Crítica | Como se Tornar o Pior Aluno da Escola

Nota
3

Bernado (Bruno Munhoz) e Pedro (Daniel Pimentel) são estudantes da Escola Albert Einstein e precisam conviver diariamente com as clássicas tarefas de cumprir as obrigações escolares, tirar boas notas, ter bom comportamento e cumprir as regras da escola, e além de tudo isso, eles precisam aguentar as abusivas regras do diretor Ademar (Carlos Villagrán). 

Mas tudo muda quando Pedro acaba encontrando um diário de como provocar o caos na escola sem ser pego, o que leva os dois até o Pior Aluno (Danilo Gentili), que irá os guiar a aprovação ilícita e garantida.

O filme chega com a proposta de ser uma comedia sem pretensões e sem limites, cheia de humor negro e escrachado, cheia de “ilegalidades” e com nenhum respeito ao que chamamos de cinema de verdade. O filme logo se revela ruim, preguiçoso e fraco, mas essa é a proposta do mesmo.

Para brindar essa proposta temos a incrível cena da quebra da quarta parede, onde vemos Gentili e Villagrán tirando chacota com a cara do público por estar vendo um filme de trama tão duvidosa. Claro que um filme com a presença do ilustre Carlos Villagrán não podia deixar de trazer inúmeras referencias ao personagem mais famoso (se não único) do ator, com direito a alusões ao Quico e citações dos bordões do mesmo.

O longa, que é dirigido por Fabrício Bittar, tem inspiração no livro de nome homônimo escrito por Danilo Gentili, que teve carta branca nas decisões ao produzir, roteirizar e protagonizar o filme, e traz no elenco, além do autor e do trio já citado, Joana Fomm como Professora Chata de Matemática, Moacyr Franco como o Zelador Olavo, Fábio Porchat como o Pedofilo Cristiano e Raul Gazolla como Professor de Educação Física.

A atuação de Gentili deve ter sido uma das mais fáceis, já que o comediante viveu ele mesmo, já Daniel Pimentel não consegue se destacar, mesmo sendo o ator com mais tempo de filme. Ele foi encontrado por Danilo através do instagram, assim como Bruno Munhoz, que vive o nerd gordo da sala, que apesar de não precisar, segue seu melhor amigo para se tornar o pior aluno da escola e dar um pouco de adrenalina para seu ultimo ano do ensino fundamental.

O papel de Fabio Porchat é incrivelmente polemico, rápido e significativo, e com certeza deve ter sido um dos mais difíceis de ser aceito pelo seu interprete, além disso outros youtubers tem aparições rápidas no longa. Com bastante críticas ao politicamente correto, Como se Tornar o Pior Aluno da Escola repete a repercussão que teve o livro (que chegou a ser denunciado ao ministério público por conter conteúdo maléfico aos jovens) e brinca com o perigo sem se levar a sério, e como se não bastasse um filme, o longa acaba com o anuncio de uma sequencia, Como Se Tornar o Pior Aluno da Faculdade, que já está com seu roteiro em desenvolvimento.

 

 

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *