Resenha | As Crônicas de Oliver

Nota
3

“… Qualquer desequilíbrio, por menor que seja, é sentido de alguma forma. Mas, pra perceber isso, é preciso estar em harmonia tanto com o local quanto consigo mesmo.”

Oliver é um típico adolescente da nova geração. Nerd, urbano, que adora estar conectado e tudo que as novas tecnologias podem lhe proporcionar. Mas ele vê sua vida mudar completamente quando recebe a triste notícia da morte do seu avô, no interior do Maranhão. Um lugar distante, que ele não visitava desde a infância e sem cobertura de internet. Mas o mais estranho é que todos parecem esperar por ele, principalmente depois do desaparecimento do seu pai.

Sua mãe parece nervosa com a aproximação e estranhos acontecimentos começam a perturbar o garoto. Enquanto busca resgatar seu passado e entender de vez o segredo de sua família, Oliver se vê arrastado por enigmas no coração da Floresta Amazônica, grandes empresas que querem comprar o legado do seu avô e acabar com as aventuras que ele jamais imaginou ter um dia. Com a ajuda de Bel, ele está disposto a entender mais sobre o lugar misterioso e, consequentemente, sobre si mesmo.

Repleto de mistérios, teorias da conspiração e uma ambientação tipicamente brasileira, As Crônicas de Oliver: O segredo da pirâmide de El Dorado da um pontapé inicial para a saga curiosa de Bruno Di Oliveira, conhecido nacionalmente pelo seu canal no YouTube, que mostra bem o espírito da sua obra. Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha a mente adolescente que permanece conectada 24 horas por dia e parece deixar de enxergar as coisas que realmente importam e a grandiosidade do nosso país.

Oliver se mostra muitas vezes irritante e egoísta, pouco ligando para as consequências do seus atos e, como consequência disso, acaba afetando as outras pessoas. Mas vemos um bom crescimento do personagem e a sutil mudança quando ele percebe a importância que tem perante suas escolhas. Bel, por outro lado, é um deleite aos olhos. Repleta de vida e sempre disposta a ajudar, a curiosa menina ganha o leitor logo na sua primeira aparição, criando um forte vínculo com o público e despertando nossa empatia e torcida. É um grande achado na trama.

O enredo em si soa um pouco confuso. Passamos boa parte do livro sem saber o que está acontecendo e o por que está acontecendo. E mesmo na hora das respostas, parecem tão poucas e rasas que nos deixam mais confusos que satisfeito. Porém, desperta bem nossa curiosidade para os novos capítulos da saga e como isso afetará a cada um.

O livro faz parte do selo Outro Planeta, que tem nos presenteado com obras fascinantes. A capa é magnífica e instiga bem o leitor. A arte interna nas páginas é sublime, cheio de símbolos astecas que encantam o leitor, além de uma ótima diagramação que ajuda ainda mais na leitura.

Repleto de curiosidades e segredos, As Crônicas de Oliver: O segredo da pirâmide de El Dourado soa confuso, mas cumpre bem o seu papel de despertar nossa curiosidade sobre uma saga tão brasileira, nos fazendo refletir nossas escolhas e como isso tudo afeta o mundo ao nosso redor, além de nós instigar a desplugar um pouco mais e apreciar a magnitude do que está ao nosso lado todo santo dia.

“- Mas apesar de tudo, da distância, inclusive de seus avós, ele sempre soube que tinha um objetivo a cumprir, uma coisa muito especial a proteger. E, por isso, ele era obstinado. Por isso, lembre-se que, mesmo que as coisas sejam difíceis, essa obstinação está no seu sangue. Não importa o que aconteça.”

 


HOST LENDO O BRASIL
Maranhão
Ficha Técnica
 

Livro Único

Nome: As Crônicas de Oliver

Autor: Bruno Di Oliveira

Editora: Outro Planeta

Skoob

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *