Nota
Hanako tem apenas 13 anos, mas ela sofre de osteopatia, degeneração progressiva dos ossos, uma doença que tem origem genética e surgiu a alguns anos atrás, quando seu pai foi infectado pela explosão da bomba atômica em Hiroshima e teve alterações em suas células reprodutoras.
O livro inteiro gira em torno da adolescente, que corre, constantemente, risco de vida. Ela nasceu 27 anos após o término da Segunda Guerra Mundial e sonha em ser escritora, sendo fã de Anne Frank, que, apesar de ela ainda não saber, possui marcas da mesma guerra que ela.
O pai de Hanako é Akio, japonês naturalizado brasileiro que veio morar com os tios no Brasil, onde se tornou médico e casou-se com a brasileira Maria, com quem teve Hanako, Yoshiko e Mieko. Hanako é a mais velha das filhas e tem um nome que significa “filha da flor”, um nome extremamente simbológico já que Hanako foi filha da flor de Hiroshima (nome ‘carinhoso’ que se da à bomba atômica), e justamente pela sua relação com a flor, ou por ser descrita como pura e entusiasmante como uma rosa vermelha, que o livro ganhou esse título, Não Se Esqueçam da Rosa, não se esqueçam do que Hanako viveu, não esqueçam seu exemplo de vida, não esqueçam de viver.
Temos um livro muito lindo, que começa fofo e logo se torna angustiante, cheio de paginas cativantes e penetrantes, a historia de Hanako se funde a nosso genes assim como os efeitos atômicos da bomba se fundiram à genética dela. É impossível não ser mudado por esse livro, uma obra que fica guardada na mente e no coração de todos que a degustam, que desperta sentimentos, questionamentos, dúvidas, anseios e revolta.
A escrita de Giselda Laporta Nicolelis tem uma rara sensibilidade e beleza, ela mostra as conseqüências da destruição de uma forma singela, cativante, ela nos coloca no lugar de Hanako e de sua família, nos faz sofrer por ela e pelos seus entes. Uma maga das letras, que em 60 paginas consegue fazer um sick-lit forte, que é capaz de te marcar sem ser triste, ela brinda à alegria acima da doença, ela exalta a vida por trás da destruição, poucas paginas, mas que vão ficar na sua mente pelo resto de sua vida.
“Não estamos em guerra, nem vou ser levada para um campo nazista. Mas será que não? Não trago em mim, no meu sangue e ossos, na minha vida, a marca da guerra?”
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Não Se Esqueçam da Rosa Autor: Giselda Laporta Nicolelis Editora: Saraiva |
Skoob |
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.
Respostas de 3
nossa então teve muita morte por causa da bomba , e amei esse livro
Alguém pode responder , quem são os personagens principais e secundário do livro não se esqueçam da rosa. Muito obrigada por quem poder mim ajudar
Como faz muito tempo que li, não lembro de muitos detalhes, mas temos Hanako (a protagonista) e suas irmãs Yoshiko e Mieko, temos ainda o pai delas, Akio. Não lembro dos outros, perdão.