Review | Os Feiticeiros de Waverly Place [Season 4]

Nota
5

Após escapar do governo americano, Alex (Selena Gomez) decide revelar o segredo dos feiticeiros ao mundo, visando salvar os companheiros que se encontram detidos na base secreta americana. Porém, ela é impedida de cometer o maior erro da sua vida ao perceber que tudo aquilo não passou de um teste elaborado pelo Professor Migalhoviski, para definir se os Russo eram ou não feiticeiros competentes para manter seus poderes.

Devido a violação cometida por Alex e Justin (David Henrie), ambos são convocados a serem julgados pela corte mágica, onde são rebaixados ao nível 1 na competição pelos poderes mágicos, deixando Max (Jake T. Austin) na liderança. Visando recuperar sua posição, Justin assume uma turma de delinquentes, tentando reintegra-los a Fetiço Tec e assim reestruturar seu status com o conselho mágico, enquanto Alex simplesmente desiste da competição para poder viver seu amor com Mason (Gregg Sulkin), mas acontecimentos extremos forçam a mais rebelde dos Russo a reavaliar sua decisão drástica.

Enquanto uma nova trama sombria se desenrola no mundo mágico, colocando os irmãos em um perigo descomunal, Alex, Justin e Max precisam juntar seus poderes uma ultima vez antes que todo o mundo seja destruído. Colocando suas vontades de lado e enfrentando um inimigo malicioso, os irmãos Russo percebem que são mais fortes juntos, mas enquanto encaram o maior desafio de suas vidas, fica cada vez mais claro que apenas um deles será o feiticeiro da família, tomando assim os poderes dos seus irmãos. Mas seria isso capaz de destruir os laços que tanto prezam ou a fraternidade Russo pode sobreviver a maior prova que já enfrentou?

Idealizada e produzida por Todd J. Greenwald, a quarta (e última) temporada começa cheia de reviravoltas, emoções e com uma construção sublime nos personagens que aprendemos a amar ao longo desses anos. Cada piada, referência e detalhes de trama nos levaram até aqui, e isso é mostrado na construção final dos arcos de cada personagem. Seja por um vaso quebrado constantemente ao longo dos episódios, ou velhas piadas ao quão irresponsável a magia pode ser, tudo foi pensado para estar ali.

É estranho falar de algo nesse sentido sobre um sitcom infanto-juvenil, mas Feiticeiros mostrou uma crescente mesmo enquanto não se levava a sério, cativando não só o público como cada um dos atores ali presentes. Cada desafio passado, cada duvida sobre o que são capazes e a força de cada um é colocada a prova em meio a situações divertidas e inusitadas, que somente os moradores mais carismáticos de Waverly Place podem trazer.

Alex esta cansada de se preocupar em tentar alcançar os irmãos. Ela quer aproveitar sua magia ao máximo e curtir o seu romance com Mason antes que tudo voe pelos ares. Mas é exatamente a mais egoísta da família Russo que se mostra a mais altruísta e motivada a continuar quando todos parecem desistir. Isso é mostrado com clareza no episodio “Feiticeiros vs Asteroide” ou até mesmo no grande arco de “Feiticeiros vs Anjos”, que traz uma crescente surpreendente a personagem. Embora todos apontem o dedo para Alex quando as coisas dão errado, é ela que sempre tenta motivar a todos e encontrar uma solução para o problema quando tudo parece perdido, é ela que larga tudo para proteger o que ama e não desiste do que acha certo.

Justin sempre foi o carinho da família, mas por várias vezes trocou o bem estar de todo mundo por interesse próprio. Algo que fica claro em “Tudo é a Rosie para o Justin”, que apresenta um arco maravilhoso e induz um novo lado para o mais inteligente dos Russo. Mas, embora cheio de defeitos, é inegável a garra do primogênito da família, sua dedicação à absorver o máximo das coisas e escalar de volta a seu patamar original, fazendo de tudo para ser reconhecido pelos seus méritos.

Max nunca esteve em uma posição elevada, e é divertido acompanhar o mais novo dos Russo em seu novo status. Com ideias um tanto quanto improváveis, Max procura restabelecer seu lugar e se firmar como o mais forte entre os irmãos (embora não funcione nem um pouco). Embora sua personalidade verdadeiramente brilhe quando ele é transformado acidentalmente em uma garotinha, trazendo a vida a hilária Maxine (Bailee Madson), que traz um ar mais debochado e malicioso à personagem, fazendo armações astutas que não condizem muito com sua versão masculina. Maxine é esperta e sabe aproveitar bem o seu dom, batendo de frente com a própria Alex em armações e deixando a todos no chinelo.

Harper (Jennifer Stone) se mostra mais madura nessa temporada. Visando criar uma nova vida pra si, a estilista tem metas bem traçadas para seus próximos passos. Seja alugar um apartamento afastado das figuras paternas ou aprender a dirigir, Harper sabe o que quer e vai fazer de tudo para conseguir. Isso cria um atrito com Alex, que quer levar a vida mansa e deixar as coisas acontecerem, atrito esse que é elevado ao máximo quando o segredo dos Russo ameaça o namoro da ruivinha com Zeke (Dan Benson). É gratificante acompanhar o crescimento da personagem e sua desenvoltura final.

Mason sempre teve uma boa relação com Alex, mas tudo isso é colocado a prova, diversas vezes, durante a temporada. Seja por um ciúme doentio ou por esconder quem realmente é sua namorada da família, o lobisomem monstra o seu lado mais sombrio ao não saber respeitar as decisões da sua amada e ter atitudes um tanto quanto tóxicas em relação a ela. Ele se mostra grudento, possessivo e ciumento, além de não saber receber um não como resposta.

A temporada possui ótimas participações, como a de China Anne McClain, como a agitada Tina no episodio Feiticeiros vs Anjos, ou Nick Roux como o sedutor Chase. Assim como a volta de personagens tão amados do público Dean Moriarty (Daniel Samonas) e Julieta (Bridgit Mendler), mas o que realmente chama a atenção é a serie finalmente trazer um vilão a altura (mesmo que um pouco infantilizado) que sabe utilizar as fraquezas de cada um dos protagonistas e usá-los ao seu bel prazer não uma, mas duas vezes ao longo da temporada.

A serie aposta também em nossas emoções, e o quão isso é gratificante no final das contas. É impossível não se emocionar com o arco final e ficar apreensivo quanto chega a hora da competição, como se fossemos nós a batalhar contra nossos irmãos e não personagens fictícios. Sofremos com eles, sorrimos com eles e crescemos com eles a ponto de nos tornarmos Russo de corpo e alma.

Repleta de plot twists e cheia de encantamentos, Os Feiticeiros de Waverly Place se preparam para um adeus emocionante e significativo. Trazendo um misto de sentimentos ao público, que cresceu com a série e aprendeu a amar cada um de seus personagens de uma maneira distinta e acolhedora. Não resta muito a dizer além de um grande obrigado por uma serie tão magica Disney, e, acredite, aprendemos sim a importância que você quis nos passar, e nenhum abano de varinha vai apagar o que foi construído em nossos corações.

 

Preso em um espaço temporal, e determinado a conseguir o meu diploma no curso de Publicidade decidi interagir com o grande público e conseguir o máximo de informações para minhas pesquisas recentes além, é claro, de falar das coisas que mais gosto no mundo de uma maneira despreocupada e divertida. Ainda me pergunto se isso é a vida real ou apenas uma fantasia e como posso tomar meu destino nas minhas mãos antes que seja tarde demais...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *