Nota
Neste segundo livro de Celest Ng, vamos conhecer Mia Warren e sua nova vida no pacato bairro de Sharker Heights. Ao chegar neste lugar planejado, Mia, uma artista solteira, com a companhia de sua filha adolescente, a Pearl, aluga a casa da família Richardson. A medida em que as duas vão se adaptando a nova vida, Mia e a Sra. Richardson passam a ser mais que meras inquilinas, isso porque os seus filhos acabam criando uma relação de amizade muito forte. Quando uma das amigas mais antigas da Sra. Richardson entra numa disputa judicial em buscar da guarda de uma criança, a mídia e todos os moradores de Sharker Heights têm uma opinião. O único problema é quando a Sra. Richardson descobre que a opinião de Mia é diferente da dela. E isso faz com que Mia não seja uma pessoa confiável.
Após descobrir esse fato, a sra. começa a tentar saber mais sobre a nova inquilina: nômade, solitária, artista e tem uma filha que não sabe muito sobre seu passado. Assim, ela acaba descobrindo segredos que Mia estava guardando desde que Pearl estava em seu ventre. O que a sra. Richardson não imaginava era que trazer esses segredos à tona causariam alguns danos, não só para Mia e Pearl, mas para todos, inclusive os Richardson.
“Às vezes, é preciso queimar tudo e recomeçar. Depois de queimar, o solo fica mais rico e coisas novas podem crescer ali. As pessoas também são assim, sabe? Elas recomeçam.”
No primeiro contato com esse livro, o leitor pode achar que trata-se de um suspense. Isso porque a premissa principal do livro gira em torno de um segredo que não nós é apresentado logo de imediato, mas sabemos a todo momento que há algo que permeia a narrativa. Em Pequenos incêndios por toda a parte, Celeste Ng fala sobre dramas familiares e cria uma complexa relação entre as duas famílias (Warren e Richardson). E, além disso, ainda cria tramas para os outros personagens, conversando tanto com um público mais adulto (usando as mães da família para isso) quanto com o público mais jovem (aproveitando os filhos de Mia e da sra. Richardson). Sem dúvidas, é um livro ideal para qualquer público.
Aqui, não só as tramas principais e satélites são bem trabalhadas. Os personagens também são e a maneira como a autora permeia pelos personagens e suas histórias é ainda mais incrível. No inicio do livro, somos apresentados ao final da história (isso mesmo) e, em seguida (sem muita conversa), o leitor é levado ao passado, onde é mostrado um “retrato” (entendedores entenderão) de cada personagem, sua história e sua motivação. Até os personagens secundários têm um peso e acabam caindo em alguma parte da trama principal, fazendo com que o leitor não só se apegue aos principais, mas a todo e qualquer personagem. E, acredite, não adianta ter raiva em um capítulo, pois no próximo você terá pena do mesmo personagem. E isso fará sua cabeça explodir e pensar: afinal, quem está certo? De que lado estou?
Apesar da qualidade da trama e construção de todos os personagens, você pode sentir falta de uma final apropriado, de respostas que (talvez) nunca serão respondidas, só se a Celeste Ng pensar em continuar esse livro… o que acho que não vai acontecer. Poucas pessoas querem ler um livro tão grande, mas esse livro precisaria ser maior para abarcar todas as dúvidas deixadas em seu desfecho. Aposto que, assim como eu, você gostaria de saber os sentimentos ou a maneira de agir de determinados personagens após — grandes — acontecimentos no final da trama.
A verdade é que a Celeste Ng é uma contadora de histórias. Ela consegue nos fazer observar os pequenos fatos cotidianos de uma família e refletir sobre o que podemos ver nesses fatos aparentemente desinteressantes e chatos. E ainda colocou aspectos de sua vida no livro, como, por exemplo, a própria cidade em que morou quando criança ou uma trama paralela sobre uma criança chinesa, e ela mesma é uma descendente chinesa. Não nos impressiona o fato de ela ter ganhado vários prêmios com Tudo o que Eu Nunca Contei (Everything I Never Told You) e ter conquistado um público enorme. Se você gostou do primeiro livro dela ou de Pequenas Grandes Mentiras, da Liane Moriarty, então precisa ler Pequenos Incêndios por Toda a Parte. Você não vai se arrepender.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Pequenos Incêndios por Toda a Parte Autor: Celeste Ng Editora: Intrínseca |
Skoob |
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.