presença para nos marcar (embora ela possua uma das cenas mais tocantes da trama, que nos mostra o verdadeiro peso daquilo que foi vivido até então).

O selo Outro Planeta traz mais um volume exemplar, transbordando todo cuidado necessário para uma saga tão amada. Com uma diagramação invejável, o livro nos faz realmente acreditar que estamos diante de mais um volume dos curiosos diários de Amora, principalmente com o toque irreverente que as ilustrações de Renata de Souza trazem a trama.

Nos entregando uma das tramas mais caóticas da saga, O Diário de Uma Princesa 3: A Maldição das Princesas traz um novo peso a sua narrativa, demostrando que as coisas não serão tão fáceis daqui por diante. Com oito novos volumes anunciados para a construção desse universo, Maidy nos deixa ainda mais curiosos sobre o que está por vir, principalmente quando nos entrega uma nova evolução magistral a sua obra.

“A maldição das Princesas será a *ruína de Florentia* e com elas a rainha e todo reino provará da destruição.”

 

Ficha Técnica
  Livro 3 – O Diário de uma Princesa Desastrada

Nome: A Maldição das Princesas

Autor: Maidy Lacerda

Editora: Outro Planeta

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *