Nota
“O Carvalho e o Cipreste não crescem à sombra um do outro.”
Estrela D’Aplièse sempre viveu a sombra de sua irmã. Inseparáveis desde o começo, as irmãs se sentiam confortáveis em seu relacionamento e prontas para viverem em seu mundo, Ceci sempre foi a sua voz e sempre tomou para si as decisões para a vida das duas. Estrela sempre se recolheu nas sombras e seguiu sua irmã em todas as decisões, apenas por ter alguém com quem contar, mas tudo mudou com a morte de Paul Salt, o misterioso bilionário que adotou as garotas quando ainda eram crianças.
Estrela começa a se sentir sufocada perto da irmã e a questionar se deve mesmo concordar com tudo que ela planeja para a vida de ambas. Insatisfeita com seu atual destino, ela decide ir atrás das pistas deixadas pelo seu pai adotivo e descobrir mais sobre sua origem e os mistérios que a cerca.
Flora MacNichol sempre esteve confortável em seu lar, Esthwaite Hall. Cercada pela natureza, em seu recanto isolado, Flora aprecia sua solidão e aprecia a ideia de viver reclusa e solteira no seu pequeno paraíso, contemplando sua magnitude e transformando os maravilhosos cenários em desenhos talentosos e sublimes. Afinal, toda a beleza da família ficou com a sua doce e dourada irmã, Aurelia.
Sua vida muda quando seus pais decidem vender a propriedade e manda-la para trabalhar em uma casa aristocrática no coração da Londres do reino de Eduardo VII. Flora então se vê dividida entre o dever com a família e o amor inesperado por um gracioso jovem que aparece em sua vida. Sentindo-se como um peão num grande jogo em que todos parecem conhecer as regras, menos ela, Flora parte para uma jornada que mudará seu destino para sempre.
Que Lucinda Riley tem o dom da palavra ninguém dúvida, mas é magnífico como seu trabalho consegue melhorar a cada nova obra lançada. A Irmã da Sombra é o terceiro volume de sua obra prima denominada As Sete Irmãs. Baseada na mitologia das Plêiades, a saga consegue unir os contos mitológicos com nossa realidade atual de um jeito sublime e credível. Cada Irmã parece absolver bem a personalidade da estrela que lhe da o nome, e não seria diferente com Asterope.
Mesclando a narrativa entre primeira e terceira pessoa, Riley vai criando uma narrativa dinâmica e envolvente. Nos volumes anteriores, ficamos curiosos sobre como seria o desenvolvimento de Estrela. Como seria quando a irmã calada e misteriosa finalmente ganhasse voz.
Estrela se mostra um mulher forte que se anulou por muito tempo da sua vida e que aos poucos começa a encontrar sua própria voz e a lidar com seus problemas. Flora tem uma trama belíssima, cheia de altos sacrifícios e que nos emociona a cada nova reviravolta.
A trama do passado se mostra mais envolvente que a do presente, nos prendendo em seus segredos e artimanhas, enquanto a trama de Estrela parece se arrastar e ganhar muito lentamente a sua própria força. Algo que casou com o desenvolvimento das personagens em si. Flora envolvida em uma trama fora do seu controle e que parece ter um novo plot twist a cada nova pagina e Estrela se descobrindo e aprendendo a lidar com sua nova voz e vontade.
O livro ainda apresenta personagens maravilhosos, como o excêntrico Orlando, que nos ganha logo na sua aparição e vai criando uma forte simpatia no leitor. O doce Rory, que encanta com sua inocência e delicadeza e a audaciosa e gentil Sra. Keppel, uma das muitas figuras históricas que populam a estória de Lucinda.
Ceci também ganha um novo espaço. Nos volumes anteriores só conhecemos seu lado controlador e possessivo, mas nesse novo volume passamos a ver um novo lado da personagem e vemos como ela começa a ruir quando tudo ao seu redor parece estar se despedaçando. O leitor passa a simpatizar e sentir pena da mesma, uma jogada genial da autora já que o próximo volume da saga irá focar na mesma.
A edição da Editora Arqueiro é magnífica. A capa enche os olhos e condiz com as anteriores, tendo em destaque a esfera anilar que é o símbolo da série e os tons escolhidos (representando bem o espirito de cada irmã e mostrando suas diferenças). A paginas amareladas são um agrado aos olhos e facilita e muito a leitura.
Repleta de sacrifícios, amor, mistérios e perdão, A Irmã da Sombra trás uma trama agradável que nos envolve e fascina, mostrando que não é errado procurar seu caminho e que cada um tem seu próprio tempo para encontrar a sua própria voz.
“Cultive não apenas o esplêndido jardim que criamos juntos, mas talvez o seu próprio, em outro lugar. E, mais do que tudo, cultive a si mesma. E siga sua própria estrela. Chegou a hora.”
Ficha Técnica |
Livro 3 – As Sete Irmãs Nome: A Irmã da Sombra Autor: Lucinda Riley Editora: Arqueiro |
Skoob |
Phael Pablo
Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...