Nota
Um caminhoneiro é parado em um bloqueio por homens vestidos com roupas especiais e após seu caminhão ser limpo por eles ele foi informado que não havia nada de errado acontecendo e que poderia seguir pela estrada. Um pouco mais adiante, ele atropela um veado, reclama sobre o péssimo dia e segue seu caminho, o veado levanta sangrando e com ossos fraturados, como se nada tivesse acontecido, apresentando uma coloração incomum nos olhos. Em Seoul, o sempre ocupado com o trabalho, Seok-Woo (Gong Yoo) nunca acompanhou o desenvolvimento da filha Soo-an (Kim Su-an) mesmo morando na mesma casa, todo o conflito se deu quando ele se separou de sua ex-esposa e obteve a guarda da criança. Na véspera de seu aniversário, seu pai prometeu que daria qualquer coisa que ela pedisse, a garota desejou ver sua mãe, que mora em Busan. Após vários conflitos com o pai, conseguiu com que ele a levasse para lá, assim saíram antes do amanhecer de casa para pegar o primeiro trem.
Eles embarcam no KTX (Korean Train eXpress) junto com o operário Shang-hwa (Ma Dong-Seok) acompanhado pela sua esposa Seong-Kyeong (Jung Yu-mi) que está grávida, um time de baseball escolar, o extremamente egoísta funcionário da empresa de trens Yon-suk (Kim Eui-sung), In-gil (Ye Soo-jung) e Jong-gil (Park Myung-sin), irmãs idosas, e um mendigo (Choi Gwi-hwa). Segundos antes da partida, uma garota ferida e desesperada entra no trem, que logo vira um zumbi, atacando a comissária de bordo e auxiliando na propagação do vírus, começando assim uma luta pela sobrevivência. Invasão Zumbi foi a grande aposta coreana no mercado mundial trazendo uma cara nova a um gênero tão conhecido, tendo estreado em maio de 2016 no festival de Cannes, em agosto já havia conseguido ser o primeiro filme do ano a ter 10 milhões de espectadores.
Gong Yoo nos entrega um pai ocupado que nunca consegue comparecer nos eventos da escola da filha, apresenta uma das maiores evoluções de personagem, preocupado com a vida da filha e tentando se salvar, aprende a ser mais altruísta e compreensivo. Shang-hwa, um homem rabugento e que faz tudo pela sua esposa grávida, ela é tudo na sua vida, mas mesmo assim ele consegue dar grandes lições sobre altruísmo ao protagonista. Kim Su-an nos entregou uma filha decepcionada com o pai, que sempre sentiu a falta dele, mas que sempre o amou e queria por perto, sempre se viu censurada pelo pai por sempre ajudar o próximo, mas isso nunca a impediu de ser quem é. Seong-Kyeong foi de fato quem mais interagiu com a menina, garantindo sua segurança e a de seu bebê também, é uma das personagens que mais demonstram força, por ser extremamente vulnerável, mas se mantendo firme para manter a garota tranquila.
Yon-suk é ambicioso e capaz de fazer tudo para sobreviver, mesquinho e beirando a mediocridade, mostra o pior lado da humanidade, podendo ser considerado o antagonista da trama. In-gil e Jong-gil tem uma ótima relação entre si. As personagens servem basicamente para alavancar o desenvolvimento emocional e pessoal dos personagens principais, mas criam um forte laço de empatia com o público, que acompanha o amor fraterno e o quão duro é estar numa situação dessas com alguém que ama, dobrando suas preocupações e sofrimento. O mesmo acontece com os jovens interpretados por Choi Woo-shi e Ahn So-he, que levam uma pitada de romance no meio do caos e que fariam de tudo para salvar um ao outro no cenário destrutivo e apocalíptico. A Química entre eles é palpável e faz o publico torcer para um final feliz para eles, mesmo que pareça algo improvável.
Caminhando por um viés bastante empolgante, Invasão Zumbi consegue deixar sua marca em quem assiste, levantando fortes questões sobre sobrevivência e altruísmo com enredo envolvente e personagens bem trabalhados, merece um grande destaque entre todos os filmes de zumbi. Ganhará um remake Hollywoodiano e uma sequência ainda sem datas definidas.
Matheus Soares
Graduado em Biológicas, antenado no mundo geek, talvez um pouco louco mas somos todos aqui!