Resenha | Dédalo e Ícaro

Nota
4

“Podemos voar, Ícaro! Podemos voar! — diz Dédalo alegremente.”

A lenda de Dédalo e Ícaro é famosa há séculos, por ser uma grande alegoria sobre a vaidade que remonta uma fábula de Creta e cruza com a lenda do Minotauro. Dédalo é um homem muito inteligente que acaba sendo exilado de Atenas para Creta junto com seu filho. Nessa versão, ele foge para a ilha após matar um homem em Atenas. E é lá que ele ganha um favor do rei e vive alegremente.

Nesta versão, Dédalo acaba construindo para o rei Minos um labirinto para aprisionar seu filho, o Minotauro, um monstro humano com feições de touro. O labirinto é construído no subsolo de seu castelo e se torna a punição dada aos homens que são condenados pelo rei. Com o tempo, o rei condena Teseu ao labirinto, e Ariadna, sua grande amiga, pede a Dédalo uma dica de como o homem pode sair vivo da pena. É nesse momento em que Dédalo se condena ao ensinar Ariadne o segredo de usar um novelo de lã.

“Com esse novelo de lã, ele poderá escapar do labirinto. Ao entrar lá, ele terá de seguir o fio para voltar à porta com segurança.”

Condenado ao labirinto, Dédalo se mostra inteligente e constrói um item que o faria sair ileso com seu filho da prisão, mas a fábula tem sua lição, ela mostra que nem todo construto é perfeito e o quanto a vaidade pode prejudicar nossas vidas. Ícaro acaba se empolgando com as asas, cedendo a luxuria de seu voo e ignorando os conselhos do seu pai, o que acaba por resultar num trágico fim para o jovem irresponsável e em um triste destino para o pai zeloso.

Trazido pelas mãos da FTD, a lenda recontada por Hannah Fish e traduzida por Fabio Bonillo, chega com uma carga didática ainda maior, não bastasse a moral que vemos comumente por trás da lenda. A obra se inicia com uma pequena atividade sobre o conhecimento básico da lenda e, após o relato em si, traz algumas questões abertas que ajudam a fixar o conto na mente e a refletir sobre o mesmo, fazendo o leitor ir mais a fundo na obra. Tudo isso é arrematado pelas belas ilustrações de Roberto Moreira, que deixa a capa com uma feição mais agradável e atrativa.

“Dédalo e Ícaro vivem felizes na ilha de Creta, e não pensam mais em sua vida em Atenas.”

 

Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: Dédalo e Ícaro

Autor: Hannah Fish

Editora: FTD

Skoob

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *