Resenha | Império das Tormentas

Nota
4

“Todo mundo tem medo de alguma coisa. Aquilo de que um homem tem medo vai lhe dizer muito sobre o seu caráter.”

Bleak Hope foi a única sobrevivente de um massacre que devastou a sua vila em prol do Império. Renomeada com o nome de seu antigo vilarejo, ela é treinada em segredo por um mestre guerreiro de uma das forças mais letais do Império para conseguir cumprir sua vingança contra o Biomante que devastou sua vida e lhe mostrou a podridão do mundo.

Em meio as ruas lamacentas e fedorentas do Círculo do Paraíso, um órfão de olhos vermelhos tenta sobreviver a qualquer custo quando é sequestrado por piratas infames para ser vendido como escravo. No seu caminho ele encontra Sadie Cabra, que o ajuda a escapar e o torna seu aprendiz, mas ela não é a melhor das influências. Rebatizado como Red, o garoto aprende a ser um gatuno de primeira e um excelente atirador de facas – além de mentiroso, trapaceiro e um galanteador sem igual.

Mas o destino une os dois guerreiros quando um senhor do crime estabelece um acordo tenebroso com um biomante para tomar o controle do Círculo do Paraíso, ameaçando sua população em troca de poder. Seja por honra ou vingança, revolta ou valor, Hope e Red se vem obrigados a uma aliança improvável que os conduzirá a maior batalha de suas vidas e que pode mudar tudo o que conhecem.
Império das Tormentas é o primeiro livro da Trilogia de mesmo nome que logo no seu primeiro volume já mostra uma força arrebatadora. Jon Skorvon tem uma escrita acelerada e envolvente, situando o leitor sobre seu universo e nos mostrando personagens maravilhosos logo de cara. Skorvon consegue criar uma sociedade crível e, mesmo com seus aspectos fantasiosos, extremamente bem desenvolvida. As diferentes culturas e os múltiplos aspectos é algo memorável em seu universo, assim como a criação de linguagem própria e as diferentes camadas que isso proporciona, não é algo tão aprofundado como em outras obras do gênero mas tem o seu valor. A construção de personagens é sublime, o leitor se encanta e se importa com suas subtramas que aprofundam e auxiliam os protagonistas a alcançarem seu objetivo.

A historia é contada intercaladamente, nos mostrando bem a construção de personagem e instigando o leitor a avançar pelas páginas e se perguntar como personalidades tão distintas podem funcionar juntas. Por um lado temos Hope, que mesmo movida a vingança e mortal como uma espada é rígida e costuma seguir ao extremo com sua palavra e ensinamentos. Red é seu extremo oposto, levando a vida na lábia e procurando sempre tirar o melhor da situação. Sua palavra pode voltar atrás como num passe de mágica e ele sempre procurar conseguir tudo para sobreviver. A Química entre os dois protagonistas é esplêndida e suas personalidades cativantes. Skorvon consegue fazer o leitor se importar, sofrer e torcer por ambos, nos mostrando suas motivações e temores, seu sofrimento e tudo o que eles tiveram que passar para se tornar o que são hoje.

Mas nem só de protagonista se sustenta uma historia. E o leque de personagens secundários é maravilhoso. Temos Urtiga, uma garota do Círculo ate o tutano dos ossos. Destemida, forte e habilidosa, ela se mostra uma grata surpresa durante a leitura. Sadie Cabra serve como mentora de Red, lhe mostrando como sobreviver no Círculo mesmo com uma maneira não tão digna. Vemos suas aventuras e nos encantando com seu jeito debochado divertido. Do lado oposto temos Hurlo, o grão-mestre da Ordem Vinchen, que treina Hope nos ensinamentos e lida com questionamentos pessoas durante o processo, observando a crueldade humana e as falhas do Império. Rolha é o grande companheiro de Red, fiel e companheiro o rapaz esta disposto a tudo para proteger o Circulo e seus habitantes. Mas também existe as figuras sombrias, os Biomantes que fazem experiências tenebrosas acreditando serem para o proveito do Império. Entre eles conhecemos Brigga Lin, que descobriu um segredo devastador que pode mudar o rumo de todo o Império.

A Editora Arqueiro caprichou na edição, a belíssima capa representa bem as aventuras dos protagonistas e da algumas dicas das aventuras que estão por vim. As paginas amareladas e a boa diagramação são um alívio aos olhos, o volume ainda apresenta um glossário sobre as gírias usadas na trama.

Envolvente e repleto de criticas sociais, Império das Tormentas é um ótimo começo para uma saga literária. Embora pareça apressado e com vários volumes em apenas um único livro, a obra seduz e encanta o leitor, nos prendendo em sua trama e nos fazendo contar os segundos para o próximo volume da saga.

“Era o primeiro sangue que ela derramava. Tinha esperado sentir alguma coisa. Satisfação. Pesar. Mas só sentia a mesma antiga escuridão. Só que agora isso não a amedrontava. Dava-lhe forças.” 

 

Ficha Técnica
 

Livro 1 – Império das Tormentas

Nome: Império das Tormentas

Autor: Jon Skovron

Editora: Arqueiro

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *