Resenha | Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos

Nota
4

“Ele transformaria cada um desses sonhos em pesadelos, até que cada criança na Terra vivesse aterrorizada. Pois era assim que Breu pretendia executar sua vingança contra todos aqueles que tinham ousado aprisioná-lo!”

Há muitos anos atrás, antes de São Nicolau se tornar o São Nicolau que conhecemos, ele era apenas Norte, Norte São Norte, um destemido espadachim fora da lei, que tinha como único objetivo colocar as mãos em todo e qualquer tesouro que pudesse encontrar em seu caminho. Conhecido por sua destreza incomparável e pelo seu poderoso e cruel armamento, o Rei dos Ladrões estava longe de ser um herói. Mas heróis não nascem heróis… eles são colocados a provas em momentos de importância crucial. E esses momentos nunca demoram a chegar.

Em uma caverna escondida no coração da floresta, um mal tão antigo quanto o tempo se encontra aprisionado. Mas, após eventos que ninguém poderia prever, esse ser maligno se liberta, espalhando todo o seu terror pelo mundo. Breu, o Rei dos Pesadelos está mais uma vez livre e, dessa vez, ele promete acabar com todo sonho bom que já existiu. Seria Norte forte o bastante para enfrentar o maior pesadelo que já existiu? Estaria ele preparado para a maior batalha que já presenciou? E, como um simples fora da lei, poderia lutar com um ser de tamanho poder?

“Então o sonho fez algo que somente os sonhos fazem: tornou-se parte de Norte, tornou-se o sonho dele. Agora estava em seu coração e lá nunca iria morrer.”

Em 2012, a Dreamworks lançava uma história arrebatadora, trazendo como base alguns dos signos mais importantes de nossa infância, enquanto os transformava em uma verdadeira legião de heróis. Não é a toa que o longa conquistou uma multidão de fãs ao longo dos anos, e seja constantemente revisitado na época mágica do Natal. Acontece que, quando terminamos a obra, começamos a nos questionar sobre alguns pontos da história, principalmente a força daquele que reuniu cada um dos guardiões e como foi a convocação dos mesmos? O que poucos sabem é que A Origem dos Guardiões é baseado em uma saga de livros, que nos mostra mais a fundo a construção de seus personagens e a batalha secular contra o vilão que tanto amamos conhecer.

Escrito por William Joyce e Laura Geringer, Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos é o primeiro livro da Saga Guardiões da Infância, sendo focado no mais conhecido entre o grande publico: São Nicolau, nosso eterno Papai Noel. Norte, subvertendo tudo que achávamos conhecer do bom velhinho, traz uma versão guerreira e imponente que marca sua presença assim que aparece no enredo. É divertido ver essa desconstrução da figura natalina e acompanhar uma nova vertente que nos pega desprevenidos, mas se torna tão interessante que não conseguimos largar.

Ao contrário do que muitos pensam, o protagonista da história demora a aparecer, sendo introduzido apenas na metade do primeiro volume. Isso se deve a quantidade de conteúdo que precisa ser introduzido na obra, principalmente na construção de seus vilão e na verdadeira ameaça que ele impõe. Breu rouba a cena desde os primeiros momentos, nos causando um frio na espinha monumental enquanto não nos permite duvidar em nenhum momento de sua crueldade. A obra consegue nos dar uma base para seu passado e alguma motivação para sua vingança, enquanto constrói seu universo de maneira magistral. Acontece que, com o excesso de tópicos a serem introduzidos, a jornada soa confusa em vários momentos, parecendo perdida em sua própria narrativa até achar o seu tom.

O jogo muda quando tudo está devidamente apresentado, trazendo uma crescente que só aumenta até sua finalização, que se passa de maneira rápida e divertida e nos faz temer mesmo sabendo o que aguarda os personagens em seu futuro. Afinal, já conhecemos o final da história, mas sua construção não deixa de ser encantadora. O livro ainda nos apresenta a doce Katherine, que traz uma determinação impecável e se torna tão protagonista quanto o próprio Norte. O sábio Ombric Shalazar, que serve como mentor dos nossos protagonistas, além de ser um líder impecável para o fantástico vilarejo de Papoff Noelen, e o misterioso Garoto Espectral, que parece ser uma versão ambígua a lá Peter Pan e nos deixa curiosos desde o primeiro momento que aparece.

Com gratas surpresas e uma construção divertida, Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos é um ótimo pontapé inicial, demostrando que o universo idealizado por Joyce e Geringer está repleto de elementos a serem explorados. Repleta de ilustrações ricas e criativas, o livro nos deixa ansiosos para os próximos capítulos, já que o caminho foi brilhantemente trilhado nesse primeiro volume.

“ — Mas essa luta esta longe de acabar — prosseguiu o Homem da Lua. — Breu está vivo e não vai parar. Vocês podem… Vocês vão continuar a lutar?”

 

Ficha Técnica
  Livro 1 – Guardiões da Infância

Nome: Nicolau São Norte e a Batalha Contra o Rei dos Pesadelos

Autor: William Joyce e Laura Geringer

Editora: Rocco

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *