Análise | Dave the Diver

Nota
5

Dave the Diver é um jogo solo de RPG e aventura casual, lançado pela MINTROCKET em 28 de junho de 2023 na Steam, e posteriormente em outras plataformas. O jogo foi muito bem recebido pelo público chegando a vender 5 milhões de cópias até novembro de 2024, e sua repercussão motivou a desenvolvedora a seguir atualizando e adicionando conteúdos adicionais incluindo colaborações famosas.

ENREDO – ERA PRA EU ESTAR DE FOLGA…

Dentro do jogo, você acompanhará a história pela visão de Dave, um mergulhador que, por livre espontânea pressão, abandona suas férias para ajudar seu amigo Cobra, junto com o Bancho, a administrar um restaurante de sushi. Tudo que o Dave precisa fazer é mergulhar no misterioso poço azul durante o dia para capturar peixes, coletar recursos e utilizar como ingredientes para ganhar dinheiro e expandir o restaurante. Durante os mergulhos o Dave desvenda e descobre mistérios e segredos das profundezas do oceano, e novas mecânicas e sistemas no jogo que você nem imagina.

GRÁFICOS – PIXELS EM 3D?

O jogo inova com uma estética misturando pixel art 2D e elementos 3D, trazendo uma experiência visual rica e imersiva. Os personagens são representados em pixel art muito detalhados, enquanto os cenários subaquáticos e algumas criaturas marinhas são renderizados em 3D. Os desenvolvedores tiveram a ideia de que para transmitir a vastidão e profundidade oceânica, a mesclagem de gráficos era a ideia mais eficiente. O jogo que inicialmente seria apenas em 2D, foi alterado para incluir cenários e criaturas marinhas com ideias mais realistas, chegando ao resultado desejado.

AMBIENTAÇÃO – UÉ? AQUI NÃO TINHA UM ARRECIFE?

O Poço Azul é um lugar misterioso, quase mágico, que ambienta a maior parte do jogo. Em cada mergulho do Dave, o poço misteriosamente se transforma de forma aleatória mudando todo seu layout, criaturas e itens escondidos; instigando cada vez mais a curiosidade do jogador. A noite há uma mudança brusca de cenário e gameplay, é a hora em que o Dave vai gerenciar a preparação e venda de pratos no Bancho Sushi Bar, que apesar de parecer uma mudança radical, o cenário na beira do mar, e todos os elementos e arte fazem parecer com que os cenários se complementam, trazendo uma riqueza ainda maior para o jogo.

SOM – E QUEM DISSE QUE NÃO DÁ PRA OUVIR DEBAIXO D’ÁGUA.

Os sons do game são cuidadosamente pensados para se adequarem às variadas situações do jogo, funcionando quase como uma paisagem sonora. A trilha sonora faz a gente imergir e relaxar como se de fato estivéssemos mergulhando, assim como também nos faz sentir a animação e correria de um restaurante a noite. Os sons do jogo também funcionam muito bem, indicadores de situações de perigo. Efeitos comuns como na pesca e coleta de recurso que são geralmente repetitivos, não passam aquela sensação de barulho irritante, e sim sons equilibrados e coesos diante das diversas situações.

JOGABILIDADE – O CLT NÃO TEM PAZ.

As duas gameplays são bastante intuitivas, o jogador começa com controles simples e objetivos, e ao decorrer da história desbloqueia novas mecânicas de maneira fluida. Na exploração o jogador sente liberdade para explorar o mapa, contudo deve se manter atento no nível do oxigênio, no peso da carga, e claro, nos perigos do oceano. Além disso, à medida que o jogador faz upgrades nos seus equipamentos, ele libera novas áreas e novos capítulos da história. Já na gameplay de gerenciamento, o player tem uma gameplay mais automatizada e ágil, ele deve escolher os pratos, servir os clientes, e limpar tudo com agilidade. Contudo, o jogador deve prestar atenção na quantidade de ingredientes, enquanto ainda serve bebidas e repõe o wasabi no jogo.

EXTRAS – UM POKÉMON SELVAGEM APARECEU! AH NÃO, PERA…

Dave the Diver possui várias referências e easter eggs relacionados a cultura pop espalhados pelo jogo, fazendo com que os jogadores criem uma conexão especial. Também há colaborações adicionadas como DLCs, o jogo DREDGE adiciona áreas e mecânicas novas no game, além das anomalias do jogo. Além das anomalias, a G-Force pode pedir sua ajuda para monitorar o Kaiju mais famoso do mundo, Godzilla, e esse encontro vai render uma boa aventura. Contudo essa DLC só ficou disponível até 23 de novembro de 2024. Porém, no dia 10 de abril de 2025 foi lançada a DLC, Ichiban ‘s Holiday, que é uma colaboração especial com a série Like a Dragon, trazendo o protagonista Ichiban Kasuga ao universo do jogo. Ela ficará disponível até 9 de outubro de 2025.

CONCLUSÃO – NÃO VEJO O TEMPO PASSAR NO FUNDO DO MAR.

O jogo é tão imersivo que leva a pesquisar sobre vários peixes encontrados, para saber se realmente existem. Além da gameplay ser muito estilo cozy game, há vários momentos de ação, e outros recursos inimagináveis no jogo que te prendem de uma forma imperceptível de tão orgânica que é, fora a história que passa por caminhos e plots que você não espera mesmo! A trilha sonora, o ambiente, os elementos gráficos, fazem esquecer todo o estresse diário e relaxar com os mergulhos no poço azul. Dave the Diver entrega tanto conteúdo que você pode pensar que é muita coisa, mas cada elemento, junto com uma história bem produzida, se completa trazendo um equilíbrio absurdo, e o que era pra ser uma gameplay repetitiva de mergulho e gerenciamento, acaba se tornando algo prazeroso e viciante.

Streamer e Criador de conteúdo nas horas vagas, ama gatos, sorvete e escuta todo tipo de musica... Ou quase. Estudante de Bacharelado em Gastronomia e aspirante a Mago, não só dos games, mas também da cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *