Nota
O Dr. Eric Sweetscent está em apuros. Seu planeta está enredado em uma guerra intergaláctica; sua esposa é letalmente viciada em uma poderosa droga com efeitos colaterais estranhos; e seu novo paciente não é apenas o homem mais importante da Terra, como talvez o mais doente.
Em meio a uma crise interplanetária, onde nada é exatamente o que parece, Eric se torna o médico pessoal do secretário-geral Gino Molinari, que transformou suas misteriosas doenças em um instrumento político ― e Eric já não sabe se seu trabalho é curá-lo ou apenas mantê-lo vivo. Navegando entre o impossível e o inevitável, Philip K. Dick nos apresenta um futuro onde a realidade é uma superfície terrivelmente tênue, multifacetada, e faz com que o leitor repense tudo o que sabe sobre o tempo.
Muitos já viram Blade Runner ou até Minority Report, ambos são adaptações do grande escritor Philip K. Dick. Em todos, vemos uma trama envolta em ficção científica que causa reflexão em relação a algo, mesmo que pareça que a pessoa já sabe relativamente tudo sobre aquele acontecimento ou coisa. Vemos isso nesse livro, onde pensamos já saber o suficiente sobre viagem no tempo.
Tratando de um Hard Sci-fi intenso, com termos e escrita um tanto diferente do usual, as obras de Philip são algo que alguns podem não gostar por ser um tanto pesada em significados ou no decorrer do livro, é comum que no fim você fique se perguntando se realmente entendeu o que foi passado, aconteceu comigo também. Então nem se preocupe ou se sinta culpado.
Este livro começa expondo o mundo e a visão do personagem, nada fora do comum, só uma narrativa simples; mas, com o virar das paginas, é notável que as coisas vão se intensificando rápido demais e o leitor não tem ideia do que esta acontecendo no trajeto, é como se a história fosse carro em alta velocidade que aparece do nada.
Contendo alguns simbolismos e coisas presas nas entrelinhas ou até mesmo na compreensão de seu texto, como se Philip estivesse brincando com nossas cabeças ao expor sua história, ele espera que o leitor preste bastante atenção e perceba as mensagens passadas. Nesse livro, entretanto, o autor deixou os temas políticos com menos importância, com um ar mais sutil, não como o foco único e principal como vemos em O Homem do Castelo Alto.
O livro não aborda somente a viagem no tempo e gostaria de falar que o modo como se viaja é bem interessante. Devo dizer que nunca pensei em algo deste tipo, nem sequer vi. A execução das ideias do escritor são bem feitas, levando o que ele pensou a um nível novo. Não podemos esquecer também das drogas que são abordadas pelo seu lado belo e também pela sua destruição, abordado de maneira forte e com um certo destaque na trama, além do drama existencial vivida não somente pelo Doutor Eric Sweetscent, que por muitas vezes se vê preso em seus próprios dilemas, o que faz com que perca um pouco de noção do que está desenrolando ao seu redor por pensar tanto em seus problemas pessoais.
É um livro para ser lido mais de uma vez e com calma e dedicação, tudo para se entender com plenitude o que Philip quis passar para seus leitores ao redor do mundo. E não pense que esse nome é estranho ou até mesmo sem pé nem cabeça, aliás podemos tirar um questionamento daí: é melhor esperar pelo retorno de um tempo passado ou se esforçar para ter um presente ou até mesmo um futuro melhor?
Bem no meio disso tudo, temos essa capa linda, cheia de cores com uma nave no meio. A edição em capa dura deixa tudo mais belo. Em relação às páginas e fonte, são perfeitas para leitura, sem causar cansaço ou desconforto.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Espere Agora Pelo Ano Passado Autor: Philip K. Dick Editora: Suma de Letras |
Skoob |
Lilith
Me chamo Lilith(RealOficial), sou do signo de Touro, escrevo a muito tempo, seja fanfic ou resenha, e amo muito todo esse universo. Assisto de tudo que me der na telha, faço cosplay e tenho um brechó. Ah, e uma paixão por Neil Gaiman, Moda, Entrevista com Vampiro e algumas coisas mais.