Análise | Forgotten Hill: Mementoes

Nota
4

Lançado em 6 de Março de 2018, pela FM StudioMementoes é mais um jogo curto de terror indie em Point&Click da série Forgotten Hill, repleto de quebra-cabeças e enigmas que vão te levando através das memórias perdidas dos personagens envolvidos, mais especificamente, a história das quatro crianças.

ENREDO – AS CRIANÇAS ASSUSTADORAS

A trama inteira se desenrola em volta de quatro crianças bem assustadoras, conhecemos primeiramente os desastres sobrenaturais e os pesadelos que envolveram o passado dessas crianças, cujos pais parecem fazer parte de alguma seita obscura, e logo depois nos joga no presente, quando precisamos unir essas crianças e ajuda-las a cumprir uma missão que é ainda mais assustadora do que a própria história que as transformou no que são.

GRÁFICOS – TONS DE SÉPIA E VELHICE

Arrematando todos elementos que conspiram para o clima de horror, o jogo traz uma visual bem envelhecido, com tons de sépia e que garantem que possamos imergir no clima assustador de Forgotten Hill. Com o decorrer do jogo, com as mortes acontecendo e os elementos ritualísticos surgindo, o jogo vai culminando seu clima medonho, nos preparando para cada susto e para cada novo capitulo da misteriosa trama de Mementoes. O jogo é simples e rápido mas, acima de tudo, não podemos negar que sua trama repulsiva nos envolve, principalmente com suas semelhanças e ao despertar nossa curiosidade, nos fazendo querer saber o que há por trás de todo essa esmerada construção.

AMBIENTAÇÃO – UMA PAISAGEM POSTERIZADA

A paisagem onde tudo se desenrola é uma vizinhança com um ar gótico vintage, com belas mansões onde se escondem terríveis segredos. Cada comodo de cada casa possui um ar de medo enclausurado em seus traços, preparando o clima do jogo e nos deixando prontos para as descobertas assustadoras de cada história e nos preparando para momentos de susto que possam surgir no decorrer da jogatina. Os planos internos dão uma ar de abandono, com tons escuros, sombras e deformações, que mesmo em casas extremamente bem conservadas ajudam a dar uma ar de velhice. Já os planos externos é que encantam, ou assustam, com suas paisagens obscuras , casas posterizadas e ladeados por florestas

SOM – RUÍDOS ARREPIANTES

Com uma trilha instrumental bem explicita e ruídos de passos e rastejo ecoando pelo cenário, o jogo se deixa pronto para nos engolir em sua atmosfera, nos deixando cheios de tensão e a pontos de nos assustar, principalmente quando os sustos surgem por meio de jumpscares visuais e sonoros,  com grunhidos, rugidos e rosnados que surgem nos momentos que deveremos nos assustar e acontecem sempre após alguns segundos de baixarmos a guarda, de nos deixarmos levar pela trilha e estar auto-confiantes dos ruídos.

JOGABILIDADE – UM POINT&CLICK DO MAL

Como todo Point&Click, Mementoes não traz tantas novidades na jogabilidade. Interações com a casa ao clicar, quebra-cabeças a resolver para desbloquear itens ou dicas, e uma coleta de artefatos pelo cenário para serem realocados e garantir o progresso na história, tudo isso é visto no jogo e, mesmo sendo igual a todos os outros Point&Click’s, Mementoes consegue se destacar ao criar um tom que inova e casa completamente com o progresso do jogo, se tornando essencialmente pratico e gostoso de jogar, mesmo quando o medo ou o susto parecem iminente.

EXTRAS – JOGOS DIVERTIDOS E NADA MAIS

O jogo em si não possui extras de verdade, mas só os quebra-cabeças que vamos resolvendo durante a jogatina já se tornam suficientes para nos divertirmos , tudo isso fica ainda mais interessante se considerarmos as 35 conquistas que podem ser desbloqueadas durante uma jogada, como a possibilidade de completar o jogo inteiro sem usar dicas.

CONCLUSÃO – AS MEMORIAS QUE NUNCA DEVERIAM SER LEMBRADAS

Forgotten Hill: Mementoes nos impele a coletar todos trechos da memória de Forgotten Hill, conhecendo às histórias de seus residentes mais misteriosos. Com um enredo que te faz enfrentar uma jornada sombria no passado para descobrir novos mistérios perturbadores, Mementoes viaja pelos capítulos das memórias ao mesmo tempo que se depara com os personagens grotescos e sua história convincente.

Sonhador nato desde pequeno, Designer Gráfico por formação e sempre empenhado em salvar o reino de Hyrule. Produtor de Eventos e CEO da Host Geek, vem lutando ano após ano para trazer a sua terra toda a experiência geek que ela merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *