Nota
Intitulado de Conto de Inverno, neste episódio especial de Natal vamos ver a estranha comemoração dos Spellmans. A Sabrina (Kiernan Shipka) decide aproveitar que o Solstício de Inverno se aproxima, e, consequentemente, o véu entre o mundo dos humanos e dos espíritos está bem mais fino do que normal, para conversar com sua mãe e pede ajuda das Irmãs Estranhas para isso. Como se não pudesse piorar, a Susie (Lachlan Watson) é sequestrada por um demônio que pretende transformá-la em um boneco de cera.
Mais uma vez, e já comentamos sobre isso na review completa da série, o tendão de Aquiles de O mundo sombrio de Sabrina volta a aparecer. Isso porque, assim como na temporada completa, o episódio tem tanta informação, que fica impossível abordar tudo de forma satisfatória em pouco tempo. E, no fim, nos entrega um episódio apressado. Inclusive, alguns personagens não têm um desfecho decente e são desprezados durante os 55 minutos da produção. O Harvey (Ross Lynch) é um exemplo disso. Assim como a Susie e a Rosalind (Jaz Sinclair). O plot da Susie, que tornou-se um personagem natalino para ajudar o segundo vilão do episódio, foi finalizado em poucos minutos. E a Ros, que foi em busca dos Spellmans para ajudar a amiga, simplesmente sumiu. E, mais uma vez, o romance sem química da Sabrina e do Harvey dá as caras. E não vamos nem mencionar a busca da Sabrina pela mãe. Na primeira temporada, isso foi deixado em aberto. Agora, teve um fim apressado e insatisfatório.
Este episódio não desenvolve substancialmente nada que nos dê alguma pista sobre o futuro da série. Algo que deixaram bem óbvio foi: não teremos a bebê Letícia na próxima temporada – afinal, imagina o quão complicado seria ter um recém-nascido nas gravações. E precisamos falar a verdade: a péssima justificativa para entregar o bebê, visto que a própria Zelda cuidou da Sabrina com todos aqueles perigos – mas, ok, vamos tentar entender.
Mesmo com um episódio tão apressado, o plot principal e os costumes da família Spellman foi o acerto do episódio. Afinal, quem não ficou curioso com a cultura do mundo bruxo abordado na primeira parte da produção? Apesar de tudo o que foi dito, a história manteve o equilíbrio perfeito entre desenvolver os costumes natalinos dos bruxos com a pegada sobrenatural da primeira temporada e conseguiu entregar um “bom” episódio de Natal, aliás foi uma ótima forma de iniciar esse costume de episódios especiais de séries originais do serviço de streaming. Além do mais, cumpre com o seu objetivo: entreter e matar a saudade da Sabrina.
https://www.youtube.com/watch?v=HBQ4S-9CcmE
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.