Hoje é o dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, e claro que não poderíamos deixar de ter uma postagem especial mostrando essa lista cheia de representatividade. O Brasil é o país que mais mata travestis e transsexuais no mundo inteiro. E, para piorar, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) percebeu-se que o número de vítimas da violência transfóbica no ano passado foi o maior no país nos últimos dez anos. Então, não poderíamos deixar de celebrar este dia de alguma forma. Por isso, trazemos essa lista com 5 Personagens que Trazem essa Visibilidade ao Telespectador, que mostram a realidade e como é viver à margem da sociedade; afinal, é assim que a vida real funciona.
1 – Sophia Burset (Orange is the New Black)
Logo de cara, é impossível não lembrar da Sophia Burset, que é interpretada pela transsexual Laverne Cox. Na série, conhecemos a personagem já na transição, mas temos flashbacks mostrando-nos o motivo de ela parar na penitenciaria. Antes da transição, Sophia era uma bombeira chamada Marcus e casada com Crystal, com quem teve um filho chamado de Michael. Para pagar por suas operações de redesignação de sexo, ela roubou cartões de crédito, estimulando-os a financiar suas cirurgias. Durante todo o processo, sua esposa ficou do seu lado, mas Michael teve dificuldade em aceitar que seu pai biológico era transexual, por isso decidiu se voltar contra ela informando a polícia sobre seu crime.
2 – Nomi Marks (Sense8)
Nomi Marks, nascida como Michael Marks, interpretada por Jamie Clayton, é uma das protagonistas de Sense8. Ela é uma blogueira política e “hacktivista” que vive em São Francisco com sua namorada, a Amanita. Como é comum, a personagem cresceu em uma família que não a aceita, por isso Nomi é uma orgulhosa transsexual lésbica, que não baixou a cabeça diante das adversidades de ser uma pessoa num corpo diferente. Na série, conhecemos a infância complicada da personagem, que sofreu com a disforia de gênero quando criança e a intolerância das pessoas que a cercavam.
3 – Unique Adams (Glee)
Unique Adams é uma das personagens principais de Glee e a primeira transsexual da série. A personagem é apresentada no décimo sexto episódio da terceira temporada. No início, é apresentado como Wade Adams. Depois, ele diz a todos que tem um alter ego chamado Unique, que é uma mulher. Na série, vemos o preconceito sofrido após a revelação do alter ego, mas também vemos como o apoio dos amigos na luta conta o preconceito é importante para fortalecer o personagem e não deixar a coroa cair.
4 – Cole (The Fosters)
Cole é um garoto transgênero que aparece em The Fosters. Na série, vemos que ele foi expulso de casa ao se assumir para os seus pais. Apesar de se ver como menino, ele é forçado a residir em Girls United, uma escola para meninas. Lá, ele é visto e tratado como uma garota, algo que acontece bastante na vida real. Assim, você pode ver o quanto é difícil se ver diferente do gênero que lhe foi atribuído no nascimento.
5 – Maura Pfefferman (Transparent)
Maura, anteriormente conhecida como Mort, é uma professora universitária aposentada de ciência política. Na série, ela convida seus filhos, já adultos, para finalmente se abrir para sua família e falar que se identifica como mulher. A diferença em relação às outras produções é que aqui a transsexualidade foi apresentada apenas na terceira idade e, apesar de parecer estranho, é importante lembrar que nunca é tarde demais para se reconhecer e se conhecer.
De uma coisa é certa: há pouca representatividade trans nas produções atualmente. Porém, o importante é que isso aparece e precisamos lembrar, enaltecer e divulgar. Todos esses personagens têm um objetivo em comum: apresentar o quanto é difícil ser o T da sigla LGBTQI+. Porém, baixar a cabeça jamais. Nós, que fazemos o Host Geek, repudiamos todo tipo de preconceito e discriminação. Viva a diversidade!
Jadson Gomes
Universitário, revisor. E fotógrafo nas horas vagas.