Nota
Desenvolvido pela norueguesa Funcom para o Mega Drive e publicado pela Sunsoft em 1994, Daze Before Christmas é um jogo de plataforma com modo single-player e multiplayer, cujo mote principal é colocar o jogador na pele do Papai Noel em sua jornada pelo mundo no decorrer do mês de dezembro. Lançado originalmente na Austrália, o jogo acabou ganhando, posteriormente, uma versão para Super Nintendo na Europa e Austrália, chegando a ter planos de lançamento na América do Norte, que foram cancelados.
ENREDO – VIAJE COM O PAPAI NOEL
Faltando poucos dias para o Natal, a casa do Papai Noel foi atacada. O Boneco de Neve do Mal espantou todos os Elfos e o Timekeeper roubou todos os planos do bom velhinho, agora ele precisa usar seus poderes mágicos para enfrentar ratos gigantes, brinquedos malignos e bonecos de neve vivos, transformando-os em presentes, libertando os Elfos sequestrados e derrotando todos os malignos agentes que tentaram destruir o Natal. Mas o Papai Noel não está sozinho nessa jornada, junto com ele está o Anti-Claus, sua versão maligna que desperta por tempo determinado e torna o bom velhinho um ser violento e invencivel.
GRÁFICOS – CHARMOSO E COLORIDO
Os gráficos de Daze Before Christmas se entregam completamente à temática natalina, apostando pesado em bastante vermelho, verde e branco para evocar o caloroso espirito natalino, além disso ele aposta em paisagens que remetem diretamente ao natal, com elementos e inimigos que nunca deixam o jogador esquecer que está vivendo o natal a cada dia (principalmente por que cada nível é um dia na jornada de Claus, indo do dia 1 de Dezembro até o dia 24). Outro acerto é que o jogo aposta em um visual caricatural e alegre, o que ajudou muito o jogo a ser bem recebido por seu público-alvo na época, infelizmente essa escolha não funcionaria tão bem hoje em dia, o que dificulta os jogadores, frente as referências atuais, revisitarem o jogo e se entregar à nostalgia, algo que ainda é possivel com os títulos mais antigos das franquias Sonic the Hedgehog ou Super Mario World.
AMBIENTAÇÃO – ENTÃO, É NATAL!
Com já foi dito, a ambientação do jogo é inteiramente dedicada ao Natal, nos entregando paisagens nevadas, fábricas de brinquedos e chaminés aconchegantes, o que ajuda e muito a criar uma atmosfera mais lúdica e única. Apesar das limitações da época, o jogo consegue ser bem sucedido ao construir 24 paisagens diferentes, apesar disso alguns deles são praticamente estáticos, sem vida, genericos e acabam perdendo a oportunidade de trabalhar mudanças climáticas (como nevar) que ajudariam a imergir ainda mais na jogabilidade.
SOM – JINGLE BELLS
A trilha sonora é uma peça fundamental quando consideramos que Daze Before Christmas é um jogo temático de Natal, e é por isso que trazer para o jogo instrumentais que são claramente inspirados em músicas clássicas de Natal é uma ótima escolha, trazendo ligeiras diferenças na trilha de cada nível, reforçando o uso de sinos, flautas e acordes, o problema é que essa composição não se adequa perfeitamente aos consoles onde o jogo foi lançado, perdendo muito da proposta, o que só piora quando consideramos que, apesar de ser bem imersiva no clima natalino, a trilha não se torna memóravel, principalmente por todas as músicas soarem como ‘algo que já foi ouvido em algum lugar’.
JOGABILIDADE – SIMPLICIDADE… ATÉ DEMAIS
Os comandos são bem fáceis de aprender e bastante intuitivos, principalmente pois a base do jogo é saltar e lançar magia, o que faz com que a jogabilidade se torne bastante acessível para jogadores casuais e crianças. Complementando a jogabilidade, temos um power-up que faz Papai Noel disparar chamas, chapéus que representam o aumento e diminuição do ‘HP’, e a fatídica xícara de chá, que transforma Papai Noel no Anti-Claus, deixando o personagem invencivel mas tirando dele a capacidade de disparar magia e coletar presentes. Tudo muito simples, e é aqui que surge o problema: a estrutura dos níveis é simples e rápida, a jogabilidade é bastante básica e diversidade do jogo é quase nula, o que faz com que, após uns níveis, tudo pareça facil demais e comece a perder a graça.
EXTRAS – JUNTE TODOS OS PRESENTES
A gameplay completa de Daze Before Christmas é bastante limitada, e não existe exatamente uma atividade extra que possa ser feita no jogo, mas para aqueles que querem realmente se dedicar ao 100% do jogo, é preciso lembrar que não é obrigatório coletar todos os presentes para passar de nível, o que permite que a grande atividade extra do jogo seja justamente coletar todos os presentes dos níveis. Para complementar essa jornada ‘extra’, algumas fases têm áreas escondidas onde estão escondidos mais presentes ou itens, sendo assim, conseguir a pontuação máxima de cada nível acaba por ser tornar o extra do jogo.
CONCLUSÃO – VALEU, NATALINA?
Daze Before Christmas, em primeira instancia, é super competente em entregar exatamente o que promete, um jogo natalino, mas o problema é quando começamos a ter um olhar técnico do produto. Os gráficos charmosos e coloridos se mostram pouco criativos em certos pontos, já a ambientação, apesar de divertida e festiva, não traz a profundidade, reatividade e destaque que um jogo realmente merece. A trilha sonora pode até surgir como um complemento agradável à jogatina, mas está longe de se destacar ou ser memorável, e a jogabilidade pode ser até divertida para sessões curtas de jogatina, mas vai perdendo a graça a medida que se avança pelas 24 fases. No final ele é somente uma curiosidade sazonal, que só se tornou referência pela forma como o tema natalino raramente é explorada em jogos.
Icaro Augusto
Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.