Nota
O que o Cirque Du Soleil, que recriou o conceito de circo, e o Starbucks, com sua incomparável capacidade de fidelizar clientes, tem em comum? W. Chan Kim e Renée Mauborgne, representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, trazem o conceito da Estratégia do Oceano Azul, que ensina como investir em mercados inexplorados.
O livro sugere matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócio e analisa casos de grande sucesso em todo mundo, se tornando assim um livro de planejamento estratégico que ensina o diferencial e como tornar a concorrência irrelevante, criando novos produtos e/ou serviços para um público alvo ainda não explorado.
A metáfora do oceano azul remete à imensidão do oceano, algo grande e cheio de possibilidades, com poucos obstáculos. O oceano vermelho, é aquela competição sangrenta que existe entre os concorrentes já existentes, os mercados vão ficando cada vez mais fechados e acirrados, com tubarões famintos, prontos para atacar e deixando a água vermelha, por que sua competição é violenta.
A proposta dos autores é que a gente pense numa forma diferente de abordar nossos negócios, tirando o foco dos nossos concorrentes. Abrindo a possibilidade de criar novos valores e criar em si um novo mercado, capaz de gerar lucros. Os autores mostram suas teorias através de vários estudos de caso, um que me chamou atenção foi o do Cirque Du Soleil, onde eles mostram que no mercado super saturado, muito complicado e praticamente falido, foi possível criar uma empresa que explodiu o mundo e fez grande sucesso, trazendo uma proposta totalmente diferenciada, o mercado de circo tradicional tem várias complicações. Eles não só superaram essas complicações, como criaram um perfil único e inimaginável.
Com a estratégia do Oceano Azul, aprendemos que é preciso parar de mirar em coisas que já existem e devemos tentar algo diferente, essa abordagem serve para muita coisa, não só para os negócios. Uma ideia que leve mais de 10 minutos para ser explicada, é provavelmente uma ideia complicada demais para ser boa.
Por se tratar de um livro de negócios, já era de se esperar uma linguagem mais difícil. Aos que não estão acostumados, talvez sintam uma certa dificuldade com a densidade das palavras. Outro ponto muito importante, é a existência de gráficos que são presentes para auxiliar o entendimento da teoria na prática. Alguns gráficos são confusos e por estarem em preto e branco, acaba exigindo um pouco mais de atenção para compreensão. Nos outros pontos como, tipografia e construção das páginas, funcionam muito bem.
É necessário ampliar os horizontes e ver o panorama geral, ir além da demanda existente. Avaliar e traçar uma estratégia que mude a direção da empresa, alinhando todos como uma grande engrenagem de um relógio, a equipe precisa entender seu papel e sua importância para o resultado final. Evolua, busque, transforme e esteja preparado para percorrer o Oceano Azul.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: A Estratégia do Oceano Azul Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne Editora: Sextante |
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