Com a hype lá em cima pelo filme solo do Coringa, estrelado por Joaquin Phoenix, e a enxurrada de imagens divulgadas que mostram o novo visual do icônico Palhaço do Crime, não podíamos deixar de falar sobre o personagem que tanto nos causa calafrios como deixa cada um de nós com um sorriso do rosto, independente de um dia bom ou ruim.
Neste “Clube dos 5”, você vai conhecer As 5 Melhores e Inesquecíveis Representações do Inimigo Número 1 do Batman no Cinema e na Televisão.
5 – John DiMaggio – Batman Contra o Capuz Vermelho
Considerada uma das melhores animações da DC Entertainment, a produção de 2010 também conta com um Coringa muito bem construído e com um soberbo trabalho de dublagem pelo ator, e especializado na área, John DiMaggio. No filme, temos também a icônica cena do pé de cabra, que nos foi apresentada na HQ “Morte em Família”, onde o Palhaço do Crime mata brutalmente Jason Todd, o Robin.
4 – Mark Hamill – Batman: A Série Animada / A Piada Mortal
Nosso eterno Mestre Luke Slywalker é, sem dúvidas, o responsável pela voz mais marcante do Coringa de todos os tempos. A icônica risada que Hamill criou para o personagem soa como perturbadora assim como, ao mesmo tempo, música para os ouvidos de quem adota o Coringa como vilão predileto. O ator começou a dublar o Palhaço do Crime em “Batman: The Animated Series” (1992) e, mais recentemente, ele também emprestou sua voz para os jogos Arkham Asylum (2009), Arkham City (2012) e Arkaham Knight (2015), além de voltar com tudo na animação cinematográfica “A Piada Mortal” (2016).
3 – Cesar Romero – Batman (1966)
O Coringa preferido da Tia do Batman e de todos aqueles que reverenciam a clássica série dos anos 60 como uma das adaptações mais icônicas para o padrão psicodélico e aventuresco daquela época. Com caricatas feições de palhaço e um humor contagiante, Romero foi o primeiro ator a dar vida ao personagem, sendo um estrondoso sucesso e ganhando ainda mais reconhecimento graças ao vídeo “Batman na Feira da Fruta“, uma redublagem realizada por fãs brasileiros do seriado. Um fato engraçado sobre Cesar Romero é que o ator se recusava à tirar o bigode para interpretar o Coringa, ou seja, a maquiagem branca tinha que ser feita por cima.
2 – Jack Nicholson – Batman (1989)
A primeira versão cinematográfica do Coringa já começou demasiadamente bem com a inesquecível atuação de Jack Nicholson, um dos únicos atores que conseguiu incorporar as 3 principais facetas do personagem em um único longa-metragem: Psicopata, gângster e palhaço. Nicholson, como já era de se esperar, rouba a cena em todos os momentos que aparece. Sua transformação, claramente inspirada em “A Piada Mortal” de Alan Moore, é um dos mais altos do filme, assim como sua caracterização que, até hoje, serve como referência na cultura pop.
1 – Heath Ledger – O Cavaleiro das Trevas
A morte precoce do ator Heath Ledger aos 28 anos, em 2008, fez com que o público, já interessado nas primeiras imagens oficiais de “O Cavaleiro das Trevas” que foram divulgadas em 2007, voltassem sua atenção para o filme que seria lançado em julho daquele ano. Apesar do interesse mencionado, houve quem criticasse o personagem pela escolha do ator (com o pífio argumento de que Ledger havia estrelado um romance gay, “O Segredo de Brokeback Mountain“) e pela maquiagem considerada “bizarra”. O resultado acabou sendo uma das melhores atuações cinematográficas da década de 2000 e a mais icônica representação do Coringa na sétima arte. O trabalho de Ledger lhe rendeu um Oscar póstumo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
MENÇÃO HONROSA
Cameron Monaghan – Gotham
Apesar de Jerome Valeska não ser oficialmente o Coringa (de acordo com o ator David Mazouz, que vive o jovem Bruce Wayne na série, em uma entrevista), o personagem, desde a sua primeira aparição, conseguiu ser uma das melhores representações do Palhaço do Crime na TV. Seu sadismo e humor irreverente, claramente inspirado no Coringa de Jack Nicholson, conquistou os fãs. Além de Jerome, seu irmão gêmeo, Jeremiah, que foi introduzido na quarta temporada de Gotham, também foi apontado como o Coringa, o que já foi desmentido pelos produtores da série. Mesmo que Jerome e Jeremiah não sejam o Palhaço do Crime definitivo da série, os dois conseguem perfeitamente passar toda a ameaça que o vilão consegue transmitir com um sorriso no rosto e um defeito na mente.
O QUE ESPERAR?
A pergunta que não quer calar: O que esperar de Joaquin Phoenix como o Coringa?
Pouco se sabe sobre a origem do personagem, a não ser pela HQ “A Piada Mortal” e pelo filme de Tim Burton, de 1989. Talvez, o novo longa-metragem de Todd Phillips, se inspire na clássica história em quadrinhos de Alan Moore e conte como o personagem se tornou o Palhaço do Crime ou, como sugerem as imagens reveladas, tenha uma pegada mais gângster e urbana, como os filmes de Martin Scorsese (apontado como um dos produtores executivos do longa).
“Joker” está previsto para ser lançado nos cinemas no dia 4 de outubro. Novas informações sobre o filme serão divulgadas em breve.
Lucas Rigaud
Jornalista, crítico de cinema, fotógrafo amador e redator. Quando eu crescer, quero ser cineasta.