Nota
Capão Pecado, conta a história de Rael, da sua infância até sua vida adulta. Rael é um menino comum, que vive na periferia da zona Sul de São Paulo, mais especificamente no Capão Redondo. Se pesquisarmos sobre a região os jornais há alguns anos atrás mostraram o Capão como uma referência a violência no estado de São Paulo.
Rael é alguém diferente naquela realidade, ele entende a sua situação, e quer melhorar. Carrega consigo seus sonhos e o exemplo e ensinamentos da sua mãe, que é a sua inspiração e o que mais emociona no livro, porque ele também é consciente dos sacrifícios dela. A mãe do Rael é idêntica a milhares de mães que fazem de tudo para dar ao filho condições de escapar da dura realidade.
Ao se envolver em um amor proibido e paralelo a essa situação de Rael, Ferréz insere o cotidiano da bandidagem pelos “caras mais velhos” e pela figura de Burgos, assassino cruel da favela! Burgos é o protagonista de uma série de atrocidades que acontecem durante a leitura e que costumam ser cada vez mais chocantes. Outro aspecto importante do livro é o constante embate com o sistema e com os mais ricos. Mostrando que a favela carrega um rancor das classes altas por todo preconceito que sofrem.
A história é crua, a realidade é cruel. Apesar disso, vemos em alguns momentos o autor querendo passar “lições de moral” em meio a estrutura que deixa claro sua intenção com a obra, abrir os olhos pra uma realidade marginalizada e que precisa de ajuda.
Muito mais do que literatura marginal, o livro é de literatura, sem rótulos, pois retrata situações humanas às quais todos estamos sujeitos. O livro é sobre a realidade que é mascarada, a realidade brasileira.
Ficha Técnica |
Livro Único Nome: Capão Pecado Autor: Ferréz Editora: Planeta |
Skoob |
Andriele Santana
Nasci em 2001, pernambucana de muitos sonhos e amores que faz dos livros o portal para o conto de fadas que deseja viver.